Artigos

Artigo

Liderança adaptativa: como liderar em tempos de incerteza e mudança. Por Dayane Balaban.

25.03.2025
Portal OCI
A liderança adaptativa é uma abordagem essencial para navegar em tempos de incerteza e mudança. Diferente dos modelos tradicionais, ela foca na capacidade de líderes e equipes se ajustarem a desafios complexos e imprevisíveis. Principais características Flexibilidade e resiliência: Líderes adaptativos ajustam-se rapidamente a novas circunstâncias, mantendo a mente aberta e receptiva a novas ideias. […]
mais
Artigo

A importância de projetos culturais no bem-estar e engajamento dos colaboradores. Por Carla Lozardo.

22.03.2025
Portal OCI
Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e exigente, empresas buscam constantemente estratégias para melhorar o bem-estar e o engajamento de seus colaboradores. Entre essas estratégias, os projetos culturais internos surgem como uma solução inovadora e altamente eficaz. Oficinas de arte, música e literatura não só promovem um ambiente de trabalho mais leve e […]
mais
Artigo

Como falar de ESG sem dizer ESG? O desafio do momento 'anti-woke'. Por Laura Peiter.

17.03.2025
Suporte
Estamos vivendo um momento de reação contra o ESG e temas ligados à sustentabilidade. Termos como “impacto positivo” e “agenda ambiental” viraram gatilhos para resistências de alguns líderes e empresas. Mas sabemos que a essência da sustentabilidade continua sendo fundamental para a perenidade dos negócios. Então, como dialogar com líderes e empresas mais céticas a […]
mais
Artigo

A teoria da bicicleta quebrada: como a desconstrução nos leva à inovação real. Por Eduardo Freire.

10.03.2025
Suporte
Quero compartilhar uma reflexão que sempre surge nas conversas com clientes e alunos, mas que, pela primeira vez, estou “soltando ao universo”. Ao longo dos anos, trabalhando diretamente com equipes e líderes, percebi que a gestão da inovação exige uma coragem pouco falada: a de desconstruir para reconstruir. Essa percepção não veio de livros ou […]
mais
Artigo

Transparência: dever das organizações e direito do cidadão no controle social e democrático. Muito além da LAI. Por Érica Bassi.

18.02.2025
Portal OCI
Um exemplo recente da falta de transparência é o que acontece com os repasses federais aos municípios por meio das emendas parlamentares. Esta é uma das várias causas do Brasil ter decaído no ranking da Transparência Internacional. Quando tratamos de transparência, ativa – como a preconizamos no O.C.I. -, o papel do RP é o […]
mais
Artigo

Liderança e estratégia de produtos digitais na Era da Transformação. Por Dayane Balaban.

08.02.2025
Portal OCI
A transformação digital remodelou a maneira como as empresas operam e competem. Nesse cenário, a liderança eficaz e a estratégia de produtos digitais bem definida são elementos cruciais para o sucesso. Este artigo explora a interconexão entre esses dois pilares, oferecendo insights valiosos para líderes e aspirantes a líderes que buscam prosperar na era digital. […]
mais
Artigo

Projetos culturais como ferramenta para o desenvolvimento local e sustentável. Por Carla Lozardo.

03.02.2025
Portal OCI
A cultura desempenha um papel fundamental na construção de sociedades mais inclusivas, criativas e economicamente dinâmicas. Os projetos culturais, quando bem estruturados, são ferramentas poderosas para impulsionar o desenvolvimento local e sustentável, promovendo impactos sociais, econômicos e ambientais que beneficiam comunidades inteiras. Os projetos culturais fortalecem a identidade e o senso de pertencimento das comunidades, […]
mais
Artigo

Preservação do patrimônio cultural: guardiã da nossa identidade e história. Por Carla Lozardo.

22.01.2025
Portal OCI
A preservação do patrimônio cultural não é apenas uma questão de manter viva a história e as tradições. Ela desempenha um papel crucial na construção de identidades comunitárias, no fortalecimento de laços sociais e na promoção do desenvolvimento econômico. Nesse cenário, o apoio corporativo se destaca como uma força transformadora ao assumir um papel ativo […]
mais
Artigo

As lições da história: o país aceitou uma estranha forma de democracia de tutela. Por Fernando Schüler.

25.12.2024
Suporte
“Reprimir notícias falsas, rumores sediciosos, identificar seus autores!”, dizia uma proclamação do rei Henrique VII, da Inglaterra, em 1487. Soa familiar? Pois é. Quando observo o pânico atual em torno da “desinformação”, de todos os incríveis riscos rondando os “discursos de ódio” e “desestabilizadores”, me lembro de quanto estamos ficando velhos. No século seguinte, a […]
mais
Artigo

A credibilidade da governança corporativa. Por Luiz Antônio Gaulia.

