"Governança - sem uma comunicação funcional - não há!". Marcondes Neto.

Ponto.

É isso: há uma semana, completei 37 anos de docência na UERJ, sendo 24 anos na Faculdade de Comunicação Social (FCS) e 13 anos na Faculdade de Administração e Finanças (FAF) – onde atuo no momento.

Tudo começou com as aulas do Prof. Abel Portilho, da FAF, no Instituto de Psicologia e Comunicação Social (IPCS), em 1980

Já como professor, no mesmo IPCS (depois FCS), desde 1985 – e até 2005 – ministrei as disciplinas Administração e Assessoria em Relações Públicas I e II. Em 2006, como resultado dessa experiência e inspirando-me no exemplo do Prof. Renato Abreu, da mesma FAF, produzi a minha própria “apostila concentrada”. Ele produzira a sua “Administração para estudantes de Engenharia” (a qual adotei em sala de aula por anos), e, depois, deu-me impulso para juntar minhas singelas apostilas temáticas (Comunicação Interna, Marketing Básico, Planejamento de Comunicação, entre outras) e textos de suporte extraídos de artigos em andamento, e editar o meu próprio “volume” consolidado – que se transformou em um projeto de livro, como “edição do autor”.

[Eu já havia lançado um primeiro livro, este pela Editora Ciência Moderna, fruto de minha tese de doutorado. Devo ao colega Paulo Sérgio Magalhães Machado o contato com o editor Paulo André, da LCM, que resultou em uma parceria que dura até hoje, mais 3 títulos depois. Isto fora em 2002, e o livro, a obra “Marketing Cultural: das práticas à teoria” (hoje já em sua 3a. edição, de 2019)].

Voltando ao “volume” consolidado, “Relações Públicas e Marketing: convergências entre comunicação e administração” tornou-se meu livro predileto, lançado em 2008 pela Conceito Editorial e, em 2016, relançado pela Ciência Moderna também em versão e-book – ampliada e atualizada. (No presente semestre estou usando-o como livro-texto na disciplina Tópicos Especiais em Gestão Contemporânea).

Fica o registro de uma história que ainda não tinha sido contada

Narro tudo isso para ratificar que meu percurso acadêmico-profissional sempre se orientou pela aproximação das duas áreas; a Comunicação e a Administração, fazendo com que eu seja, com meu próprio trajeto, uma prova daquilo que prego em sala de aula.

Sempre é bom relembrar que meu livro “predileto” foi o passaporte para o convite recebido em 2008, da Profa. Adriana Lana, de transferir-me (em permuta com um colega que almejava ir para o campo da Comunicação) para a FAF – o que se concretizou em 2009, após o devido processo burocrático. É crescente o interesse de futuros administradores e contadores em Comunicação. E a contribuição da Comunicação para o campo da Gestão é imensa, indo muito além da propaganda e da assessoria de imprensa.

Teoria e prática

Tendo atuado, antes do meio acadêmico profissional, no meio empresarial por 11 anos, posso afiançar a afirmação que intitula o presente artigo, algo corroborado pelo fato de ministrar, na FAF, as disciplinas Comunicação Organizacional e Comunicação para a Transparência (esta, no Mestrado em Ciências Contábeis) e pela pesquisa que liderei entre julho de 2016 e dezembro de 2021, Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança – a qual gerou, sob incubação neste O.C.I., a inovação Sistema 5R-INDEX.

Manoel Marcondes Machado Neto é cofundador e diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional. Doutor pela USP com pós-doutorado pela UFF, é professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ.