HOJE é o Dia Internacional da nossa Língua Portuguesa. Cléo Busatto.

Idioma mais falado no Hemisfério Sul, e, no planeta, por mais de 265 milhões de pessoas, a Língua Portuguesa tem uma data mundial para celebrar sua importância cultural e promover a aproximação entre os povos. É nesta terça-feira, dia 5, que se comemora o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Escritores como Olavo Bilac e Clarice Lispector já renderam homenagens à Língua Portuguesa. Por todo o mundo, algumas iniciativas visam promover o Português como língua de herança. A escritora curitibana Cléo Busatto é uma destas promotoras.

A autora tem 25 obras publicadas e mais de 300 mil livros vendidos, que fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, tais como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Em 2016, seu livro ‘A fofa do terceiro andar’ foi finalista no Prêmio Jabuti – categoria juvenil. E já contou histórias para mais de 150 mil pessoas, no Brasil e exterior. Também produziu e narrou histórias no meio digital, resultado de uma pesquisa que originou 5 mídias e 3 livros.

Cléo Busatto é Mestre em Teoria Literária pela UFSC.