Facilitador e colaborador não são sinônimos, a diferença pode até ser sutil, mas ela existe.
Colaborar é ajudar, participar, ser parceiro, enquanto facilitar significa atenuar, simplificar, ser favorável, suavizar uma situação.
O que temos nas empresas são colaboradores ou facilitadores?
Sobre qual expectativa estamos falando? Qual a expectativa é uma grande questão.
Queremos que as pessoas façam as coisas ou que as tornem mais fáceis, simplifiquem-nas e as tornem acessíveis?
Uma empresa, assim como um organismo vivo, precisa estar interligada, simplificar esse processo significa mais saúde.
Além disso, a quantidade e a complexidade das atividades diárias revelam que não é possível realizá-las, ao menos que seja de forma coletiva. Logo, ser um atenuador significa beneficiar todos os processos.
Uma empresa não quer apenas colaboradores, ela precisa, busca e almeja por facilitadores.
Como, então, transformar colaboradores em facilitadores?
Assim como conseguimos vender com mais facilidade aquilo que de certa forma já compramos, pessoas tornam-se proporcionalmente mais “facilitadoras” quando recebem mais facilidades.
- Facilidades na comunicação;
- Facilidades na trajetória;
- Facilidades na compreensão;
- Facilidades na empatia;
- Facilidades na interpretação;
- Facilidades na apresentação;
- Facilidades na segurança e confiança;
- Facilidades na remuneração;
- Facilidades na compreensão e reconhecimento;
- Facilidades no respeito, desenvolvimento e crescimento.
A construção de ambientes produtivos coletivamente se dá de forma fundamental, através do alinhamento das expectativas e da valorização das pessoas.
Os desafios podem ser grandes, mas as oportunidades são ainda maiores!
Vale lembrar que de acordo com a eficiência da via negativa, mapear fragilidades e aprender a removê-las é um caminho imprescindível para todas as empresas que desejam eliminar esforços desnecessários e prezam por ambientes fluidos e consequentemente mais felizes.
Como disse certa vez Simon Sinek, “empresas precisam ter empatia e perspectivas”.
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Cristiana Aguiar é economista, especialista em gestão empresarial e gestão de pessoas. Membra do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro, sócia-fundadora e CEO da Jeito Certo Consultoria, e membra do Compliance Women Committee. Tem diversos artigos publicados no Jornal do Brasil, ACRJ e Ecommerce Brasil. É apaixonada por gente e gestão de empresas, e vê como sua principal missão profissional ajudar pessoas a agregarem valor ao trabalho.