COMUNICAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL - Você sabe identificar uma inovação social? Por Flávia Mendes.

Nos últimos anos ouvimos muito falar sobre inovação, empresas inovadoras, como inovar etc. Neste texto, vou ratar de inovação na área social. O surgimento da economia verde e de uma nova ordem social trouxeram novos valores e conceitos para a sociedade e para as empresas.

Com um aumento da competitividade, as organizações começaram a valorizar um diálogo diferenciado com seus stakeholders (partes interessadas). Se a comunidade onde uma empresa atua começa a se desenvolver e a empresa auxilia este processo, é o início de uma transformação socioeconômica.

As diversas crises que o capitalismo vem sofrendo são decorrência de um modelo restrito que mais exclui alguns atores da sociedade do que inclui. Entretanto, existem alternativas a esse pensamento segregador. Segundo um dos maiores economistas brasileiros, Celso Furtado, o desenvolvimento econômico é algo que vai mais longe do que a simples acumulação de capital e riqueza.

Seguindo essa linha de pensamento mais abrangente da economia, em 2011, Michael Porter, ‘pai da competitividade’, lançou um novo conceito, o conceito de valor compartilhado.

O que é valor compartilhado?

É o conjunto de políticas e práticas operacionais que melhoram a competitividade de uma empresa enquanto, simultaneamente, avançam as condições econômicas e sociais da comunidade.

Hoje, ainda bem, temos vários exemplos de empresas que vêm trabalhando este conceito. Aqui, quero apresentar o Coletivo Jovem Coca-Cola. A característica principal deste projeto social é o desenvolvimento de jovens de periferia que não teriam condições e nem acesso a qualquer tipo de capacitação, e, com o projeto, podem se desenvolver através de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades em parceria com ONGs locais.

A inovação como conhecemos está muito relacionada com os avanços tecnológicos, mas ela pode ser definida como uma evolução dentro de todo um sistema, e esta é a essência da inovação social; uma transformação sistêmica.

No caso do projeto citado, a inovação é uma ruptura dos padrões estabelecidos de que jovens de comunidades periféricas não podem ter acesso à educação. Essa inovação foca no desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho e no desenvolvimento de famílias para fortalecimento do pequeno empreendedor, atitudes que moldam comportamentos sustentáveis efetivos por meio de uma relação de diálogo com os stakeholders de uma grande empresa.

Atualmente, uma organização que consegue implementar esses conceitos e disseminar os seus valores compartilhados em boas práticas de gestão encontra-se num processo de consolidação do seu perfil institucional e esta é a característica de uma empresa inovadora.

Para saber mais, acesse https://www.cocacolabrasil.com.br/packages/coletivo-jovem-programa-cria-pontes-entre-jovens-e-mercado-de-trabalho

Flávia Mendes é consultora e professora de graduação e pós-graduação em projetos de comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social.

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