Coluna Entrevista com César Souza. Por Luis Erlanger.13.08.2021OCI https://www.instagram.com/p/CSNiLNBFeOV/ – Luis Erlanger é jornalista e escritor – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Luis_Erlanger.mais
Coluna Critérios de noticiabilidade? Emplacar matéria? Os jornalistas como comunidades interpretativas. Por Lilian Sanches.13.08.2021OCI Originário dos estudos literários, o termo “comunidade interpretativa” foi cunhado por Stanley Fish (1980) para explicar a uniformidade na interpretação textual em um determinado grupo que compartilhava o mesmo espaço geográfico, função social, tradição cultural e/ou convicções. Paralelamente, o conceito foi dilatado em referência a noção de comunidades de memória de Robert Bellah (1985), no […]mais
Coluna Meus amigos de cara “estufada”. Por Juliana Fernandes Gontijo.13.08.2021OCI Quando os vi pela primeira vez, não sabia se iria gostar daquele casal. Pode ser que uma afeição ocorra nos primeiros dias, mas amizade e carinho são conquistas do tempo. E eles se tornaram meus vizinhos. Durante uma semana, os donos da casa onde eles moravam precisaram viajar e não tive alternativa; “fiquei na obrigação” […]mais
Artigo Machado, o que não era Assis. Por Maeve Phaira.12.08.2021OCI Meu nome é Machado. Não, não vai logo pensando que é Machado de Assis! Esse fazia boa literatura, eu não. Meu negócio? Contar fatos. Apenas isso. Para os mais íntimos, Machado Um, pois tenho um irmão gêmeo, univitelino. Igualzinho, igualzinho a mim, o Dois. Meu irmão era bonito, mas não tinha o meu charme. Bem, […]mais
Coluna A "tiktorização" das profissões existe? Por Nicole Santana.11.08.2021OCI Com a crescente popularização de perfis profissionais nas plataformas digitais Instagram e Tik Tok, é comum o profissional de qualquer área se sentir na “obrigação” de produzir certo tipo de conteúdo para ser visto e ganhar relevância nas mesmas. A chegada da nova atualização do Instagram e o aumento do consumo de Tik Tok levam […]mais
Web vídeo GESTÃO DE MUDANÇAS, TENDÊNCIAS ETC.10.08.2021OCI O destaque desta edição (040) é a coluna de Carolina Sales Marouvo, com o texto “Saudade e cerveja, por favor. Com uma dose de nostalgia!”. A única coisa permanente é a impermanência de todas as coisas – dizem os budistas. Mas é preciso resiliência, é necessário adaptar-se. No trabalho, nos estudos, e mesmo das relações. […]mais
Clipping CENP muda aplicação do desconto-padrão.10.08.2021OCIDeu no Meio & Mensagem (em 02/08/2021), na matéria de Alexandre Zaghi Lemos: Entidade estabeleceu que sistema progressivo de comissão não se aplica às licitações públicas reguladas pela Lei 12.232/2010. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2021/08/02/cenp-muda-aplicacao-do-desconto-padrao.htmlmais
Web áudio B2B e B2C entenda quais são as diferenças entre os termos - Temporada 309.08.2021Conceito mais
Coluna OBSERVE-SE - A visita. Por Mariana Vieira.09.08.2021OCI Com o tempo a gente foge da vida, como quem fecha os olhos para não ouvir as badaladas dos sinos do tempo. A gente se esquece do amor para não correr perigo. A gente não acorda porque tem medo da rua. Eu? Eu sonho mais cedo porque sofro de esperas e ainda parto à sua […]mais
Artigo Rádio educativo. Por Luiz André Ferreira.08.08.2021OCIAo contrário da TV, o rádio surgiu no Brasil em 1923 para fins educativos. Porém, na década de 1930, ele foi transformado em atividade comercial pelo presidente Getúlio Vargas. Na esteira da missão inicial, a pioneira foi a “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro”, doada em 1936 ao então Ministério da Educação e Saúde e […]mais
Coluna Dos 4 Ps aos 8 Ps do marketing de conteúdo. Por Paula Ribeiro.07.08.2021OCI A revolução digital e as novas demandas do comportamento do consumidor, levou o mercado a reinventar-se. Os 4 Ps tradicionais do mix de marketing já não respondem a todas as necessidades e, por isso, foi necessário evoluir para o marketing de conteúdo e para os seus 8 Ps. Se tomarmos um pouco de atenção ao […]mais