24.12.2024
Portal OCI
A governança corporativa, conjunto de práticas que visam assegurar a direção e o controle de uma organização, tornou-se um tema cada vez mais relevante no cenário empresarial atual. “Governar” bem uma organização começa pelo desafio da credibilidade. Em um mundo globalizado e marcado por constantes mudanças, ter a confiança dos stakeholders – acionistas, clientes, fornecedores, […]
mais
Artigo

Podcast 'Comunicação é Tudo' trata da relação entre indústria e imprensa.

13.12.2024
Portal OCI
O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq –, José Veloso, foi o mais recente entrevistado do podcast “Comunicação é Tudo”. O programa no Youtube é apresentado pela jornalista Vera Lúcia Rodrigues, especialista em assessoria de imprensa, mestre em Comunicação pela USP e sócia-fundadora da Vervi Assessoria de Comunicação, empresa […]
mais
Artigo

Responsabilidade Social Corporativa na Economia Criativa: oportunidades e desafios. Por Carla Lozardo.

09.12.2024
Portal OCI
A economia criativa tem se consolidado como um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Em 2020, o setor representou 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, superando a indústria automotiva, que contribuiu com 2,1% no mesmo período. Além disso, emprega aproximadamente 7,4 milhões de pessoas, correspondendo a 7% da força de […]
mais
Artigo

Como a comunicação pode suportar o avanço da agenda ESG nas organizações. Por Ana Flávia Tolentino Tornelli.

26.11.2024
OCI
São vários os caminhos que podem contribuir para que a agenda ESG se fortaleça e ganhe mais relevância e notoriedade nas empresas. A Comunicação, com seu papel estratégico e consultivo, pode e deve agir como propulsora desse movimento, permitindo que a organização tenha sua imagem fortalecida, se aproxime de seus stakeholders, seja percebida pelas ações […]
mais
Artigo

Autenticidade e conexão emocional: como marcas podem transformar redes sociais em ferramentas de vendas.

22.11.2024
OCI
Estratégias de social media focadas em credibilidade e storytelling foram destaque na edição 2024 do RD Summit, com Carolina Lima, da 8D Hubify, compartilhando lições valiosas para marcas que desejam converter seguidores em clientes. No digital, onde a competição pela atenção do consumidor é acirrada, as redes sociais podem ser a chave para transformar seguidores […]
mais
Artigo

A importância da cultura na promoção da inclusão social e diversidade nas empresas. Por Carla Lozardo.

11.11.2024
OCI
A diversidade e a inclusão social são temas essenciais para empresas que desejam estar à frente no mundo atual. Mais do que uma responsabilidade social, adotar uma postura inclusiva e culturalmente diversa é uma necessidade estratégica, já que ambientes plurais demonstram melhor desempenho, inovação e comprometimento. Nesse contexto, projetos culturais se destacam como ferramentas eficazes […]
mais
Artigo

- You are all 'fake news'! Por Manoel Marcondes Neto.

06.11.2024
OCI
– You are all “fake news”! Desde 2017, o Observatório da Comunicação Institucional vem testemunhando, coletando informações, estudando e refletindo sobre o fenômeno contemporâneo das chamadas “fake news“. Tanto que, em assembleia realizada naquele ano, decidiu somar duas novas causas às suas originais causas fundadoras (de 2013), de transparência ativa e comunicação pública: o jornalismo responsável e a propaganda com […]
mais
Artigo

Cultura e Sustentabilidade: como projetos culturais podem promover a consciência ambiental. Por Carla Lozardo.

28.10.2024
OCI
A relação entre cultura e sustentabilidade é mais íntima e necessária do que se imagina. Projetos culturais, como exposições, festivais e oficinas, podem ser potentes ferramentas de transformação social ao educar o público sobre questões ambientais e promover práticas sustentáveis. Essas iniciativas permitem abordar o tema da preservação ambiental de forma criativa, engajadora e acessível, […]
mais
Artigo

Preservar memória das empresas é também uma questão de responsabilidade social. Por Viviane Morais.

10.10.2024
OCI
Por que uma empresa deve se preocupar com a preservação de sua história? Creio que ainda estamos construindo, enquanto sociedade, uma resposta adequada para essa questão. Durante muito tempo prevaleceu a ideia de que o acervo de uma instituição privada serve basicamente para adornar datas comemorativas. Quando não, seguia-se o caminho da preservação “pura”, isto […]
mais
Artigo

Comunicação entre culturas: uma necessidade emergente nos negócios globais. Por Giovana Pedroso.

08.10.2024
OCI
Em um mundo de negócios cada vez mais globalizado e competitivo, Giovana Pedroso, TEDx Speaker destaca que o profissional que compreende as diferenças culturais ao se comunicar, destaca-se no mercado. O mundo está interconectado e, dentro deste cenário, a comunicação transcultural emerge como um diferencial para quem está inserido no mercado de trabalho. Este processo […]
mais
Artigo

Gestão de Mudanças e Resiliência - transformando crises em oportunidades. Por Anuar S. Mattar.

30.07.2024
OCI
Em uma agradável roda de conversa entre profissionais de excelência na área de gestão, focamos em  avaliar algumas áreas e concluímos que, entre as diversas habilidades requisitadas de um analista de negócios, uma das mais importantes é a capacidade de identificar tendências e visualizar o futuro, para compreender um ambiente de negócios em constantes mudanças […]
mais
Artigo

Transparência e Integridade nos processos de Licitação Pública. Por Márcio David Moreira dos Santos.

24.07.2024
OCI
Introdução A licitação é um processo essencial para a contratação de serviços, obras e aquisição de bens pela Administração Pública. Este procedimento visa garantir a igualdade de oportunidades entre os concorrentes e a escolha da proposta mais vantajosa para o interesse público. É por meio deste processo que a Administração Pública usufrui e investe o […]
mais
Artigo

A revolução da inteligência artificial na comunicação e o futuro das relações públicas. Por Adriano Santos.

23.07.2024
OCI
A inteligência artificial está transformando a comunicação, promovendo uma abordagem mais estratégica e inovadora. A incorporação da inteligência artificial (IA) na área de Relações Públicas (RP) está trazendo tantos desafios quanto oportunidades. Tarefas rotineiras, como a distribuição de comunicados de imprensa e o monitoramento de mídia, estão sendo cada vez mais automatizadas. Isso permite que […]
mais
Artigo

A importância de transformar um líder em um agente comunicador. Por Hugo Godinho.

25.04.2024
OCI
A eficiência da Comunicação Interna em uma organização está intrinsecamente ligada ao envolvimento ativo das lideranças no processo. Sendo uma ferramenta essencial para promover a transparência, alinhar objetivos, repassar valores e fortalecer o senso de pertencimento dos colaboradores, a Comunicação Interna só consegue atingir seu verdadeiro potencial quando conta com o apoio de lideranças atentas […]
mais
Artigo

Você atingiu todos os objetivos em seu último evento? Por Mônica Schimenes.

17.03.2024
OCI
Quando se trata de organizar um evento corporativo de sucesso, a atenção muitas vezes se volta para a logística impecável, os palestrantes renomados e as experiências memoráveis oferecidas aos participantes. No entanto, para além desses aspectos, é crucial garantir que o evento atinja seus objetivos estratégicos, proporcionando não apenas uma experiência memorável, mas também gerando […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Fernanda Lanza Llanas - O fim das redes sociais e o apogeu do desejo mimético.

23.02.2024
OCI
Para quem acompanha as redes sociais, não somente como usuário, mas também como observador, é possível notar uma relevante transformação na última década. Tratando mais especificamente do Instagram, muito se ouve sobre as alterações do algoritmo; fato é que as implicações práticas destas mudanças estão levando ao fim daquilo que inicialmente se propôs a rede. […]
mais
Artigo

Sustentabilidade na prática de negócios da Indústria 4.0 - Por Roberto Marques.

14.02.2024
OCI
O modelo de negócio moderno mudou radicalmente em direção às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A sustentabilidade corporativa deixou de ser apenas uma opção estratégica para se tornar um imperativo empresarial crítico para a sobrevivência futura. A transformação “verde” dos negócios envolve o posicionamento estratégico da organização na realidade econômica, contabilizando as oportunidades e […]
mais
Artigo

Sobre Comunicação Corporativa. Do LinkedIn de Respicio Espirito Santo, Jr.

31.01.2024
OCI
No curso PFCC (Programa de Formação de Conselheiros Consultivos) da Board Academy Br, tivemos a palestra “Estratégia de Comunicação Corporativa”, ministrada pelo Daniel Medina. Destaco aqui alguns breves pontos do interessante e rico conteúdo: 1) Definição de Comunicação Corporativa pelo Prof. Cees Van Riel, da Rotterdam School of Management, Erasmus University: “É um conjunto de […]
mais
Artigo

Tráfego pago e exaustão nossa: das preocupações a atentar. Por Liana Merladete e Maria Ivete Trevisan Fossá.

11.01.2024
OCI
Como todo mundo, em momento de pausa, nós nos vemos, frequentemente, com os celulares em mãos, num significativo tempo a consumir conteúdo nas redes sociais virtuais e, para além da condição de relações-públicas, nos colocamos enquanto consumidoras – e consumidoras exaustas da intromissão da propaganda. São anúncios sem fim… E o pior: agora, mais do […]
mais
Artigo

Relações Públicas e a configuração da imagem do artista da música a partir da percepção dos fãs. Por Carlos Müller.

19.09.2023
OCI
Em um cenário competitivo, o artista da música necessita estabelecer uma imagem positiva para sustentar a sua carreira. O seu valor de mercado depende diretamente da relação e interação do público com a imagem do ídolo. Fatores como identidade, reputação e empatia do artista influenciam na percepção de sua imagem pelos fãs e pelo mercado. […]
mais