Artigos

Artigo

Você atingiu todos os objetivos em seu último evento? Por Mônica Schimenes.

17.03.2024
OCI
Quando se trata de organizar um evento corporativo de sucesso, a atenção muitas vezes se volta para a logística impecável, os palestrantes renomados e as experiências memoráveis oferecidas aos participantes. No entanto, para além desses aspectos, é crucial garantir que o evento atinja seus objetivos estratégicos, proporcionando não apenas uma experiência memorável, mas também gerando […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Fernanda Lanza Llanas - O fim das redes sociais e o apogeu do desejo mimético.

23.02.2024
OCI
Para quem acompanha as redes sociais, não somente como usuário, mas também como observador, é possível notar uma relevante transformação na última década. Tratando mais especificamente do Instagram, muito se ouve sobre as alterações do algoritmo; fato é que as implicações práticas destas mudanças estão levando ao fim daquilo que inicialmente se propôs a rede. […]
mais
Artigo

Sustentabilidade na prática de negócios da Indústria 4.0 - Por Roberto Marques.

14.02.2024
OCI
O modelo de negócio moderno mudou radicalmente em direção às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A sustentabilidade corporativa deixou de ser apenas uma opção estratégica para se tornar um imperativo empresarial crítico para a sobrevivência futura. A transformação “verde” dos negócios envolve o posicionamento estratégico da organização na realidade econômica, contabilizando as oportunidades e […]
mais
Artigo

Sobre Comunicação Corporativa. Do LinkedIn de Respicio Espirito Santo, Jr.

31.01.2024
OCI
No curso PFCC (Programa de Formação de Conselheiros Consultivos) da Board Academy Br, tivemos a palestra “Estratégia de Comunicação Corporativa”, ministrada pelo Daniel Medina. Destaco aqui alguns breves pontos do interessante e rico conteúdo: 1) Definição de Comunicação Corporativa pelo Prof. Cees Van Riel, da Rotterdam School of Management, Erasmus University: “É um conjunto de […]
mais
Artigo

Tráfego pago e exaustão nossa: das preocupações a atentar. Por Liana Merladete e Maria Ivete Trevisan Fossá.

11.01.2024
OCI
Como todo mundo, em momento de pausa, nós nos vemos, frequentemente, com os celulares em mãos, num significativo tempo a consumir conteúdo nas redes sociais virtuais e, para além da condição de relações-públicas, nos colocamos enquanto consumidoras – e consumidoras exaustas da intromissão da propaganda. São anúncios sem fim… E o pior: agora, mais do […]
mais
Artigo

Relações Públicas e a configuração da imagem do artista da música a partir da percepção dos fãs. Por Carlos Müller.

19.09.2023
OCI
Em um cenário competitivo, o artista da música necessita estabelecer uma imagem positiva para sustentar a sua carreira. O seu valor de mercado depende diretamente da relação e interação do público com a imagem do ídolo. Fatores como identidade, reputação e empatia do artista influenciam na percepção de sua imagem pelos fãs e pelo mercado. […]
mais
Artigo

Ao invés de pensarmos em colaboradores, devemos formar facilitadores. Por Cristiana Aguiar.

31.07.2023
OCI
Facilitador e colaborador não são sinônimos, a diferença pode até ser sutil, mas ela existe. Colaborar é ajudar, participar, ser parceiro, enquanto facilitar significa atenuar, simplificar, ser favorável, suavizar uma situação. O que temos nas empresas são colaboradores ou facilitadores? Sobre qual expectativa estamos falando? Qual a expectativa é uma grande questão. Queremos que as […]
mais
Artigo

Além da censura: a importância da regulamentação da Inteligência Artificial no contexto eleitoral.

30.07.2023
OCI
Recebi centenas de mensagens e e-mails a respeito de um artigo no qual defendi abertamente a regulamentação da IA no Brasil, especialmente para proteger o processo eleitoral, e mostrei as diversas iniciativas no planeta que seguiram este pensamento. A esmagadora maioria entende regulamentação como censura ou manutenção do status quo. Sou diametralmente contrário a este […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Paula Alves - Reputação da marca. Quando recursos humanos, relações públicas e marketing caminham juntos.

24.07.2023
OCI
Considerando que admissão e demissão geram custos significativos a uma organização, além de impactar na produtividade, lucratividade, qualidade de vida no ambiente de trabalho, na imagem da mesma e na geração de impactos de competitividade… Leia a íntegra. – Paula Alves é analista, especialista e estrategista em Comunicação Institucional Organizacional Integrada como relações-públicas. Desenvolve funções […]
mais
Artigo

Práticas de ESG na incubação das 'startups' agregam valor - e como as Relações Públicas podem contribuir para reconhecimento e captação de investimentos. Por Érica Bassi.

27.06.2023
OCI
ESG é uma questão global com impacto local. Sob essa bandeira, estrelas em ascensão da tríade Ambiental-Social-Governança foram reconhecidas em uma cerimônia na Cúpula Mundial de Incubação – World Incubation Summit (WIS 2023) no mês de maio, em Ghent, na Bélgica. E serão apresentadas em um relatório independente sobre essa temática e o papel que […]
mais
Artigo

ChatGPT irá eliminar muitos empregos atuais, afirma CEO da OpenAI, Sam Altman. Por Guilherme Dias.

