Canal de comunicação mais relevante nas empresas: liderança.

”O importante é saber liderar, eu preciso ter mais conhecimento técnico que meu time para saber mandar, o resto o ‘RH’ dá um jeito”, disse aquele para quem serve a carapuça de chefe desatualizado.

Muitas pessoas competentes, inteligentes, bem-preparadas, pós-graduadas, simpáticas, ‘gente boa’, ou nem tanto, estão subindo degraus em suas carreiras e conquistando cargos de gestão, liderando equipes, sem saber que uma das suas principais funções é ser um facilitador da comunicação. A comunicação, clara, assertiva, ‘não-violenta’, é premissa básica para um bom líder, mas muitos não perceberam isso.

Em pesquisa divulgada recentemente pela @SocialBase, sobre Tendências de Comunicação Interna nas empresas brasileiras em 2020, ficou muito claro esse protagonismo dos líderes como sendo o ‘canal’ de comunicação de maior confiança dentro das empresas.

Cerca de 550 profissionais de comunicação, de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, responderam à pesquisa que apontou que a comunicação interpessoal é vista como a mais relevante dentro da corporação e os gestores diretos são citados por 95% dos entrevistados como os principais agentes de comunicação da empresa. A alta liderança e os colegas multiplicadores também ganham destaque na preferência dos funcionários, mas o bom e velho chefe imediato ainda é aquele para quem queremos contar nossas dores, ouvir os feedbacks e receber as informações depois que ele (ela, cada vez mais) saiu da reunião com a alta direção da empresa.

Saber ‘cascatear’ as mensagens estratégicas, manter o clima de transparência e garantir que a rádio-peão não tenha audiência são importantes atribuições do líder contemporâneo. Se ele não sabe como fazer, pode pedir ajuda do pessoal do ‘RH’, da Comunicação, deve fazer cursos, se inscrever em treinamentos, devorar livros, mas vai ter que praticar, encontrar uma forma de fazer acontecer.

Os comunicadores atentos que responderam à pesquisa reconhecem que engajar as lideranças como principais comunicadores no ambiente corporativo ainda é o maior desafio para este ano.

Sucesso para todos nós nesta grande empreitada!

Deborah Sousa é jornalista formada e especialista com MBA em Gestão da Comunicação Organizacional.