Apresentação
O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação – e em sua contribuição para a governança.
O O.C.I. é um espaço destinado à análise e reflexão crítica de condutas das organizações em suas relações institucionais – atitudes, comportamentos, discursos, imagem e legado.
Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria – refletida em seu portal, livros e eventos -, feita a partir de artigos, colunas, notas, pesquisas, pareceres, clipping, clipping comentado, e agenda relacionada à comunicação institucional de organizações públicas, privadas ou do Terceiro Setor.
Articulistas e colunistas têm mantidos seus conteúdos vinculados a seus nomes no Menu Principal do portal por até seis meses. Após este tempo, tais conteúdos são transferidos à porção Thesaurus.
Declaração de Propósito
O Observatório da Comunicação Institucional é um think tank dedicado à reflexão crítica em torno das causas que advoga e temas correlatos. Em seu portal, os autores – todos voluntários não remunerados – são responsáveis pelo conteúdo de textos e imagens que publicam. Quando opina, o O.C.I. o faz por meio de postagens assinadas por seus diretores. Na personalidade jurídica, a Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional é apartidária e não tem ou exerce viés político-ideológico. Seu foco é a cidadania. Para o O.C.I., todo cidadão tem o direito de receber – das instituições e de personalidades – uma comunicação clara, completa, e que não induza a erro de julgamento. No O.C.I., consideramos que uma comunicação institucional imparcial, íntegra e honesta – por parte das organizações de Estado, das empresas privadas, entidades do Terceiro Setor, e de personalidades – é um direito humano fundamental e um bem imaterial de interesse público. Instituições sólidas e funcionando queremos, podemos e devemos ter, sim, no Estado. Mas nações genuinamente desenvolvidas as requerem funcionais também no âmbito da sociedade civil. O O.C.I. quer ser uma entidade funcional para a comunidade lusófona em todo o mundo. E se vale da norma culta do idioma em vigor na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Marcondes Neto & Marcelo Ficher, cofundadores e editores.
Histórico
A ideia de um Observatório da Comunicação Institucional surgiu no âmbito das discussões teóricas e metodológicas desenvolvidas durante a gestão 2010-2013 do Conrerp1 (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas/1a. Região), regional do Sistema Conferp no estado do Rio de Janeiro.
Terminada aquela gestão, com a transmissão do mandato à chapa de situação ‘Por um Conrerp Sustentável‘ em 06/01/2013 (veja vídeo), alguns profissionais ex-conselheiros formularam a proposta de criação de uma organização associativa voltada ao segmento de profissionais e pesquisadores da Comunicação, seus interesses e causas.
Em 01/02/2013 entra ‘no ar’ – como blog – o Observatório da Comunicação Institucional, plataforma para um futuro Portal – este –, principal instrumento de visibilidade da iniciativa em sua fase pré-operacional.
Em 26/09/2013 – Dia Interamericano de Relações Públicas – entra ‘no ar’ o Portal O.C.I. Lançamento no Rio de Janeiro, na sede das Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA (veja vídeo).
Em 11/11/2013 – Emitido o registro de identidade (CNPJ) da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional. Incluída no sistema científico brasileiro capitaneado pelo CNPq.
Objetivos
Os objetivos do O.C.I. são:
- debater casos de comunicação institucional;
- disseminar o conhecimento sobre todas as especialidades da Comunicação;
- analisar criticamente as ações, atitudes e comportamento das organizações; e
- acompanhar notícias e tendências do campo.
Visão
Tornar-se referência em pesquisa, análise e propagação do conhecimento sobre comunicação institucional no Brasil e demais países da comunidade lusófona.
Missão
Promover o estudo, a reflexão e a difusão de informações acerca da comunicação institucional com o objetivo de mudar a percepção sobre relações públicas no país.
Princípios
- Amor ao conhecimento
- Profissionalismo
- Doação
Valores
- Conduta ética
- Governança coletiva antiautocracia
- Responsabilidade socioambiental
- Sustentabilidade econômica a partir da livre iniciativa
- Transparência ativa
Endosso
Caríssimos,
Nós do Conrerp / 1a. Região, que já conhecemos todos os trâmites que levaram a essa bela iniciativa, e tivemos o “gostinho” de ser o ‘mercado-teste’, damos agora as boas vindas e desejamos muito sucesso aos nossos colegas. Além de primorosos textos, a abordagem perfeita e a sintonia com a Sociedade, a missão de educar é inegavelmente um passo concreto para o aperfeiçoamento das Relações Públicas. Contem conosco para as comemorações dos 100 anos da profissão.
