Artigos

Artigo

NOVA ARTICULISTA: Cecília Seabra - Confiança e responsabilidade. Pandemia do novo coronavirus é gota d’água para o reconhecimento da comunicação corporativa como atividade estratégica.

05.04.2020
OCI
Identidade, imagem, reputação. A tríade que guia o trabalho dos profissionais que atuam em comunicação corporativa tem ganhando peso e corpo nas organizações nas últimas décadas, especialmente devido às demandas por transparência e à velocidade dos fluxos comunicacionais. Numa sociedade altamente midiatizada, as organizações precisam encarar suas virtudes e mazelas com a rapidez demandada pela […]
mais
Artigo

Relações Públicas e Gamification: inovação nos relacionamentos internos organizacionais. Por Anderson Benites Lovato e Marcela Guimarães e Silva.

21.03.2020
OCI
A atividade de relações públicas é estratégica ao estabelecer relacionamentos entre as organizações e seus públicos através de técnicas, instrumentos e práticas de comunicação, tendo competência para estruturar a comunicação organizacional. Leia a íntegra. – Anderson Benites Lovato é relações-públicas, especialista em Gestão de Marketing e Mestre em Comunicação e Indústria Criativa. É integrante do […]
mais
Artigo

A crise do coronavírus como oportunidade estratégica para profissionais de comunicação organizacional.

17.03.2020
Deborah Sousa
Com certeza, esta pandemia mundial com jeito de influenza mas, com capacidade de contágio mais elevada que as gripes comuns, não tem nada de positivo e está impactando negativamente a economia mundial. Mas, como qualquer situação de crise, pode ser utilizada pelos profissionais de comunicação corporativa como uma chance de demonstrarem – nas empresas – […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Neire castilho - Não basta ser bom: como entender o que os melhores publicitários dominam.

04.03.2020
OCI
ATENÇÃO: Contém spoiler! Logo que eu comecei a escrever sobre branding e comunicação publicitária, meu desejo era explicar, de forma simples, como uma marca poderia gerar negócios através de esforços de comunicação, mas não encontrava como. Para algumas pessoas, tudo isso é muito complexo, e falar de forma técnica, não causaria efeito algum. Então, quando […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Letícia Ribeiro - Nossa entrada no 'digital'.

08.02.2020
OCI
Olá! Sou Letícia Ribeiro, uma profissional apaixonada por conexões e comunicação! Atualmente muito se fala no ambiente corporativo sobre transformação digital, inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras possibilidades de comunicação. E como profissional da área entendo a necessidade dessas discussões, mas também me questiono sobre os limites dessa jornada, já que os pilares principais do […]
mais
Artigo

Os economistas - Jessé de Souza e a inspiração weberiana. Por Isabella Van der Laan.

27.10.2019
Isabella Van der Laan
Diante dos últimos fatos políticos que andam ocorrendo no Brasil, apresento as ideias de um sociólogo brasileiro que possui obras inspiradas no grande sociólogo Max Weber, e que é bastante respeitado e utilizado em diversas universidades europeias e americanas no estudo da historia econômica brasileira e da América Latina para explicar a ideologia do atraso […]
mais
Artigo

Transparência na cultura organizacional: um conceito subjetivo e vago. Por Gustavo Costa.

09.10.2019
Gustavo Costa
As empresas têm o hábito de colocarem em seus valores a transparência como algo primordial. Porém, não fica claro sobre que tipo de transparência é essa. Concordam comigo que é um valor muito subjetivo e vago? Essa transparência seria nas decisões empresariais? Nas informações financeiras? Na cultura interna? Pensando em cultura organizacional e posicionamento, a […]
mais
Artigo

Projetos de comunicação com menos 'eu acho' e mais 'eu pesquisei'.

06.10.2019
Deborah Sousa
Sempre considerei muito estranho as histórias sobre novos gestores que chegam nas empresas sugerindo mudanças, trocando equipes, impondo novas formas de trabalhar, sem antes, ao menos, consultar os interessados, o público-alvo: os trabalhadores. Pensando nisso, e também apoiada em experiências profissionais, escrevi meu artigo de MBA da Gestão da Comunicação Organizacional sobre a necessidade de […]
mais
Artigo

Os economistas - Léon Walras. Por Isabella Van der Laan.

27.09.2019
Isabella Van der Laan
No contexto politico e social atual existem frequentes discussões sobre o liberalismo, neoliberalismo, comunismo, crescimento econômico, desenvolvimento econômico, teorias clássicas e heterodoxas. Muitas vezes encontramos informações assimétricas e que não respeitam a origem de todas essas teorias. O objetivo deste artigo é apresentar teorias e uma reflexão do que elas representam na sociedade. Para iniciar […]
mais