Coluna 2a. edição do "One Step Ahead": Liderança no Feminino começa em outubro.06.08.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: AESE e Executiva lançam a 2a. edição do One Step Ahead: Liderança no Feminino, que vai decorrer entre outubro e dezembro, em formato híbrido. Inscreva-se já. LINK – https://executiva.pt/2-a-edicao-do-one-step-ahead/mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Andréa Back - Marketing público: mal interpretado, pouco empregado.06.08.2021OCI Conversar sobre marketing na administração pública, especialmente no contexto brasileiro, é um constante processo de desconstrução de estereótipos. Por isso, inicio esta conversa pelos conceitos que embasam minha argumentação. Administração Pública pode ser apresentada como um conjunto de práticas necessárias para o cumprimento de funções do Estado, visando o bem comum e a satisfação de […]mais
Coluna A melhor chance. Por Juliana Fernandes Gontijo.06.08.2021OCI Tudo o que Pedro Henrique desejava era estar bem longe do orfanato “Luz do Sol”, pois era a décima vez que ele tentava fugir. E se mandou pela mata adentro. Depois de muito caminhar, chegou ao asfalto e continuou andando sem rumo. Não sabia onde estava. Passava-lhe um filme na cabeça, desde quando começou a […]mais
Coluna A aceleração digital impulsiona o mercado a se movimentar em busca de novos formatos. Por Juliane Maciel.05.08.2021OCIAs notícias das últimas semanas deixam o coração apreensivo e por vezes com medo do que há por vir. Fausto Silva na Band, Tiago Leifert no Domingão, o Faro dominando a audiência da Record, e Eliana, a apresentadora mais querida dos últimos tempos, dominando o domingo no SBT. Com âncoras incríveis e carismáticos, o mercado […]mais
Coluna ANTEVASIN - Governança norteada por uma Comunicação Funcional (*).04.08.2021Daniele Dantas Na semana passada, interagi em uma publicação no LinkedIn na qual o autor dizia que, em uma conversa com o CEO de uma grande empresa, identificou que grandes empresas não cobram que seus fornecedores sejam ESG (sigla das palavras Environmental, Social e Governance, em inglês), algo que refere às melhores práticas ambientais, sociais e de […]mais
Artigo Noventa metros quadrados de vida, sem sacada. Por Maeve Phaira.03.08.2021OCI Dezembro, 2019. A OMS emitiu o primeiro alerta de um novo coronavírus, depois que autoridades chinesas notificaram os casos da misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Era lá na China, e ninguém se importou por aqui. Março, 2020. Acordei com a notícia de que o tal vírus da Ásia Oriental, como tudo o que a […]mais
Nota Comunicar ou não comunicar: eis a questão.02.08.2021Marcondes Neto A crise de maior abrangência na presente circunstância pandêmica é de comunicação, e do tipo institucional. Mexe com o atributo “credibilidade” e está localizada na mediação da informação – que mina alguns emissores enquanto promove outros, frente a uma audiência global aterrorizada justamente pelos veículos “escolhidos”, “autorizados”, e – de certa forma -, editados, “editorializados” […]mais
Coluna Sucesso pessoal VERSUS equilíbrio emocional. Por Angela Piotto.01.08.2021OCI Muito se fala sobre a lei da atração e o sucesso pessoal. Mentalização, pensamentos positivos exercício da gratidão – uma somatória de soluções e… seus problemas acabaram. Será tão simples assim? O que fazer quando os traumas, medos e angústias te paralisam? Qual melhor mantra, oração ou meditação para superar traições, abusos físicos e emocionais […]mais
Coluna Escutador sem rimador. Por Renata Quiroga.31.07.2021OCI Entre os nós Havia o dia áspero Qualquer lugar de um Qualquer um sem lugar No bambear das cordas Eu que livro a vida longa de cisão Entre o corte do pulsar E o ar pão de cada dia O coração em diz parada Roga a Eros a solução da diáspora Revive por ser tempo […]mais
Coluna Reminiscências da fazenda do vovô. Por Juliana Fernandes Gontijo.30.07.2021OCI O mato estava fresco, de tão verde, pois a chuva do dia anterior fez a cor natural retornar à paisagem da fazenda. O céu parecia uma tela de pintura, o azul sem igual mostrava que aquele seria o dia da revoada de pássaros. Centenas e centenas de aves cobriam o pasto. A cada árvore, um […]mais
