O Instagram está em declínio? Por Isabella Pinheiro.

Muitas pessoas me perguntam se o Instagram está em declínio. Partindo do pressuposto que nós, brasileiros, adoramos redes sociais e que já migramos por várias plataformas com o passar dos anos (começamos nos primórdios pelo bate-papo da UOL, depois migramos para o Orkut e, logo após, para o Facebook), não se pode descartar essa hipótese. Com base nessas transições de redes, o Facebook, aproveitando a deixa do mercado e prestes a acompanhar mais uma migração dos usuários, em 2012 comprou o Instagram e começou a utilizar estratégias mais comerciais para essa rede.

Se o Instagram irá acabar um dia ou se está em declínio, ainda é uma grande incógnita, porque temos o TikTok chegando com tudo.

‘O TikTok já é o terceiro aplicativo mais baixado do planeta’.

Sua base de usuários é formada pelas gerações Z e ALPHA; eles estão migrando para o TikTok. Os grandes players que existem no mercado, como o Google e o grupo Facebook, sempre quando surge uma empresa nova, tentam comprar ou buscam ter inspirações para trazer as funcionalidades dos seus concorrentes para seus aplicativos.

Um bom exemplo disso é do próprio Instagram – que fez uma adaptação da estratégia do Snapchat nos seus stories e, inspirado no TikTok, lançou o efeito ‘cenas’ no final do ano passado.

Isso faz com que essas marcas façam aquisições e continuem se sustentando e permanecendo grandes no mercado. De fato, ainda teremos o Instagram por alguns anos, porém quanto mais a concorrência atualizar, ele também passará por adaptações nas suas funcionalidades de acordo com as demandas do mercado ou poderá trazer mais inovações para se sustentar.

O conselho que dou é que você continue fazendo estratégias em seu Instagram, mas não foque apenas nele! Explore outros canais e não dependa de apenas um.Você depende apenas do Instagram para divulgar sua empresa ou serviço?

LINK para a imagem – https://www.pexels.com/pt-br/foto/abstrair-abstrato-alerta-arte-2694434/

Isabella Pinheiro é analista de Marketing e gerente de Mídias Sociais.

@isaumagarota