Artigos

Artigo

Incoterms 2020: Algumas mudanças das regras internacionais do comércio são aguardadas em 2020. Por Isabella Van der Lann.

25.08.2019
Isabella Van der Laan
Os novos Incoterms 2020 já começaram a ser escritos na Câmara Internacional de Comércio (ICC) – organização responsável pela sua publicação e criação… Leia a íntegra. – Isabella Van der Laan é economista, especialista em operações de comércio exterior e investidora. Iniciou os estudos de Economia na Universidade Federal de Ouro Preto e efetuou parte […]
mais
Artigo

Tudo que você sempre quis saber sobre assessoria de imprensa mas não teve coragem de perguntar. Por Vera Lucia Rodrigues.

19.08.2019
OCI
De acordo com o site ‘significados.com.br’, assessoria de imprensa é um conceito do âmbito da comunicação, sendo uma ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda. A assessoria de imprensa é muita vezes feita por uma agência ou um departamento de Relações Públicas. Aí você começa a pesquisar na […]
mais
Artigo

A formação de professores e a transposição do conteúdo acadêmico para os saberes escolares. Por Aline Carneiro Silverol.

19.08.2019
OCI
Série: ‘Professor 4.0’. Texto 2. Podemos começar a nossa conversa com uma provocação: se analisarmos a formação de professores, considerando as licenciaturas, os cursos de Pedagogia, ou até mesmo a nível de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), será que realmente formamos professores? E por que a provocação? Porque há uma grande dificuldade na transposição […]
mais
Artigo

THESAURUS: Contribuição para o estudo de públicos de RP. Por Lúcia Duarte.

03.08.2019
Lúcia Duarte
A discussão sobre o conceito atribuído aos segmentos de públicos de Relações Públicas não é recente. Há muito tempo, profissionais e estudiosos do assunto têm considerado deficiente a classificação adotada no Brasil… LINK – https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/viewFile/14634/11094 – Lúcia Duarte é bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ e mestre em Comunicação pela UFRJ. Consultora com larga e diversificada […]
mais
Artigo

Marketing (não)digital para pequenos negócios. Por Carlos André Braga.

18.06.2019
OCI
O fenômeno das plataformas de redes sociais deu origem a uma nova modalidade de mercado, principalmente no segmento de mídia, no qual empresas e profissionais estão em constante especialização para obterem excelentes resultados nas práticas online. Porém, devido à facilidade de postagens gráficas disponibilizadas pelas redes sociais, surgiram, também, inúmeros oportunistas de diversas áreas que, […]
mais
Artigo

No divã com o aplicativo Replika: o reflexo narcisista na Era da Inteligência Artificial. Por Luana Alahmar.

28.05.2019
OCI
Ao ler o relatório ‘Trend.Watching’ – que apontava 5 tendências para 2018 (https://trendwatching.com/quarterly/2017-11/5-trends-2018/) – conheci o aplicativo Replika. O Replika utiliza técnicas de inteligência artificial para aprender tudo sobre o usuário, inclusive seu jeito de escrever, criando uma espécie de clone virtual. A proposta é ter uma réplica de si no smartphone, capaz de conversar, […]
mais
Artigo

O movimento dos 'gilets jaunes' (coletes amarelos) e o incêndio da histórica catedral de Notre Dame. Por Isabella Van der Laan.

22.05.2019
OCI
O movimento dos coletes amarelos ou ‘gilets jaunes’ é um movimento que é marcado por protestos todos os sábados em muitas cidades francesas desde outubro de 2018. Esse movimento social surgiu de modo espontâneo e tem sua origem, principalmente, nas redes sociais. Imagem: La République des Pyrénées. Leia a íntegra deste artigo de Isabella Van der […]
mais
Artigo

Regulação Internacional do Mercado em prol do meio ambiente: novas perspectivas econômicas. Por Isabella Van der Laan.

22.04.2019
OCI
O mundo vem vivendo novos questionamentos sobre questões sociais, políticas, econômicas e meio ambiente no fim da década X do vigésimo primeiro século. Vive-se um momento em que transformações tecnológicas andam ocorrendo em uma velocidade maior do que as regras Institucionais e Reguladoras de mercado para tal. Leia a íntegra do artigo de estreia de […]
mais
Artigo

O que nos manterá relevantes enquanto profissionais diante da escassez de vagas de emprego? Por Daniella Rodrigues.

14.03.2019
OCI
O avanço tecnológico tem proporcionado grandes transformações em nossa sociedade e em nossa relação com o trabalho. A rapidez com que essas mudanças acontecem nos deixa com a sensação de estarmos sempre com o repertório atrasado. De acordo com um estudo realizado em 2016 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quase dois terços […]
mais
Artigo

BOAS PRÁTICAS EM COMUNICAÇÃO - Assessoria de Comunicação e suas especialidades: quando ajuda atender nichos?

10.03.2019
OCI
É comum as assessorias de comunicação venderem-se a partir dos nichos em que são especializadas. Assim como o marketing foi fragmentado há algumas décadas, hoje a comunicação também prova essa situação. Temos assessorias especializadas em cultura, saúde, esportes, política e por aí vai. Mas, será que para o empresário isso é vantagem? Ao optar por […]
mais
Artigo

O potencial educativo da comunicação popular pelas rádios brasileiras. Por Nayara Kobori.

28.02.2019
OCI
Nayara Kobori é jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Pós-graduanda em Educomunicação, produz conteúdo educativo na Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) e estreia hoje no portal Observatório da Comunicação Institucional. Acesse o artigo O potencial educativo da comunicação popular pelas rádios brasileiras
mais
Artigo

Como a Educomunicação presente no ambiente escolar pode ajudar a nos salvar das fake news? Por Thalita Mainardes Rocha.

21.02.2019
OCI
Cada vez mais somos bombardeados por notícias – verdadeiras ou não. Elas vêm de todos os lados e muitas vezes não sabemos de onde saíram. Mesmo as crianças recebem uma enxurrada de informações diariamente. O que aponta o maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet preocupa. Publicada na Revista Science […]
mais
Artigo

A outra face da medalha da ética é a transparência. E andamos carentes de ambas as faces.

14.02.2019
Marcondes Neto
O Globo publicou, anteontem, que o Brasil atual precisa da ‘perestroika’ soviética de três décadas atrás. Acrescentaríamos à, sim, necessária ‘perestroika’ – abertura – a sua irmã siamesa balzaquiana, ‘glasnost’ – transparência. Tudo anda errado no país. Parece o genuíno ‘pau que nasceu torto’ – destinado a morrer tortinho da Silva. Como disse alguém da […]
mais