Melhores Monografias e Projetos Experimentais

OCI - Melhores Monografias reúne trabalhos avaliados com conceito "A" (graus de 9,0 - nove -, a 10,0 - dez) nas instituições de ensino superior (IES) de origem e enviados para publicação no Portal OCI. O objetivo da coleção é criar a possibilidade de encontrar, em um mesmo lugar, a excelência da produção acadêmica nas graduações de Relações Públicas de todo o mundo lusófono, visando a produção de artigos, ensaios e pesquisas. Seja bem-vindo e, sempre que possível, deixe os seus comentários

Envie uma monografia

Mono/P. Experimental

Relações públicas e governança corporativa: duas práticas que beneficiam a instituição. Por Danielle Santoro Chein Chaia. UCP.

O trabalho tem como objetivo mostrar como as duas práticas; de relações públicas e de governança corporativa, podem contribuir e ajudar a organização por completo em suas bases de relacionamento, assim como na estrutura de poder pelo qual são dirigidas, abrangendo o conjunto de relações.
Autor: Danielle Santoro Chein Chaia

Orientador: Angelo Eder Amoras Collares

Instituição de Ensino Superior: Universidade Católica de Petrópolis
mais
Mono/P. Experimental

Comunicação, Identidade e Patrimônio: Estudo de caso sobre a Revista Raízes. UMESP.

Este estudo busca apontar o papel e influência exercidos por uma revista especializada, na criação e manutenção da identidade cultural e social de uma comunidade e como tal procedimento é refletido na conscientização em relação à preservação do patrimônio material e imaterial dessa cidade. O objeto de estudo escolhido foi a “Revista Raízes”, publicação semestral da Fundação PróMemória de São Caetano do Sul. Pretende-se, por meio da metodologia de história oral, captar e resgatar aspectos da historiografia não oficial, por meio dos testemunhos de moradores e analisar a relação estabelecida entre o cidadão sulsancaetanense e sua cidade, quando há presença da Revista Raízes em seu cotidiano.
Autor: Mayra Carolina Ataide de Oliveira

Orientador: Antonio de Andrade

Instituição de Ensino Superior: Universidade Metodista de São Paulo
mais
Mono/P. Experimental

A importância do profissional de relações públicas para a construção e manutenção da imagem de pessoas públicas. Rafaelle Cacilda Barbosa Padilha. FASAM.

O presente trabalho aborda a temática do profissional de Relações Públicas em sua função específica de gestor de imagem. Metodologia de caráter exploratório e técnica de pesquisa qualitativa em profundidade, com entrevista estruturada aplicada a profissionais de RP que atuam, ou atuaram, na área de assessoria a personalidades públicas. Verificou-se que os entrevistados realizam ações estratégicas que buscam contemplar os objetivos propostos em seu trabalho de gestão da imagem. É possível afirmar a relevância de se ter um profissional qualificado para atuar junto às pessoas públicas em busca da edificação de sua imagem e de sua carreira - função em que sobressai o relações-públicas.
Autor: Rafaelle Cacilda Barbosa Padilha

Orientador: Daniella Pereira de Deus

Instituição de Ensino Superior: Faculdade Sul Americana – FASAM
mais
Mono/P. Experimental

Ice Urla Sorvetes - Projeto Experimental de Relações Públicas. UNISO.

O presente TCC consiste num Projeto de Comunicação e RP desenvolvido pela 'Agência Experimental Salto Comunicação'. Tem como cliente a Ice Urla Sorvetes, uma organização inserida no setor alimentício que possui produção e venda própria de sorvetes. Além de possibilitar a apresentação efetiva da relação entre os âmbitos teórico e prático, os capítulos deste projeto apresentam as principais ferramentas e estratégias de comunicação e RP aplicadas pela agência para melhor desenvolver a comunicação organizacional do cliente. Por meio da análise das informações coletadas no decorrer do projeto e da pesquisa com o público externo, foi possível identificar a realidade da organização e ponderar as possíveis deficiências da mesma. Diante das informações, a agência desencadeou a produção da proposta geral de ações, que por sua vez, objetiva fortalecer a marca e estruturar a comunicação da Ice Urla Sorvetes, de forma a estreitar os relacionamentos e atingir seus públicos de interesse.
Autor: Carolina Dias, Daniele Aparecida de Campos, Mayara Fernandes, Paloma Soares de Camargo, Pedro Domingos Leite Neto, Silvana Ferraz Thomé, Suelen Garcia Beles

Orientador: Fábio Henrique Mascarenhas

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Sorocaba
mais
Mono/P. Experimental

São Pedro Spa Médico - Projeto Experimental de Relações Públicas. UNISO.

