VIÉS HUMANO NA ERA DIGITAL - Liberte seu espírito empreendedor na crise.

A primeira sensação que temos quando ouvimos a palavra ‘crise’ certamente não é boa. Historicamente ela vem acompanhada de diversos sentimentos negativos que remetem à perda, recessão, desemprego, dívidas. Sabemos bem, o mundo já viveu algumas delas e foram suficientes para abalar qualquer nação.

Mas te convido a pensar um pouco fora da caixa. Apenas neste momento, tente ter um outro olhar neste artigo. Um olhar positivo, por que não?

Sem querer lhe despertar uma síndrome de Poliana (do ‘Polianismo’ ou tendência à positividade), acredito genuinamente que cada situação tem – ao menos – dois lados. Normalmente as coisas se tornam mais leves se tentarmos enxergar o copo meio-cheio, buscando entender o que podemos aprender com tudo aquilo e como essa situação nos ajudará a evoluir.

Muito temos ouvido sobre o ‘novo normal’. Assim que a curva de contágio versus mortes baixar, assim que um remédio ou até uma vacina contra a Covid-19 aparecer, as pessoas poderão sim voltar a circular nos lugares. Mas uma coisa é certa: nada será como antes.

Certamente você, assim como eu, tem se surpreendido o quanto é possível ficar meses sem comprar uma roupa nova, sem gastar dinheiro em objetos supérfluos, nem ir a restaurantes novos toda semana. Deve ter percebido o quanto você é sim capaz de cozinhar bem, o quão confortável e segura pode ser sua casa, seu sofá, e como a vida passava tão rápido que você não prestava atenção em coisas simples, como a cor dos olhos do seu parceiro ou a risada gostosa dos seus filhos.

É um caminho sem volta, mudamos, e os negócios mudarão também – se já não mudaram à forceps.

Semana passada estava conversando com um cliente que me contava sua experiência de compra numa loja on-line de temperos:

– Eu costumava comprar na mercearia da rua de casa. Ia lá quase toda semana, mas eles fecharam por conta da Covid-19. Aí achei uma loja on-line de mil temperos que fica no Rio Grande do Sul. Uma experiência ótima no site, foram super-rápidos no atendimento, tiraram dúvidas e me entregaram em casa em apenas 2 dias.

Agora eu te pergunto:

– Quais as chances dele continuar pedindo nessa loja on-line e receber no conforto de sua casa ou voltar a comprar na mercearia, que muito provavelmente nem voltará a abrir?

O que aconteceu nesse cenário é que a lojinha de temperos do Sul se reinventou, usou a tecnologia a seu favor, fez um belo trabalho de Google Adwords e achou um cliente que gostou da experiência. A outra não enxergou a saída, talvez pessimista, ficou lá esperando a quarentena acabar, talvez esbravejou contra o Governador ou contra a mídia achando tudo isso um exagero e não percebeu que o bonde da oportunidade estava passando.

Por isso, destaco aqui o título desse artigo ‘Liberte seu espírito empreendedor na crise’. Veja as oportunidades de crescimento do seu negócio em meio a essa crise ao invés de chorar pelo leite derramado. A tecnologia é exponencial, a sociedade mudou e o consumo terá que se adaptar.

Aliás, ‘falando’ em chorar e relembrando a máxima de que ‘há quem chore e quem venda lenços’, vi que a Ambev criou uma campanha sensacional destinando R$ 110 milhões ao plano de combate à pandemia, além de transformar fábricas de bebida em linhas de produção de álcool em gel e de máscaras de proteção. Ou seja, eles pensaram além, enxergaram alguma oportunidade em meio ao caos e continuam vendendo e fidelizando clientes.

E você? Como é que vai lidar com essa pandemia e a iminente crise econômica? Prefere reclamar ou enxergar o cenário como um bom empreendedor, que arregaça as mangas, mapeia suas forças, fraquezas, analisa seus recursos e vai em frente a caminho de uma nova realidade?

Importante notar que empreendedorismo pode ser uma forma de pensar, um modo de vida, a forma como você vê o mundo.

Você não precisa efetivamente ter uma empresa para ter características empreendedoras. No final, é sobre como você vai se adaptar a esta nova realidade, o quão flexível e inovador você pode ser para enfrentar este desafio.

Não tem certo nem errado. É uma questão de escolha.

Juliana Burza atua no ecossistema de inovação e tecnologia, apoiando empresas a estarem à frente da Transformação Digital. Mentora, ghostwriter e especialista em personal branding no LinkedIn. Escreve a coluna VIÉS HUMANO NA ERA DIGITAL no portal OCI e é membro do Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Mundo Digital e Master Mentoring).