O caminho da servidão. Por Manoel Marcondes Neto.

Plagio deliberadamente o título do clássico livro do economista austríaco Friedrich Hayek, intitulando também este artigo – O caminho da servidão – para chamar a atenção dos internautas que visitam o portal do Observatório da Comunicação Institucional.

Manuais soviéticos sofisticadíssimos ensinam o passo-a-passo da manipulação de massas sempre em curso, desde 1917. Muito além de Karl Marx e Antonio Gramsci. (Vide https://youtu.be/LzlD3cGePt8).

A grande reinicialização – que não virá!

A mídia e a universidade brasileiras – e, de resto, toda a nossa indústria cultural – no que tange às ciências humanas e sociais – só vêm propagando, desde 1967/1968, ou seja, há cinco décadas e meia, o pensamento de matriz desconstrutivista, coletivista, “progressista” – essência dos discursos do socialismo, do fascismo, do nazismo e do comunismo, todos regimes totalitários igualmente.

A doença atinge toda a América Latina sob o Grupo de Puebla (rebranding do Foro de São Paulo).

Na formação média e superior é adotada uma dezena de autores e só. E só “de um lado” – à mão esquerda, ou a la sinistra, em italiano – na formação de psicólogos, antropólogos, sociólogos, politólogos e, por consequência, de nossos pedagogos, jornalistas e, até, publicitários – que hoje comunicam um marketing globalista, identitário, vitimista, “verde”, de great reset da humanidade.

Só o esclarecimento salva!

Curiosamente, no mais célebre texto produzido pelos fundadores da Escola de Frankfurt, “Indústria Cultural” (parte do livro “Dialética do Esclarecimento”), o processo industrial de manipulação das massas está descrito detalhadamente, fornecendo a receita para o indivíduo proteger-se da onipresente manipulação. Seria algo como o personagem Winston Smith saindo vitorioso na saga descrita na ficção “1984”, de Orwell.

“1984”, livro finalizado em 1948 por George Orwell, também inspirou filmes – vide documentário sobre.

Manoel Marcondes Neto é diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional.