Artigos

Artigo

Qual a diferença entre quem toma remédios controlados e um diabético que precisa tomar insulina? Por Maria Eduarda Schmitt.

30.01.2019
OCI
Quanto você quebra um braço precisa imobilizá-lo e ter descanso, correto? E quando você está num nível de exaustão mental, depressão e ansiedade? Não há nada para imobilizar, e não é um problema que dê para ver… Bem, aí depende da interpretação, se levarmos em consideração a mudança comportamental de um colaborador – como isolamento […]
mais
Artigo

Storytelling como ferramenta na Educação. Por Nayara Kobori.

29.01.2019
OCI
Nayara Kobori é jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Pós-graduanda em Educomunicação, produz conteúdo educativo na Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) e estreia hoje no portal Observatório da Comunicação Institucional. Acesse o artigo O storytelling midiático como ferramenta na Educação.
mais
Artigo

Diversidade: Sua empresa está preparada para levantar essa bandeira? Por Hellen Elias.

24.11.2018
OCI
Muito se fala sobre respeito à diversidade, representatividade, racismo, homossexualidade, empoderamento feminino e outras pautas que estão sendo abordadas em nosso dia-a-dia. Trata-se de movimentos que devem ser entendidos não como tendências, mas como uma nova mentalidade que reflete a sociedade atual. Como estes assuntos possuem ampla repercussão, impulsionados por movimentos coletivos e demandas da […]
mais
Artigo

O mundo é 'fígital'. Por Ronaldo Mota.

21.05.2018
OCI
Publicado por ‘Elsevier Mais Professor’ em 07/05/2018: O termo ‘fígital’ (junção das palavras ‘físico’ com ‘digital’, em inglês, seria ‘phygital’, combinação de ‘physical’ com ‘digital’) foi originalmente utilizado em marketing para descrever as experiências dos usuários em ambientes de vendas híbridos, simultaneamente físicos e digitais. LINK – https://www.elsevier.com.br/elsevier-mais-professor/blog/o-mundo-e-figital/?utm_campaign=CLB-elsevier-mais-professor-maio-2018&utm_content=o-mundo-e-figital&utm_medium=email&utm_source=email-posts-blog&utm_term=
mais
Artigo

Ser compliance, eis a questão. Por Hana Witt.

18.04.2018
OCI
Hana Witt é consultora independente com especialização em governança familiar e ‘compliance’. E comunga de nosso pensar: ‘compliance não é uma coisa, é um proceder’. Clipamos este artigo de seu website ‘hanawitt.com.br’: LINK – http://hanawitt.com.br/2018/01/16/ser-compliance-a-questao/ COMENTÁRIO A partir de divulgação intensa (recebida por este OCI) de uma tal ‘Compliance Week’, capitaneada por ninguém menos que algo […]
mais
Artigo

Porque seu plano de comunicação precisa ser específico, envolvente, estratégico e executável? Por Isabela Pimentel.

09.11.2017
OCI
Foi-se o tempo em que planejar a comunicação era preencher um papel com objetivos, metas, estratégias, indicadores, prazos, plano de ação etc. Com a redução da distância entre produtores e consumidores de conteúdos, as marcas precisam ir além e se reinventar na forma de se dirigir não apenas a seus stakeholders principais, mas também mapear […]
mais
Artigo

O que as empresas devem buscar: fortalecer sua imagem, relevância ou influência? Por Isabela Pimentel.

09.10.2017
OCI
Somos atores dentro das redes sociais e tudo o que postamos e compartilhamos reforça ou desconstrói a persona que criamos para nós mesmos ou nossas marcas. Que valores você tem buscado comunicar através de sua estratégia digital? Apenas conseguir mais alcance ou curtidas, ou, de fato, construir uma rede de relacionamento e conhecimentos compartilhados? Lendo […]
mais
Artigo

Caso Bruno. Parte 893749827. Por Ana Celina Tiburcio.

16.03.2017
OCI
Assassino, criminoso. Polêmico, difícil, falta de ética, de transparência, oportunismo. Responsabilidade social, reintegração à sociedade. Exemplo, imagem do esporte, visibilidade, marketing às avessas. Impunidade lamentável. Lama midiática. Esses foram alguns termos que ecoaram nas redes sociais em relação à notícia de que o ‘goleiro’ Bruno teria sido contratado pelo Boa Esporte de Minas Gerais. O […]
mais
Artigo

Inovação, transparência, "compliance".. para quem? Por Marcondes Neto.

13.03.2016
Marcondes Neto
As três palavrinhas do título permeiam quase todos os discursos que ouvimos, atualmente. Há outras, tais como narrativa, propósito, engajamento, sustentabilidade… Nas bocas de presidentes da República. De dirigentes esportivos. Do industrial, do sindicalista ou do dirigente de ONG. Do Papa aos paparazzi, passando pelos partidos políticos brasileiros que este OCI, aliás, em 2014, demonstrou […]
mais
Artigo

Artigo acadêmico apresenta o composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas.

04.01.2014
OCI
O último número de 2013 da publicação acadêmica “Littera Docente & Discente” (ISSN 2316-8137), editada pela Universidade Estácio de Sá, publicou o artigo de Manoel Marcondes Neto intitulado “A tão demandada transparência nos negócios: uma proposta de relações públicas para uma questão transdisciplinar da administração”. No artigo é apresentado o composto de 4 Rs das […]
mais