O que as empresas devem buscar: fortalecer sua imagem, relevância ou influência? Por Isabela Pimentel.

Somos atores dentro das redes sociais e tudo o que postamos e compartilhamos reforça ou desconstrói a persona que criamos para nós mesmos ou nossas marcas.

Que valores você tem buscado comunicar através de sua estratégia digital? Apenas conseguir mais alcance ou curtidas, ou, de fato, construir uma rede de relacionamento e conhecimentos compartilhados?

Lendo sobre influenciadores digitais e assistindo a um documentário, questionei-me qual deve ser o maior objetivo de uma marca ao começar a produzir conteúdo e fazer um planejamento: buscar relevância ou influência?

A estudiosa Raquel Recuero explica que ‘a popularidade é um valor relacionado à audiência, que é também facilitada nas redes sociais na Internet’. Será que ter popularidade nas redes significa que sua marca se tornou relevante? Será que ter influência mostra o quanto seu nome tem reputação e o que você escreve e produz é relevante?

Uma ideia interessante que Recuero apresenta é que a relevância está relacionada à proposição de um valor dentro da rede social. Ela explica que ‘um nó mais centralizado na rede é mais popular, porque há mais pessoas conectadas a ele e, por conseguinte, esse nó poderá ter uma capacidade de influência mais forte que outros nós na mesma rede’. E aí vem um novo conceito, a influência.

Será que todo influenciador digital é, de fato, relevante e influente? Acredito que a influência esteja diretamente relacionada à autoridade que se tem em determinado assunto ou tema. Para que uma marca realmente faça a diferença e se torne conhecida e valorizada por seus públicos estratégicos, ela precisa saber ouvir, compartilhar e dar espaço para que os leitores/consumidores interajam e contribuam. Afinal, o público tem insights valiosos que podem trazer melhorias para produtos, serviços e processos.

O que sua empresa tem buscado? Relevância ou influência?