Quando eu era mais nova, eu vivia me perguntando como eu poderia ser mais criativa e escrever textos de forma mais leve. Com o passar de alguns anos, percebi que a criatividade está dentro de nós e eu nunca me considerei uma pessoa criativa, sempre me pautei que eu era movida muito mais pela razão e, por isso, usar esse tipo de escrita era um desafio.
Hoje tenho a certeza que podemos desenvolver essa habilidade dentro de nós. Eu consegui quando entendi que já estava aqui em mim, bastava colocar em prática para passar a ser um hábito.
O que é?
A escrita criativa está englobada na produção de conteúdos, de forma que o leitor se prenda na leitura do seu texto e acompanhe você e sua marca. Deixar formas engessadas para trás e criar textos com um enredo cativante. Quando essa técnica é usada nos negócios, você consegue se colocar em destaque no meio do oceano.
Como desenvolver?
Separei alguns passos que facilitam no desenvolvimento da escrita criativa:
1. Defina os objetivos
Crie uma proposta sobre o seu conteúdo. Pense no que e em quem você quer alcançar com o seu texto.
2. Crie um repertório
Liste seus conhecimentos, histórias, análises, livros e tudo mais que tiver na sua bagagem, e que você poderá compartilhar no seu negócio. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas.
3. Estruture suas ideias
É preciso organização e disciplina. Coloque, no papel ou computador, todos os itens que são importantes para você falar e como eles se relacionam.
Aqui é como se você criasse um esqueleto do que quer escrever no seu artigo ou post. E também você deixa claro os tópicos, para organizar em: começo, meio e fim.
4. Não espere a inspiração
Coloque a mão na massa, faça pesquisas on-line, veja outros mercados, concorrentes, parceiros e não espere a inspiração chegar.
Criatividade é inspiração com concentração somadas à motivação. Por isso, corra atrás do seu momento ideal.
Mais dicas:
– Fale com pessoas e grupos;
– Leia sobre temas diferentes;
– Veja filmes e séries;
– Saia da sua zona de conforto e deixe fluir.
Anote suas ideias
Eu tenho um caderninho sempre comigo e anoto qualquer ideia que passa na minha cabeça, assim como também um ‘bloco de anotações’ no celular – onde posso escrever e consultar.
Cultive esse hábito e registre suas ideias, mesmo que naquele momento ela seja ilógica. Um dia ela pode fazer sentido e você produzir um conteúdo criativo, utilizando-a.
Não perca o foco
Tenha sempre em mente o seu público, a sua persona, para que seus conteúdos sejam direcionados para as necessidades dele, fazendo uso da sua experiência até o presente momento. É assim que fazemos conexão com o leitor, falando o que ele quer ouvir, mas contando a uma história de forma inovadora e criativa.
Se desafie e comece a praticar agora mesmo!
Em breve trarei novidades sobre a Escrita Criativa e o workshop que estou preparando com esse assunto.
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Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt