O jornalismo e sua importância. Por Sorayah Câmara.

Share Button

Os meios de comunicação estão além de uma questão de produção de notícias simplesmente, pois há uma responsabilidade social no momento em que a informação é transmitida.

Leitores, espectadores, ouvintes e internautas devem ser respeitados, assim como, também, a própria imagem dos veículos – por meio do domínio do uso da linguagem que é o instrumento de todo jornalista, a todo momento.

Assim sendo, o jornalista deve escrever bem, com competência, responsabilidade e, acima de tudo, com ética – que é a essência que deve nortear o trabalho jornalístico. Portanto, o exercício do jornalismo deve ter um compromisso com a verdade e com o público. A função social do jornalista deve ser preservada em detrimento de informação sem relevância que nada acrescenta a um trabalho exercido com ética.

O jornalismo responsável deve incomodar e trazer à tona uma reflexão sobre aspectos importantes na sociedade, reconhecendo, assim, a liberdade de imprensa como consequência do Estado Democrático de Direito. Vale lembrar a máxima do jornalista e escritor George Orwell: ‘Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade’.

Sorayah Câmara é escritora, advogada e comunicóloga.

2 respostas para “O jornalismo e sua importância. Por Sorayah Câmara.”

  1. Soraya é uma joia seu texto,concordo plenamente,o jornalismo é o quarto poder mais importante no País,e como tal,tem o dever de ser,honrado,digno,e verdadeiro em suas informações. Parabéns por sua visão límpida,e clara, sobre a questão jornalística.

  2. Sorayah Câmars disse:

    Doroty Dimolitsas. Muito obrigada por sua opinião e reconhecimento da minha visão jornalística.
    Sorayah Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *