Gestão do tempo durante a pandemia Covid-19. Por Thais Rondam.

Como está seu tempo em casa?

Essa pandemia mudou toda nossa rotina. Gerou insegurança profissional, medo de se contaminar e ter os sintomas mais graves, tantas emoções misturadas. Por outro lado, nos proporcionou a experiência de ficar em casa, seja atuando em home office ou estando de férias.

Quantas vezes pensamos – no meio da correria – que seria muito bom se trabalhássemos de casa, não é? Evitaríamos horas de trânsito, teríamos uma ou duas horas a mais de sono, convívio com a família. Enfim, tudo o que pedíamos agora estamos tendo.

E como está sendo isso? Estamos sabendo gerir nosso tempo?

Trabalho remoto, reuniões on-line, família reunida, mais qualidade na relação com os filhos. Será?

Em conversas com amigos e grupos de pais da escola, descobri que estamos passando por uma ‘entropia conjunta’ (termo usado aqui como ‘bagunça e caos geral’) se posso descrever assim. Não é fácil arrumar um canto para trabalhar e fazer reunião com os cachorros latindo, as crianças brincando. Só falando do lado bom, muitas famílias nem estrutura psicológica têm para isso.

Mesmo estando de férias, o conceito mudou. Explicar para as crianças que nessas férias não podemos sair de casa, e que no verão não teremos férias, é complicado. Pior, explicar que as atividades escolares delas não estão de férias, pois muitos professores enviam temas.

A pressão pela produtividade é grande. Muitas lives interessantes, muitos cursos gratuitos, muitos e-books disponibilizados. Quanto estamos aproveitando? Conseguimos ler, estudar, cuidar das rotinas da casa e ainda brincar?

Precisamos nos organizar e respirar.

A pressão nesse momento não é boa. Vamos nos acalmar e nos organizar. Acredito que essa seja a grande sacada. Manter a cabeça no lugar, repensar e organizar as atividades que desejamos fazer. Priorizar leituras, filmes e estudo. Não que precisemos fazer tudo isso. Temos a chance de escolher o que queremos fazer. Mas seja o que for, precisamos fazer bem e aproveitar o momento.

Se escolher um curso on-line, aprenda de verdade. Se for ler, leia e analise o texto, reflita, permita-se viajar na estória. Se for fazer uma atividade com as crianças, curta de verdade. Estudar com elas é um grande desafio. Se não sabe o conteúdo, aprenda junto. Com calma. Invente brincadeiras educativas: forca, pular corda, bambolê, amarelinha, jogar bola. O importante é qualidade no tempo.

Deixá-las soltas na internet, em jogos on-line, no YouTube ou navegando sem acompanhar – principalmente para filhos pequenos -, é manter distância estando ao lado.

Quando voltarmos às nossas atividades a correria pode ser muito maior e esse tempo precioso será perdido.

Cansa ficar em casa? Sim. Rotina e desordenada é terrível. Acordar tarde, dormir mais tarde ainda, comer por ansiedade, jejum louco para evitar gordurinhas… Faço atividade física? Não faço? Desculpas e mais desculpas e, no fim, você pode acabar fazendo nada. Caindo numa depressão sem perceber.

Os dias passam rápido e, se deixar, vamos de um lado para outro sem fazer nada de concreto.

Que tal seguir essas dicas usando a técnica de Pomodoro?

Essa técnica simples, nos indica para selecionar a tarefa, estipular um tempo de execução, média de 25 minutos, se dedicar e focar durante a atividade, depois desse tempo ter uma pausa curta e, depois de 4 tarefas realizadas, uma pausa maior.

A imagem a seguir representa a técnica:

Identifique o que precisa ser feito:

– atividades rotineiras da casa
– horário de estudo dos filhos
– horário do seu trabalho at home 
– local da casa em que se vai ficar o home office
– seu intervalo
– outras

Atividades que gostaria de fazer:

– Ler
– Estudar
– Ver filmes
– Brincar com filhos
– Cuidar dos pets (eles também precisam de atenção)
– Outras

Após identificar e classificar as tarefas, execute-as! Faça pausas entre as tarefas – de 5 a 15 minutos. Não desanime. Nem todos os dias vamos conseguir cumprir o planejado, mas é importante ter uma noção do seu dia.

E – mais importante – é ter um tempo de respirar para não surtar! Tire um momento para fazer nada! Isso mesmo, desacelere e faça algo para você, mesmo que seja ficar quieto.

Nesse momento, organizar nosso tempo e saber usá-lo da melhor forma possível vai auxiliar muito.

Thais Rondam é mestranda em Direção Estratégica de Tecnologia de Informação pela UNEATLANTICO (Universidad Europea del Atlántico) e UNINI Porto Rico (Universidad Internacional Iberoamericana). É analista de sistemas com MBA em Gestão de T. I., Gestão Empresarial, Scrum Master, especialista em Governança de T. I. atuando há mais de 20 anos em Tecnologia da Informação.