Quais caminhos percorrer para conquistar uma marca forte? Por Haroldo Matsumoto.

Um dos primeiros desafios ao iniciar uma atividade empreendedora – seja ela fruto de um sonho, de uma necessidade ou por qualquer outro motivo – é escolher uma marca que represente o negócio.

É interessante perceber que há, independentemente do nível de conhecimento ou de experiência do empreendedor, uma consciência de que uma marca forte, que cause impacto e que se comunique bem com o público, pode fazer a diferença.

Isso ocorre, porque a marca é o DNA de uma empresa. É ela quem conecta o cliente ao produto ou serviço oferecido. Por isso, ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio, demonstrando sua capacidade para atender as necessidades do consumidor, de forma que garanta a satisfação e a melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.

Dito isso, você certamente está questionando de que maneira constituir uma marca forte, certo? Para começar, é interessante realizar pesquisas com clientes efetivos e potenciais, com parceiros e funcionários para entender qual imagem o seu negócio transmite e verificar se ela condiz com o que se espera.

Também é indicado que o seu negócio tenha estratégia e posicionamento bem definidos, de forma que você tenha ciência e clareza de como o negócio é hoje e como pretende que ele seja amanhã. Leve em consideração, ainda, aspectos como ética, confiabilidade e destaques da sua empresa frente à concorrência.

Planeje o desenho da marca de forma que ela se comunique com o público e não se esqueça que a marca deve ter uma identidade verbal e visual que reforcem a sua legitimidade. Pensando especificamente no logotipo, escolha uma imagem de fácil reconhecimento e que tenha sinergia com a mensagem da marca. As cores e a tipografia fazem parte dessa seleção e devem ser definidas com cuidado, uma vez que deverão aparecer em toda a comunicação da empresa.

Ter uma marca forte é o primeiro passo para que o seu negócio seja lembrado como fornecedor daquela determinada solução ou produto que o cliente precisa. Ao contrário do que se imagina, investir na marca é uma estratégia importante tanto para pequenas e médias empresas quanto para as grandes corporações. O reconhecimento no mercado, seja ele o seu bairro ou um país inteiro, é fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

Além de tudo isso, uma marca bem construída e desenvolvida é essencial para engajar os colaboradores. É por meio dela que a equipe vai entender sua missão e razão de ser. É a marca que fará com que eles se sintam orgulhosos do que fazem e os incentivará a avançar para alcançar os objetivos definidos. Pense nisso!

Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas de diversos portes e setores da economia – www.prosphera.com.br