Parabéns!
Lala Aranha (presidente do Conrerp1). Em 01/05/2013.
Parabéns, Marcondes Neto e colegas. Com o conhecimento já disponível em apenas 3 meses, esse OCI ‘vai bombar’!
Abraços.
Cristina Alecrim (gerente de marketing e comunicação da Accenture). Em 01/05/2013.
Compartilho o lançamento do Observatório da Comunicação Institucional.
Luciene Setta (coordenadora de pós-graduação na Universidade Estácio de Sá). Em 01/05/2013.
Excelente iniciativa para a área de RP! Participem!
Andreia Athaydes (presidente do Conferp). Em 01/05/2013.
Obrigado pela informação. Vamos divulgar.
Jorge Júnior (pós-graduando em Comunicação Empresarial da UFJF). Em 01/05/2013.
Parabéns! Excelente iniciativa!
Eneida Leão (diretora da Expressiva Comunicação e Educação). Em 01/05/2013.
Que iniciativa brilhante, vou divulgar e quero participar.
Regiane Ribeiro (docente na UFPR). Em 01/05/2013.
Trabalho muito bacana. É ótimo contar com um blog que vai analisar coisas da nossa área de forma contínua. O grupo é de primeira! RP neles!
Muriel de Paula (conselheira do Conrerp1). Em 01/05/2013.
Muito boa a iniciativa! Vou recomendar a leitura do blog para meus alunos de Comunicação Integrada.
Rose de Figueiredo (jornalista e professora). Em 02/05/2013.
Parabéns e muito sucesso para todos! Com certeza terá sua importância reconhecida pelo setor.
Mary Anne Sá (diretora da Millennium Comunicação Integrada e conselheira Conrerp-1). Em 02/05/2013.
Parabéns pelo lançamento do Blog. O mercado de RP estava precisando dessa iniciativa. Desejo sucesso!
Priscila Seabra (secretária-geral Conrerp2, 2010-2012). Em 02/05/2013.
Antes de mais nada parabéns pelo interminável trabalho em prol do segmento Relações Públicas! Acabei de entrar no Blog e dar uma conferida geral. Sem dúvida, o teor informativo é de alto gabarito.
Lucila Komolibus (diretora da Mediterrânea Propaganda e Marketing Integrado). Em 02/05/2013.
Parabéns! Podem contar conosco nessa nova jornada de divulgação das atividades de Errepês.
Profa. Drica Donadon (coordenadora do Curso de Relações Públicas e da Agência Experimental de Comunicação Integrada da FCAD/CEUNSP, Salto, SP). Em 02/05/2013.
Parabéns pela iniciativa! Com certeza, vocês poderão contar com minha colaboração. Abraço.
Valéria Castro, PhD. (Escola de Comunicações e Artes e Faculdade Cásper Líbero). Em 02/05/2013.
Parabéns pela brilhante ideia. Encaminharei para minhas redes de RP e alunos. Conte comigo.
Eliasar Almeida (professor titular na Véris Metrocamp Faculdade, Campinas). Em 02/05/2013.
Parabéns pela iniciativa, que tem toda minha admiração e o meu apoio. Terei todo o prazer em contribuir no que puder. Abraços a todos os amigos envolvidos no projeto.
Luiz Alberto de Farias (professor titular da Faculdade Cásper Líbero e coordenador do Curso de Relações Públicas da ECA/USP). Em 02/05/2013.
Parabéns pela iniciativa. Vamos acompanhar de perto!
Ethel Pereira (docente na Faculdade Cásper Líbero). Em 02/05/2013.
Parabéns pela iniciativa, belíssimo projeto! Desejo muito sucesso.
Vanessa Cabral Gomes (diretora de sustentabilidade da Agência Trio, RS). Em 02/05/2013.
Como coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade América Latina, gostaria de dar as boas-vindas e parabenizar a iniciativa da criação de mais um espaço para discussões e atualizações sobre comunicação e Relações Públicas. Iniciativas como esta nos estimulam a produzir, comentar e divulgar as ações e feitos destes profissionais que tanto lutam pela boa comunicação e imagem das organizações. Contem conosco hoje e sempre!
Parabéns, bom trabalho!
Adriana Miorelli Carniel (coordenadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade América Latina – Caxias do Sul). Em 03/05/2013.
Parabéns pela iniciativa. O blog é excelente. Vou divulgar junto aos meus alunos.
Silvana Padilha Flores (docente na Universidade de Caxias do Sul). Em 03/05/2013.