A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Coluna

A importância de uma boa comunicação com stakeholders. Por Andrea Yaghdjian.

21.05.2020
OCI
Quem são os stakeholders? Stakeholders são comumente definidos como os indivíduos, organizações ou grupos de interesse que influenciam ou são influenciados pelas estratégias de uma determinada organização. (FREEMANN, 1984 apud SCHRÖDER; MELLO, 2010). Donaldson e Preston (1995 apud SCHRÖDER; MELLO, 2010) apontam que ‘o público interessado em uma organização se constitui de investidores, governo, grupos […]
mais
Coluna

SUA IMAGEM, SUA ESSÊNCIA - Que tipo de crenças sustentam a sua marca pessoal? Por Patricia Gonzalez.

20.05.2020
OCI
Iniciarei este texto de forma diferente. Em vez de uma afirmação, farei uma pergunta desafiadora: que imagem você tem a seu respeito? Mas, nada de economia nas respostas. O desafio está em ir além da simples descrição de traços físicos. Aprofunde-se em relatar aspectos psicológicos, imperfeições, habilidades, forças, pontos sensíveis, talentos e limitações. Vá fundo […]
mais
Coluna

Reuniões remotas: como gerir as interações em videoconferências e aulas ao vivo para que elas sejam eficientes. Por Letícia Araújo.

19.05.2020
OCI
A necessidade de distanciamento social trouxe consigo uma nova realidade laboral para muitos trabalhadores. Aqueles que puderam ficar em casa experimentaram uma nova rotina que somente alguns profissionais já haviam vivenciado: o home office. O mesmo se deu com aqueles estudantes da modalidade presencial de todas as idades com o ensino remoto emergencial.  É bem […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Mariana Cepeda de Mendonça - Violência doméstica em meio à COVID-19 – e o que empresas e influenciadoras poderiam estar fazendo.

17.05.2020
OCI
A quarentena não tem sido fácil para ninguém, mas, para as mulheres, ela se tornou um desafio duplo. A pandemia do coronavírus fortaleceu uma outra pandemia que enfrentamos há muito mais tempo: a da violência doméstica. Mais de um terço das mulheres no país já foram afetadas por ela. Um estudo realizado pelo Instituto de […]
mais
Coluna

A ERA DA COMUNICAÇÃO IMEDIÁTICA - 'Media training' e coronavírus. Por Juliana Müller.

12.05.2020
OCI
Estive pensando sobre a relevância de comunicar bem qualquer informação, principalmente quando se é porta-voz de uma empresa, entidade ou governo. Aliás, tentando não me posicionar criticamente, no caso do nosso representante maior da democracia brasileira, sinto que a situação é alarmante. Como relações-públicas me pergunto até que ponto é legítimo o posicionamento de um […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Fernanda Campos - Contributos da educação para o desenvolvimento de competências comunicativas.

08.05.2020
OCI
Vivemos numa era digital assentada na informação, nas redes, nas conexões, nos hiperlinks e na cibercultura em que as produção midiáticas são plurais e multimodais. Hoje, qualquer um, com acesso recursos tecnológicos de informação e comunicação, pode criar, publicar e partilhar conteúdos com milhares de pessoas. São incontáveis os canais de comunicação. A informação está […]
mais
Coluna

LIDE COM ESSA - O papel (fundamental) da comunicação na Gestão de Mudanças. Por Ana Luísa Amore.

07.05.2020
OCI
Basta abrir uma rede social para começar a ser bombardeado com links como… ‘O que fazer para…’; ‘Como desenvolver…’; ‘Dicas para conseguir…’; ‘Após a Covid-19, como será…?’; ‘Aprenda…’; ‘Assista hoje a live de…’. Os temas são os mais diversos possíveis, desde dicas para organizar a casa até ações para engajamento de equipes à distância. Mesmo […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Mariah Eduarda Colombo - Jornalismo e a identidade das estatísticas.

05.05.2020
OCI
Há alguns meses recebi o convite para uma colaboração junto ao Observatório da Comunicação Institucional. Agora finalmente estreio a minha contribuição ao portal, que contará com meus textos na primeira terça-feira de cada mês. Aqui tratarei sobre comunicação popular, educomunicação, responsabilidade de imprensa, artes, e outros assuntos os quais me interessam e tangem o jornalismo. […]
mais
Coluna

SUA IMAGEM, SUA ESSÊNCIA - Três reflexões sobre gestão de marca e autorresponsabilidade. Por Patricia Gonzalez.

05.05.2020
OCI
É fato que estamos atravessando uma revolução na forma como nos comunicamos com o mundo. Na medida em que tivemos que adotar novos hábitos e comportamentos, nos transformamos em seres mais conectados, bem informados, engajados e conscientes como consumidores de marcas e como marcas a serem consumidas. Passamos nossos antigos modelos de relacionamento a limpo, […]
mais
Artigo

Coronavírus e monetização de 'live shows'. Por Isabela Marchesani, com contribuições de Lídia Ferreira.