02.04.2023
OCI
O futuro do trabalho com a ascensão da inteligência artificial No mundo da tecnologia, inovações disruptivas estão constantemente moldando o futuro do trabalho. A inteligência artificial (IA) é uma dessas forças transformadoras que estão redefinindo a forma como trabalhamos e interagimos. Neste contexto, o ChatGPT, uma IA desenvolvida pela OpenAI, promete causar um grande impacto […]
mais
Artigo

Em busca da solução: o mediador e a importância do estudo da psicanálise na resolução de conflitos familiares.

31.03.2023
OCI
A psicanálise aponta o conflito como algo inerente à convivência humana. Esta visão interessa sobremaneira à mediação familiar e ao direito das famílias, pois que os conflitos passam a ser considerados de outra maneira, mais global, em consonância com a complexidade que caracteriza a sociedade pós-moderna. Dentro deste contexto, nasce uma nova teoria do conflito, […]
mais
Artigo

Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano. Por Juliana Callado Gonçales.

24.01.2023
OCI
Os algoritmos podem ser definidos como uma fórmula matemática com uma sequência de raciocínios, instruções ou operações direcionadas para se alcançar um objetivo previamente definido. Os passos que devem ser seguidos são finitos e devem ser operados sistematicamente. Haverá sempre uma informação de entrada (input) e uma de saída (output), que serão mediadas e decorrentes […]
mais
Artigo

'Employer Branding': uma peça fundamental na cultura organizacional das empresas. Por Igor Gavazzi Vazzoler.

04.01.2023
OCI
Employer Branding é algo que vem de dentro da empresa e pode ser definido como o posicionamento da marca como lugar a se trabalhar, frente aos colaboradores e possíveis profissionais. Resumidamente é a forma que a organização se relaciona com os funcionários, abrangendo estratégias para divulgar essa associação e expor os benefícios de trabalhar nessa […]
mais
Artigo

Altos salários corrompem. Altíssimos salários corrompem absolutamente. Por Manoel Marcondes Neto.

13.09.2022
OCI
Deu na Forbes (30/06/2022), na matéria de Vitória Fernandes: Santander (SANB11), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) são as três empresas que pagaram as maiores remunerações a seus executivos em 2021, de acordo com os dados fornecidos pelas empresas nos formulários de referência, depositados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e compilados pelo especialista em governança corporativa […]
mais
Artigo

Exemplo para todos: o 'compliance' paranaense inaugurado pela lei estadual 19.857/2019. Por Rosa Malena Gehlen Peixoto de Oliveira.

27.07.2022
OCI
Segundo declarou a OCDE, em 2017, no documento denominado de “Recomendações do Conselho da OCDE sobre Integridade Pública, “integridade é um dos principais pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e, portanto, é essencial ao bem-estar econômico e social e à prosperidade dos indivíduos e das sociedades como um todo”. Leia a íntegra. – Rosa […]
mais
Artigo

As notícias negativas dos últimos dois anos levaram a sociedade a uma esquizofrenia coletiva. Por Maria Inez Périco.

10.07.2022
OCI
Os estímulos negativos provenientes da Covid-19, sucedidos pelas guerras atuais, “bombardearam” a população mundial durante os últimos dois anos, deixando o cotidiano das pessoas envolto em tragédias e problemas de toda ordem. Impossível não se dar conta desta arapuca colocada pela imprensa em todas as esferas. Essa realidade nos trouxe, contudo, grandes aprendizados e, em […]
mais
Artigo

Desenvolvimento sustentável: as gerações futuras já estão entre nós. Por Rosa Malena Gehlen Peixoto de Oliveira.

27.06.2022
OCI
O artigo 225 da Constituição Federal dispõe que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e igualmente para as futuras gerações, numa clara valorização da solidariedade intergeracional. Leia a íntegra. – Rosa Malena Gehlen Peixoto de Oliveira é advogada pós-graduada em Direito Aplicado […]
mais
Artigo

A comunicação pública como estratégia de empoderamento do cidadão. Por Silmara Helena Pereira de Paula.

18.06.2022
OCI
As instituições públicas têm papel essencial no empoderamento do cidadão e na consolidação de uma sociedade mais democrática e participativa. Nesse contexto, a comunicação torna-se uma ação estratégica. Isso porque cabe à comunicação e aos profissionais que atuam nessa área nas mais diversas instâncias do Estado garantir o direito do cidadão à informação, à transparência […]
mais
Artigo

O “Não-Lugar” da Sustentabilidade Empresarial. Por Backer Ribeiro Fernandes.

16.06.2022
OCI
Tenho lido muitas notícias sobre a implantação de diferentes empreendimentos e as polêmicas sobre o local onde estão sendo instalados. Muitos deles, com a proposta de implantação em áreas de preservação ambiental, sítios arqueológicos, próximo a comunidades tradicionais, em locais que tecnicamente aprovaram a sua viabilidade ambiental, mas que não consideraram os aspectos socioambientais, deixando […]
mais