NOVA COLUNISTA: Ana Luísa Amore - Para lidar com os desafios da comunicação institucional.

Desligar o despertador, ler as mensagens no WhatsApp, checar o e-mail, abrir o Twitter, o Instagram e o Facebook, ver um ou dez stories, rolar o feed e ver mais outras três ou dez publicações, ler as principais chamadas do dia no aplicativo do seu veículo de comunicação preferido. Levantar. Repetir essa sequência por, no mínimo, três vezes ao longo do dia. Felizmente ou infelizmente essa rotina não é exclusividade minha e arrisco a dizer que, para nós, profissionais da comunicação, ela é ainda mais comum. O resultado? Uma perigosa overdose de informação.

O perigo está no desvio do foco que cada um teria no seu dia, e na dificuldade de acharmos e consumirmos conteúdos realmente relevantes para o trabalho (e para a vida, também). Em meio a tantos portais, textos, matérias, blogs, podcasts, vídeos e mensagens, ter o portal O.C.I. como um espaço para discussões, análises e reflexões sobre a comunicação no contexto das organizações é mesmo um privilégio, e receber o convite para ser colunista é uma honra e um desafio – aceito com muita satisfação.

Quantas vezes já tivemos dúvidas sobre a melhor forma de lidar com uma determinada situação ou tivemos a vontade de compartilhar experiências e histórias – boas ou não – do nosso universo de atuação? Se enxergarmos as organizações como atores sociais de ampla abrangência e significado, que incorporam variáveis sociológicas, discursivas, políticas, culturais e filosóficas, veremos que ainda há muito o que aprender e discutir.

Para agregar nas discussões e reflexões profissionais e acadêmicas, abro hoje o meu espaço – ‘Lide com essa’. Neste primeiro texto, trato um pouco sobre o que pretendo fazer por aqui, quinta sim, quinta não.

Lide com essa

Ainda que eu tenha enveredado para a especialidade ‘Comunicação Institucional’ logo no meio do curso, na faculdade (e isto já faz mais de 10 anos), minhas raízes estão no Jornalismo. De lá, tenho sempre comigo o conceito de Lide (ou lead, se você ainda não foi transformado em ‘um deles’ pelo marketing digital). O lide jornalístico tem a missão de transmitir as principais informações da notícia para o leitor – o que, quando, quem, onde, como e por que. O lide é o responsável por gerar interesse para que a matéria seja lida até o final. Aqui, uso o Lide como um trocadilho com o verbo ‘lidar’, sem perder a objetividade.

Lide com essa – aqui, o ‘essa’ será sempre a situação, a notícia ou a discussão que os profissionais da comunicação estão lidando ou terão que lidar – num dado momento. Uma singela alusão à expressão ‘durma com essa’.

Sempre que possível, farei alguns paralelos com autores do campo da Comunicação para lembrar que somos profissionais, que estudamos, aprendemos técnicas e trabalhamos diariamente com a informação a partir de sólida bases teóricas. Uma tentativa de lembrar a nossa missão e as nossas competências – e não sermos facilmente enganados por pensamentos retrógrados que ainda circulam por aí de que ‘qualquer um faz comunicação’.

Usem os comentários para dizer como vocês lidam ou lidariam com cada situação, e tragam cenários para pensarmos juntos na melhor forma de lidar neles. As sugestões de temas serão sempre muito bem-vindas.

Ana Luísa Amore é jornalista e consultora de comunicação, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação e com MBA em Gestão de Negócios. Mais de 10 anos de experiência em comunicação institucional, principalmente em comunicação interna e gestão da mudança, branding e assessoria de imprensa.