A 'Agência Compasso Comunicações' é composta por cinco alunas do curso de RP, com a finalidade de aplicar os fundamentos teóricos estudados ao longo do curso. O cliente escolhido foi o São Pedro Spa Médico. O objetivo: propor um planejamento estratégico de comunicação para o cliente, no qual possa ser trabalhada a comunicação interna, a mercadológica e a institucional, melhorando assim, o relacionamento com seus públicos. Com base nas informações obtidas por estudo aprofundado da organização, a Agência identificou sua situação real, qual a sua necessidade e o seu posicionamento no mercado. O desafio: desenvolver estratégias comunicacionais que não envolvessem altos custos. Foi realizada uma pesquisa com o público interno do Spa e outra com o público externo. Baseada nos resultados, análises e diagnósticos, a Compasso desenvolveu uma série ações visando melhor desenvolvimento estratégico comunicacional da empresa.
Autor: Alessa da Silva Monteiro, Bárbara Aparecida Santos Pauletti, Mayara Silva Viana, Monique Paola Bernardo de Souza, Patrícia de Lima Nascimento

Orientador: Társis de Camargo Ramos

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Sorocaba
mais
Mono/P. Experimental

A Cervejaria - Projeto Experimental de Relações Públicas. UNISO.

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar à organização/cliente (A Cervejaria) uma proposta de Relações Públicas que, através da consonância de três campanhas, auxilie no alicerce e no estimulo estável para o desenvolvimento e crescimento expressivo de sua marca dentro do mercado regional. Após um estudo profundo e com a real compreensão das principais características da empresa, foram elaboradas ações estratégicas de acordo com a realidade do estabelecimento.
Autor: Alex Sander Nunes, José Carlos Tallarico Neto, Karina Cabral Nunes, Larissa Santos Faria, Patrícia Manelli Godoy, Vanessa Barbosa Furtado Garcia, William de Oliveira Bezerra

Orientador: Fábio Henrique Mascarenhas

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Sorocaba
mais
Mono/P. Experimental

As Relações Públicas como função mediadora de relacionamentos entre transgêneros e organizações do segundo setor na cidade de São Paulo. Gilberto da Cruz Leal. FAPCOM.

Este estudo aborda as possíveis estratégias de Relações Públicas na inserção de transgêneros no mercado de trabalho formal no segundo setor na cidade de São Paulo. São apresentadas contextualizações das áreas de RP e do mercado de trabalho, permitindo análise apurada dos processos que permeiam esses dois cenários (RP e Trabalho). Com um estudo prático em uma organização com profissionais transgêneros, o trabalho expõe as estratégias comunicacionais adotadas que permitiram a inclusão. O estudo convida a reflexões sobre a importância da atuação de profissionais que contribuem com a inclusão social – por meio do trabalho – de indivíduos que estejam fora de contextos heteronormativos.
Autor: Gilberto da Cruz Leal

Orientador: Cleusa Kazue Sakamoto

Instituição de Ensino Superior: Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM
mais
Mono/P. Experimental

A ouvidoria na perspectiva das Relações Públicas: contribuições para mediação e desenvolvimento da cidadania. Kelly Cristina Broitman Pinheiro. FACHA.

Busca-se, neste trabalho, defender e fortalecer os conceitos de gestão de conflitos, mediação e cidadania na perspectiva da Comunicação, a fim de construir e estabelecer uma cultura do diálogo nos espaços organizacionais pautados pelo espírito da cultura cidadã, orientando a governança para este caminho. No estudo de modelos de Ouvidoria, conclui-se a efetiva fusão das atribuições do ouvidor com as próprias da profissão de relações-públicas. Narra-se sobre a função do ouvidor e trata-se da missão do relações-públicas, enfocando um maior engajamento da profissão nesta atividade.
Autor: Kelly Cristina Broitman Pinheiro

Orientador: Charbelly Estrella

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

A influência das mídias customizadas na decisão de compra do público consumidor: estudo comparativo entre os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Ananda Tainá Servelin. UCS.

O estudo foca a área da Comunicação, apresentando as Relações Públicas, suas definições, funções e contextos. E, também, os hábitos do consumidor on-line e as mídias customizadas como ferramenta de comunicação para alcance de resultados. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso comparativo e a análise de conteúdo, tendo por objeto os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Tais redes apontam, através das postagens, que os blogs são capazes de influenciar a decisão de compra do público consumidor. Nesse contexto, entende-se que o profissional de relações públicas pode atuar como um analista deste ambiente e elaborar melhores estratégias para o posicionamento de marcas nos blogs de moda.
Autor: Ananda Tainá Servelin

Orientador: Silvana Padilha Flores

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Fãs e construção de celebridades: caso 'Little Monsters' no aplicativo 'Place'. Caroline Bandeira. UCS.

Esta monografia busca entender a forma como se expressam e organizam os fãs na 'construção de celebridades' na internet. Foi feito um histórico do fenômeno do fã ao longo dos anos, bem como analisou-se a contribuição dos meios de comunicação e - da internet - para o processo. Como estudo de caso temos os fãs de Lady Gaga, 'Little Monsters' e a forma de expressão e organização dos mesmos, dentro de uma plataforma da internet, o aplicativo 'Place', no qual nota-se uma grande oportunidade para a atuação do profissional de relações públicas.
Autor: Caroline Bandeira

Orientador: Ivana Almeida da Silva

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Relações Públicas internacionais na era da globalização. Lisiane Polli. UCS.

Esta monografia avalia a possível atuação do profissional de Relações Públicas no mercado internacional, assessorando empresas multinacionais. Analisa habilidades e conhecimentos específicos que o profissional deve possuir para estabelecer uma relação benéfica entre empresas e seus públicos. Lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com profissionais da área de Comunicação. Concluiu-se que o relações-públicas pode assessorar as empresas em seus relacionamentos internacionais, fortalecendo seu conceito global e promovendo compreensão mútua entre entes de diferentes culturas.
Autor: Lisiane Polli

Orientador: Maurício Moraes

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Plano de relações públicas para a indústria de alimentos Granolmix. Ana R. M. Teixeira, Elivelton S. Nascimento, Gimikath R. de M. Coutinho, Priscila V. Ferreira. UFPB.

Este é um trabalho de planejamento estratégico de RP para a empresa de alimentos saudáveis GranolMix e foi dividido em quatro etapas: coleta de dados, pesquisa de campo, análise dos dados da pesquisa e programa de relações públicas. Tem como objetivo atrair novos clientes para a GranolMix, apresentando ações para fortalecer sua imagem organizacional e estabelecer um relacionamento eficaz e duradouro da empresa com seus diversos públicos. O plano foi possível a partir dos resultados obtidos no briefing e nas pesquisas realizadas junto ao público da empresa. Os problemas detectados emergiram do diagnóstico. E as ações foram desenvolvidas de acordo com a fundamentação teórica pertinente.
Autor: Ana Renata Marques Teixeira; Elivelton Silva Nascimento; Gimikath Rubens de Moura Coutinho; Priscila Vasconcelos Ferreira

Orientador: Fellipe Sá Brasileiro

Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal da Paraíba - UFPB
mais
Mono/P. Experimental

O público interno como protagonista nos eventos especiais: como a comunicação interna promove a motivação das equipes. Amanda Lourenço Pereira da Costa. FACHA.

Este trabalho analisa como as ações de comunicação interna vêm sendo utilizadas como ferramentas motivacionais nas organizações, principalmente nos eventos especiais. O estudo mostra os canais estratégicos que as equipes de comunicação estão empregando no dia a dia das organizações; portal corporativo, publicações, redes sociais, mantendo os funcionários bem informados sobre os negócios, e motivados. A evolução tecnológica também é abordada, sendo considerada uma aliada no cenário organizacional pela interatividade dos canais junto ao público interno.
Autor: Amanda Lourenço Pereira da Costa

Orientador: Charbelly Estrella

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Planejamento de marketing - CRM case 'Heckel Verri'. Amanda Mesquita de Farias. FACHA.

Este trabalho analisa estratégias de gerenciamento das relações com clientes da organização 'Heckel Verri', de moda feminina. Foram aplicados questionários junto aos proprietários, num mapeamento organizacional. A pesquisa está dividida em três partes: contextualização de moda-mercado de luxo, relacionamento-estratégias gerais de CRM, e planejamento de marketing com ênfase na relação com clientes. A primeira parte trata do cenário da moda, seu crescimento como segmento econômico e os investimentos em mercado de luxo no Brasil. A segunda dispõe sobre as técnicas gerais de gerenciamento, e a terceira contempla o marketing de relacionamento.
Autor: Amanda Mesquita de Farias

Orientador: Anderson Ortiz

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

A relevância do relacionamento com o cliente para a imagem corporativa: o caso 'Supervia'. Valquíria Helena Duarte da Costa. FACHA.

Estudo sobre a importância que o relacionamento com o cliente representa para a reputação de uma organização, usando os conceitos de sociedade em rede, relacionamento, reputação e gestão de crise. Uma análise da comunicação da concessionária 'Supervia', o seu serviço de transporte ferroviário e, sobretudo, a comunicação com os seus públicos. Com base nisso, afirma-se que para fortalecer a imagem corporativa e conquistar resultados favoráveis, é necessário que as organizações estruturem sua comunicação com base numa perspectiva de relações públicas, criando um relacionamento ético com o cliente e fornecendo canais de informação transparentes.
Autor: Valquíria Helena Duarte da Costa

Orientador: Charbelly Estrella

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Gestão de serviços na Petrobras e o papel da comunicação. Sandra Marin Pereira. FACHA.

A experiência na comunicação e no relacionamento com clientes no setor de 'serviços compartilhados' na Petrobras é base para esta reflexão sobre o papel e os desafios do profissional de comunicação. A boa atuação exige uma conjugação de conhecimentos e habilidades em várias áreas, além de um exercício constante de aprendizagem. Os métodos empregados, pela área, ao longo de 20 anos vão desde pesquisas formais à observação participante. Os resultados se traduzem em uma visão do papel relevante da comunicação como ferramenta estratégica na gestão dos negócios e do marketing.
Autor: Sandra Marin Pereira

Orientador: Anderson Ortiz

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

'Speakers Globais' e a comunicação internacional da Petrobras: a capacitação do público interno como porta-voz legítimo da organização. Rafaela da Rocha Costa. FACHA.

O presente estudo objetiva discutir o programa 'Speakers Globais', da Petrobras, revelando uma forma eficaz de engajar colaboradores para que estes se tornem porta-vozes da organização. Partindo dos conceitos de sociedade da informação, comunicação organizacional, propaganda institucional, 'media training' e identidade corporativa, o trabalho chama a atenção para a importância estratégica do público interno, além de mostrar como é possível construir uma narrativa global unificada que contemple os atributos da identidade organizacional. Este ensaio visa, também, oferecer uma nova perspectiva de treinamento para a mídia.
Autor: Rafaela da Rocha Costa

Orientador: Charbelly Estrella

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Os desafios da construção de imagem na era digital: estudo de caso 'Granado'. Lívia Rodrigues de Oliveira. FACHA.

As redes sociais têm gerado mais um desafio para as organizações na construção da reputação e da imagem numa era em que o fácil acesso às informações, a mudança do perfil do consumidor e as inovações tecnológicas, modificaram as relações entre as marcas e seus públicos. Nesse contexto, busca-se analisar as relações entre organização e seus consumidores e o papel das Relações Públicas na mediação dessa relação e na construção da imagem organizacional. O estudo de caso da marca Granado veio a corroborar a compreensão da importância fundamental do 'relacionamento' para um reposicionamento.
Autor: Lívia Rodrigues de Oliveira

Orientador: Maria Helena Carmo dos Santos

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

A reputação organizacional a partir de uma cultura de valores: o caso 'Losango'. João Gabriel Alves Santarém. FACHA.

