Os economistas - Krugman, Obsfelt e Melitz. Por Isabella Van der Laan.

Share Button

O texto deste mês de fevereiro tem como objetivo explicar quais são os pilares das novas teorias do comercio internacional. Paul Krugman, Nobel de economia em 2008 por explicar as causas e os efeitos da grande crise em ‘W’, em 2008, é um grande economista e ele é responsável por grandes contribuições ao pensamento econômico.

Atualmente, o Brasil tem enfrentado polêmicas em se tratando das politicas de comércio internacional. Sobretudo no que se refere a politicas de aglomeração e Mercosul. Este artigo procura explicar, segundo as definições de Krugman, Obsfelt e Melitz, nos três primeiros capítulos do livro ‘Economia Internacional’, quais são as novas definições quando falamos sobre comércio internacional. Estas definições teóricas são fundamentais para uma análise e uma crítica contemporânea sobre o que vem ocorrendo no Brasil e no mundo.

Leia a íntegra.

Isabella Van der Laan é economista, especialista em operações de comércio exterior e investidora. Iniciou os estudos de Economia na Universidade Federal de Ouro Preto e efetuou parte dos estudos na Universidade do Porto, Portugal. Especializou-se em operações de comércio exterior na escola de comércio francesa ENACO.