03.05.2020
OCI
Nesse momento em que o Coronavírus nos condiciona ao isolamento social, a internet e as redes sociais têm sido instrumentos fundamentais para que possamos continuar a levar a vida, ainda que de maneira incerta. Seguimos transformando relações íntimas, familiares, profissionais e sociais. Com a orientação da OMS para que qualquer tipo de aglomeração de pessoas […]
mais
Clipping

O que são 'brandtechs' e o que elas ensinam sobre resiliência.

30.04.2020
OCI
Deu anteontem no Meio & Mensagem, na matéria de Luiz Gustavo Pacete: Crise gerada pela pandemia acelera integração entre marketing e performance como ilustram Rappi, Stone, Creditas, Amaro, PicPay, OLX, Original e 99. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/04/28/o-que-sao-brandtechs-e-o-que-elas-ensinam-sobre-resiliencia.html?adtagid=3100901FDA33D6194B71D76BAAC41848 Imagem: Meio & Mensagem.
mais
Coluna

Escondidos pela tempestade perfeita: áreas que sofrem os impactos das múltiplas crises do país fora do olho do furacão. Por Bruna Cataldo.

30.04.2020
OCI
Na última semana tem sido comum referenciar a situação atual do Brasil como sendo uma ‘tempestade perfeita’, expressão usada quando uma situação já não favorável torna-se desastrosa por conta do surgimento de uma rara combinação de fatores simultâneos. Leia a íntegra. – Bruna Cataldo é economista pela UFRJ e mestre e doutoranda em Economia pela […]
mais
Análise

'Fake News', robôs, perfis falsos, fazendas de 'clicks', tias do WhatsApp.

29.04.2020
Marcondes Neto
Impressiona-me a insistência da imprensa em tomar partido – também – nessas questões. E insistência incompetente. Acompanhada das bravatas já proferidas por pelo menos quatro integrantes do complexo TSE-STF, tais como “… dependendo… podemos anular o resultado das eleições…”, ou “… e… vamos acabar com as fake news…“. Vende-se clicks e perfis falsos no Brasil […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Joema Carvalho - Sobre sustentabilidade.

27.04.2020
OCI
A dinâmica de um ambiente natural é baseada na taxa de mortalidade e recrutamento, relacionada diretamente às competições intraespecíficas (entre indivíduos da mesma espécie) e interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes) por recursos como nutrientes, água, luz e espaço, dentro de uma condição ambiental específica. Estas competições mantêm o equilíbrio da população de uma determinada […]
mais
Artigo

LGPD entrará em vigor a partir de agosto de 2020. A lei promete mais segurança para quem usa a internet. Por Bruno Faigle.

26.04.2020
OCI
A Lei Geral de Proteção de Dados, que irá otimizar a segurança de consumidores em relação às suas informações pessoais, entrará em vigor a partir da segunda quinzena de agosto de 2020. A ideia surgiu da preocupação com o uso indevido e abusivo de dados pessoais, sigilosos e privados, geralmente captados através de aplicativos, redes […]
mais
Clipping

Sorrell: 'Segundo semestre será um banho de sangue'.

25.04.2020
OCI
Deu anteontem no Meio & Mensagem: Em entrevista ao ‘The Drum’, chairman da ‘S4 Capital’ enxerga potencial de recuperação na área de fusões e aquisições no segundo semestre. Martin Sorrell: ‘As companhias que estavam flertando com a disrupção digital terão de se preparar’. Imagem: David Paul Morris / Bloomberg. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/04/23/sorrell-segundo-semestre-sera-um-banho-de-sangue.html?adtagid=3100901FDA33D6194B71D76BAAC41848
mais
Coluna

ENTRE GERAÇÕES - Os cinco pilares das relações 'humanas' no ambiente laboral.

25.04.2020
Solange Vilella
Relacionamento, Reconhecimento, Humanidade, Reciprocidade e Transparência. Segundo a Wikipedia, um relacionamento interpessoal é uma associação ou conhecimento forte, profundo ou próximo entre duas ou mais pessoas, que pode variar de breve a duradouro. O contexto pode variar de relações familiares ou de parentesco, amizade, casamento, relações com colegas, trabalho, clubes, bairros e locais de culto. […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Rosane Gonçalves - Marketing, criatividade e empreendedorismo.

24.04.2020
OCI
Se o propósito do Observatório da Comunicação Institucional é ‘organizações melhores para um mundo melhor’, minha identificação é imediata, uma vez que precisamos imensamente de pessoas que trabalhem em prol da transformação que queremos ver no mundo! A convite deste Observatório da Comunicação Institucional, muito bem representado pelo professor Manoel Marcondes Neto, passo a integrar […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Jéssica Michellin - Contar histórias ('storytelling') como estratégia de 'branding' no Turismo.

23.04.2020
OCI
No contexto atual da era digital, a comunicação é rápida, interativa e imprevisível, exigindo que as empresas vejam o mercado de maneira holística e se adaptem às necessidades de seus consumidores. Neste sentido, as marcas devem utilizar diferentes estratégias de comunicação, principalmente no ambiente digital, para um branding (gerenciamento de uma marca) eficiente. No caso […]
mais