NOVA ARTICULISTA: Letícia Ribeiro - Nossa entrada no 'digital'.

Share Button

Olá! Sou Letícia Ribeiro, uma profissional apaixonada por conexões e comunicação!

Atualmente muito se fala no ambiente corporativo sobre transformação digital, inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras possibilidades de comunicação. E como profissional da área entendo a necessidade dessas discussões, mas também me questiono sobre os limites dessa jornada, já que os pilares principais do nosso trabalho são as pessoas!

Com a massificação de produtores de conteúdo, entendo que a comunicação institucional precisa ser muito além do que uma presença de marca em canais de divulgação, ela precisa gerar conexão com seu público.

A tecnologia precisa ser um meio facilitador para que essa conexão aconteça, mas nunca um limitador! Quem me acompanhar por aqui verá o quanto carrego em meus projetos profissionais essa essência.

O ser humano é por natureza um ser social, por isso é alarmante essa possibilidade de deixar de lado a sua capacidade criativa por conta dessas mudanças, já que é um fato o modo como as tecnologias estão alterando a forma de as pessoas se comunicarem e se informarem.

Existem estudos que mostram que a forma mais avançada de comunicação se consolidará na próxima década por meio da Interface Cérebro Computador (*) ou BCI (Brain Computer Interface), o qual permitirá que o ser humano conecte sua mente ao computador e vice-versa, permitindo uma ligação mais íntima de comunicação. E não para por aí! Essa interface também estabelecerá uma comunicação direta com o cérebro de outra pessoa, tornando possível, inclusive, compreender os sentimentos e pensamentos daquele com quem se está comunicando.

Tudo isso é incrível, mostra a evolução e capacidade do ser humano de desvendar novos caminhos, mas volto ao ponto inicial: conexão, olho no olho, sentimento! Nossa missão como profissionais de comunicação é desafiadora e vai além desse novo comportamento humano por conta das transformações tecnológicas. Acredito que esse desafio reflete o que Schopenhauer escreveu: ‘Importante não é ver o que ninguém nunca viu mas, sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê’.

(*) Fonte: https://www.projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-brain-computer-interface-bci/

Letícia Ribeiro por ela mesma: é muito chato ser óbvia demais; por isso busco ver e mostrar cada detalhe da vida de uma forma leve e criativa. Sou uma aprendiz, sonhadora e apaixonada em capacitar, inspirar e se conectar com pessoas. Especialista em Comunicação e Marketing pela FMU e formada em Comunicação Social/RTV, atualmente coordeno o time de Marketing Institucional e Comunicação Corporativa em uma indústria farmacêutica.

2 respostas para “NOVA ARTICULISTA: Letícia Ribeiro – Nossa entrada no ‘digital’.”

  1. Anderson Querido disse:

    Excelente artigo Letícia. Claro e direto!

  2. Maria Cicera Laureano disse:

    Cada vez mais a necessidade de uma transmissão diferente, que matéria a sua hein.. desde já sucesso.🙌♥️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *