5 dicas mais simples de como escrever bem. Por Jacqueline Oliveira.

Escrever é uma das coisas mais criativas do mundo. Talvez você pense: ‘Lascou! Não escrevo bem e nem sou criativo’. Se sua resposta foi essa, continue lendo para conhecer as 5 dicas mais simples de como escrever bem.

Antes de aprofundarmos neste conteúdo entenda que, independentemente da sua idade ou campo de atuação, escrever bem é uma habilidade necessária.

Ser criativo também é uma habilidade mais simples do que você pensa. Segundo o professor de criatividade Murilo Gun, ‘criatividade é a imaginação aplicada para resolver um problema’ e toda pessoa é capaz de imaginar, ou seja, de criar imagens. Logo, você é criativo.

O que falta em você talvez seja hard work, ou seja, estudo e treino para desenvolver essas competências. Agora, vamos ao que eu vim compartilhar aqui:

1. Conteúdo

Na hora de escrever pense no objetivo do texto, qual a mensagem principal. Encontre o que você tem a dizer e o que é necessário dizer.

Pensar nas perguntas que o leitor faria também pode ser muito útil. Pense no seguinte: quais perguntas precisam ser respondidas para que o leitor compreenda, completamente, sua mensagem?

Essa dica #1 serve para qualquer conteúdo, desde cartas a tratados, obras literárias, artigos na internet e outros documentos.

2. Concisão

O desafio é: diga tudo com o menor número de palavras possível. Este exercício fará você pensar no que precisa dizer e, mais importante, ser breve.

Respeite o tempo do leitor.

3. Clareza

Se você quer ser compreendido precisa ter clareza.

Não existe ‘escrever bem’. Existe escrever de forma clara. Mais do que isso, escrever é um ato de se comunicar. Ou seja, estabelecer uma comunicação com o outro.

4. Humanidade

Ao escrever, ou falar, seja pessoal. Coloque a sua essência.

E, se for possível, escolha uma linguagem neutra de gênero visando uma comunicação mais inclusiva, respeitosa e abrangente.

5. Ler

Essa dica é bastante óbvia, é verdade, mas quanto mais você ler, melhor escritor será.

Como diria o jornalista Pedro Bial ‘um escritor se forma lendo’. Para tal, descubra o melhor horário para ler (horário de almoço, a caminho do trabalho, antes de dormir etc.) e torne um hábito.

Qual dessas dicas achou mais útil? Vamos praticar em 2020?

Jacqueline Oliveira, por ela mesma: a paixão me mantém em movimento – marketing digital, empreendedorismo, planejamento on life, inbound marketing, engagement, criatividade e inovação. Graduada em Jornalismo com especialização em comunicação empresarial, marketing digital e certificação em inbound marketing. ‘In God we trust. All other must bring data’.