Os economistas - John Stuart Mill, Peter Singer e a Economia Solidária. Por Isabella Van der Laan.

Este artigo resulta da pesquisa decorrente do pensamento de Stuart Mill, Peter Singer e a relação com o cooperativismo – que é muito presente na sociedade atual após a severa crise de 2008.

John Stuart Mill acreditava que a sociedade, gradual e espontaneamente, caminharia em direção a uma sociedade de cooperativas, em que a economia solidaria se faria presente. Nos tempos atuais, encontramos vários exemplos que são inspirados nesse modelo social, como empresas cooperadas, sites de caronas, sites em que proprietários propõem serviços em troca de outros serviços, e até troca de residências durante as férias. Em pleno século 21, em meio a grandes externalidades, o ser humano vem buscando alternativas de cooperação para fazer face a novas transformações.

E por fim explicarei sucintamente como esta economia solidaria se estabelece, ou seja como ganha força em meio a este capitalismo selvagem no qual vivemos.

Leia a íntegra.

Isabella Van der Laan é economista, especialista em operações de comércio exterior e investidora. Iniciou os estudos de Economia na Universidade Federal de Ouro Preto e efetuou parte dos estudos na Universidade do Porto, Portugal. Especializou-se em operações de comércio exterior na escola de comércio francesa ENACO.