Esse trabalho analisa a importância da reputação organizacional como diferencial competitivo de mercado e o seu processo de construção a partir de uma cultura organizacional voltada para valores. Relata a relevância dos valores organizacionais como sendo as bases do negócio e do processo de formação, manutenção e compartilhamento da cultura como portadora da história, processos e práticas das organizações. O trabalho trata essas questões a partir do caso da Losango, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e a melhor no Rio de Janeiro, segundo o Great Place To Work 2013.
Autor: João Gabriel Alves Santarém

Orientador: Maria Helena Carmo dos Santos

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Gestão de relacionamento com fornecedores: o caso da Taberna dos Pinheiros. Carina Cortines Linares Fernandes. FACHA.

Este estudo aborda as Relações Públicas e as organizações que precisam estar mais abertas ao tema 'relacionamento com seus públicos' como vantagem competitiva, utilizando - para isso - a comunicação estratégica. E objetiva analisar os relacionamentos organizacionais com um público em especial: os fornecedores; no caso, um bar & restaurante da Zona Norte do Rio de Janeiro - a Taberna dos Pinheiros. Verificou-se que o bom relacionamento entre as partes é determinante para a manutenção do fornecimento. Fornecedores são cada vez mais importantes, principalmente em mercados altamente competitivos.
Autor: Carina Cortines Linares Fernandes

Orientador: Maria Helena Carmo dos Santos

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Marketing experimental: estudo de caso 'Casa de Verão Farm'. Bruna Tathiane de Carvalho Franco dos Santos. FACHA.

Este estudo analisa o caso 'Casa de Verão Farm'. Esta ação realizada pela rede de lojas Farm de moda feminina tem o objetivo de estabelecer canais de diálogo com clientes e funcionários. A análise foi feita com base em termos como 'marketing de relacionamento', 'marketing experimental', 'marketing 3.0' e 'papel das relações públicas' em uma ação específica da marca. Foram consultados artigos, livros, jornais, revistas e websites, além da realização de entrevistas com clientes que visitaram a Casa de Verão Farm e funcionárias que trabalharam no local durante os meses de janeiro e fevereiro de 2013.
Autor: Bruna Tathiane de Carvalho Franco dos Santos

Orientador: Maria Helena Carmo

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

Relações Públicas como aliadas da governança corporativa e sustentabilidade. Marcia Cáceres. FACHA.

Esta monografia parte da constatação de que os conceitos de governança corporativa e sustentabilidade compartilham valores com a área de comunicação organizacional e relações públicas. Identificam-se os valores empresariais envolvidos no contexto atual que embalam as escolhas por governança e sustentabilidade. Apresentam-se conceitos sobre o tema, destacando possíveis limitações da atual literatura sobre o tema, na área de RP. Conclui-se que a comunicação organizacional, se usada adequadamente, dá forma transparente e responsável às empresas, preservando o mercado e a sociedade como um todo.
Autor: Marcia Otilia Figueiredo Cáceres

Orientador: Anderson Ortiz

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

A atuação do profissional de relações públicas na gestão de marcas. Rafaela de Medeiros Garcia. UNISC.

Este trabalho propõe-se a melhor compreender e examinar a atuação do profissional de Relações Públicas no trabalho de gestão de marcas. Além de ser uma área importante para as organizações, a gestão de marcas propõe uma abordagem que se aproxima daquela típica do campo das Relações Públicas. Neste estudo, a pesquisa bibliográfica apresenta as principais considerações de autores sobre atuação do relações-públicas no contexto da gestão de marcas, as perspectivas dessa atuação e a importância da marca para as organizações. Valeu-se, também, de entrevistas com profissionais de RP atuantes na gestão de marcas em empresas do Rio Grande do Sul.
Autor: Rafaela de Medeiros Garcia

Orientador: Dra. Grazielle Betina Brandt

Instituição de Ensino Superior: UNISC
mais