Arte + Comunicação = uma combinação perfeita. Por Camila Correia.

Arte é uma junção. Não é feita de um, mas de múltiplos elementos, podendo ser composta por textos e imagens ou somente por um dos dois. Pode se manifestar de inúmeras maneiras, resumindo, é uma forma de expressão. A comunicação, por outro lado, também é uma forma de expressão, é como interagimos com o externo. Ela pode ser falada, gesticulada e escrita. Assim como a arte, é como nos conectamos com o mundo, e principalmente, com as pessoas. Pode-se dizer que a arte anda de mãos dadas com a comunicação, que uma completa a outra.

Com essa dupla dentro da publicidade e propaganda, conseguimos duas ferramentas incríveis, capazes de persuadir e fazer com que as pessoas mudem de ideia ou até mesmo de hábito. Um exemplo disso é a arte abaixo.

Para quem não fuma, ela serve para reforçar a ideia de quão prejudicial é o fumo, agora para quem é fumante, ela serve como aviso. É como se dissesse: ‘Hei, você aí, que está com um cigarro na mão, cuidado, você está em perigo!’.

Para provar como a arte pode ser ‘camaleoa’, se adaptar, trago outro exemplo. É a mesma arte que está acima, só que aqui ela está em forma de vídeo.

Quando animamos a arte e acrescentamos áudio, ela se torna ainda mais poderosa. E agora, o que antes era um aviso aos fumantes, se torna uma sentença: ‘Pare imediatamente, antes que seja tarde’, e para quem não é, a mensagem é clara, ‘Se quer viver, nem comece’. Com isso, há uma possibilidade de quem fuma mudar o seu hábito e parar, ou reduzir o fumo, porque o emocional está envolvido, e quem não é fumante, passa a ser persuadido a continuar assim.

Camila Correia é publicitária de formação e artista por vocação, trabalhando atualmente com ilustração. Seu trabalho já foi exposto em eventos, websites, feiras e livros. Atualmente a arte faz parte integral do seu dia, assim como a fotografia, que vem como um hobby.