Regulamentação das redes sociais. Por Por Cinthia Flôres.

Regulamentar o quê? As fake news, os discursos de ódio?

Sou obrigada a dizer “pelo amor de Deus”.

O mundo aqui fora está cheio de fake news. Exemplifico: o preço de um carro zero, sim, um carro zero. Ah… vai me desculpar… entre um carro zero e um semi-novo eu quero um zero km. O preço de uma casa nova? Deveria ser digno eu fazer minha casa sem precisar usar meu FGTS, sem precisar fazer financiamento. Receber meu dinheiro de trabalhadora no final de cada mês e ir pagando minha casa. Do preço do cigarro nunca vi ninguém reclamar, e olha que as imagens de pessoas doentes por fumarem expostas em cada embalagem não são fake news, mas os fumantes não dão bola.

Os discursos de ódio… eu não sei por que o ódio não deve ser exposto, o que as pessoas tem contra a manifestação deste sentimento?

Odiamos a guerra Rússia X Ucrânia. Por que não param com ela? Odiamos o que estão fazendo com os índios Yanomami no Brasil. Sim, odiamos. Deixem-nos expor isto nas redes sociais. A rede do ódio pode gerar ação, alguém pode nos ouvir, alguma autoridade competente e transformar o ódio em um gesto de pacificação.

Deixem-nos nos expor nas redes sociais. Sim, os ignorantes estão ali, assim como os burros e os inteligentes. Mas, vejam que interessante: ignorar é de quem ignora, nós não sabemos tudo de tudo, sempre ignoraremos algo. Os burros irão aprender, sim, burros aprendem, dêem-lhes uma chance e se surpreenderão. Quem não teve seu dia de total burrice? E os inteligentes, se forem regidos pela moral, seguirão na construção do coletivo sem se sentirem ofendidos.

É, as redes sociais estão aí. Deixem-nas livres. Os filtros podem ser acionados. Somos seres humanos racionais cheios de emoções, sentimentos. Se não matarmos e não nos matarmos, viva a liberdade das redes, é um direito agora conquistado, nunca pode ser uma censura. Temos escolha, a serenidade.

Cinthia Flôres é relações-públicas (2076/RS/SC) pela Feevale, tem experiência em planejamento e realização de eventos internos e externos, assessoria de imprensa, relações públicas, vendas, magistério, coordenação de equipes, atendimentos a clientes pessoa física e jurídica, relações governamentais e comunicação corporativa/institucional.