Registro no INPI foi a senha para o lançamento oficial do 'Sistema 5R-INDEX'. Veja um breve histórico da inovação.

Em 16/10/2021, há exatos dois meses, foi oficialmente criado e publicado o registro de software para o indicador proposto por Manoel Marcondes Machado Neto para aferição da transparência organizacional. Este fato – há muito esperado – abriu caminho para o lançamento oficial da inovação – Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa e Aplicativo 5R-INDEX, a qual foi desenvolvida nos moldes de uma tese de pós-doutorado.

Telas do App (em um smartphone) e mockup do Manual.

Nas palavras de seu criador: “Todo novo indicador, para ser criado, precisa da supervisão de um estatístico. E foi exatamente isto o que eu fiz. Procurei, em 2016 (ano de abertura do Grupo de Pesquisa junto ao CNPq – ‘Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança‘), uma professora do campo da Estatística, na UFRJ, a mestra Rosangela Martins, e apresentei a ideia e os levantamentos preliminares que vinha fazendo desde 2014, junto ao O.C.I. Ela, então, prescreveu um rito científico composto de três defesas do construto teórico diante de bancas examinadoras multidisciplinares – (agradeço a Nelly de Camargo, Debora Frizzo e Angelina de Faria Pereira, pela arregimentação dos 14 professores participantes que, ao cabo das defesas, aprovaram a tese) – e de três job-cases reais de aplicação do construto teórico na prática, junto a organizações do primeiro, segundo e terceiro setores. Nesses jobs contamos com o auxílio indispensável de Luis Monteiro, Maria Inez Périco e Ronaldo J. Rotter – a quem muito agradeço. As planilhas básicas do exame foram desenvolvidas por Mario Marcondes Machado e revisadas por Thiago Esteves, a quem também muito agradeço. Tal rito foi cumprido e concluído com êxito em 2018“.

Fase Final

Um quarto job-piloto foi conduzido por Renata Ferreira em outubro e novembro de 2021. Seguiu-se o aperfeiçoamento das planilhas (então MS-Excel) e a construção do software aplicativo 5R-INDEX (prestamos, muito gratos, os créditos da programação do aplicativo ao web-designer Bruno Barros), além do preparo final do Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (Editor A, 628 páginas), concluído em 30/11/2021 e lançado em 02/12/2021 – em uma Live que contou com a presença de Daniele Dantas, Marcela Argollo e Paula Ribeiro, sob a mediação de Rosângela Villa-Real – a todas somos muitíssimo gratos. Muito agradecemos o suporte seguro e eficiente de Renato Roncato, da Mix App Soluções Interativas (parceiro trazido ao nosso convívio por Solange Vilella), à realização da Live de Lançamento. E somos muito gratos também, a Renato Möller, Luis Monteiro e Renata Ferreira, pela revisão técnica do Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa. Agradecimentos especiais são devidos aos professores Luiz Estevam Lopes Gonçalves e Nelly de Camargo – associados eméritos do Observatório da Comunicação Institucional – que acompanharam de perto todo o processo, e estão conosco desde a fundação do O.C.I., em 2013.

A seguir, o Certificado de Registro de Programa de Computador “Sistema Aplicativo para Aferição do Índice de Transparência Ativa 5R-INDEX”, emitido em 09/11/2021 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número BR512021002549-0.

Certificado – Programa de Computador – BR 512021002549-0