Coluna Profissão: Catarina Fonseca, diretora de hotel.30.07.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Catarina Fonseca, diretora do Hotel Vila Galé em Alter do Chão, foi distinguida como Melhor Jovem Diretor de Hotel no Congresso da ADHP. A paixão pela hotelaria começou num trabalho de verão aos 16 anos. LINK – https://executiva.pt/catarina-fonseca-diretora-de-hotel/mais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Estamos transformando "nativos digitais" em "cretinos digitais". Por Bruna Ramos da Fonte.29.07.2021OCI Quando eu era criança, ocasionalmente meu pai visitava um casal de tios seus que tinham uma mercearia na esquina da casa onde viviam, então aquelas visitas eram uma verdadeira festa para mim: era uma daquelas mercearias que a gente já não encontra mais por aí, com prateleiras altas de madeira – sempre muito bem abastecidas […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Banco de imagens: saiba a importância de usar na sua marca. Por Alessandra Assumpção.28.07.2021OCI Utilizar imagens de boa qualidade reforça a credibilidade e, também, que você entende a necessidade de que uma imagem completa o seu conteúdo – para que a persona entenda cada vez mais sobre o que você resolve na vida dela. Caso não saiba, nem tudo o que está na internet é livre, principalmente as imagens […]mais
Artigo NOVA ARTICULISTA: Sol Oliveira - Redes Sociais: os tribunais da era moderna.27.07.2021OCI E hoje faço minha primeira participação como articulista do portal O.C.I. trazendo um tema talvez um pouco polêmico, mas relevante no ponto de vista de um profissional de comunicação que observa com muita curiosidade o “devir histórico” das redes sociais. Não é de hoje que temos acompanhado com certa perplexidade o movimento denominado “cancelamento” nas […]mais
Coluna O esporte e suas nuances de espetáculo. Por Andrea Nakane.26.07.2021OCI A XXXII edição dos Jogos Olímpicos iniciou-se da forma possível frente ao estado pandêmico que ainda assola o mundo, desde o final de 2019. Após seu adiamento, já que sua programação linear gerida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) previa em Tóquio a realização dos jogos em 2020, apesar de todas as incertezas e conflitos de […]mais
Artigo De cara: o conto que não conta nada. Por Maeve Phaira.26.07.2021OCI A casa de vez em quando cai. A sua já caiu? Não caiu? Então, se ainda não caiu vai cair, a minha já. A minha casa já caiu três vezes, o que já ajuda um pouco, porque a primeira vez que a casa caí é sempre mais difícil, depois, bem, depois a gente até se […]mais
Coluna O bom, o mau e o não ético na "web 2.0". Por Ilka Carrera.25.07.2021OCI Todos os dias temos numa série de problemas e/ou crises de imagem com pessoas públicas bombando na web. Sim, claro que as redes sociais digitais trouxeram uma exposição maior e assim como as organizações não têm mais o poder de controlar a comunicação, ela é agora simétrica e de mão dupla, e, queiram ou não, […]mais
Coluna As relações públicas e os crimes de imagem: qual o nosso papel, afinal? Por Nayara Brito.24.07.2021OCI Te pergunto porque talvez eu não tenha a resposta… mas, como sempre, vale a reflexão sobre esse assunto. Não é novidade: todos os dias, meses e anos, temos casos e mais casos de crises envolvendo organizações e pessoas públicas. Há um tempo, tenho visto um posicionamento nas redes sociais em relação às crises de imagem […]mais
Coluna Anabela Frias: “O capital humano é a variável que o Excel não consegue validar”.23.07.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Com mais de 25 anos de experiência na área da gestão de negócios, Anabela Frias é a nova diretora financeira e business support do Crowne Plaza Porto, do Grupo IHG. Entre as muitas aprendizagens feitas com a pandemia, destaca a revalidação de um ponto essencial: a importância das pessoas. https://executiva.pt/anabela-frias-crowne-plaza-porto/mais
Coluna Destino ou sorte grande? Por Juliana Fernandes Gontijo.23.07.2021OCI Viaduto da Lagoinha em Belo Horizonte. Este era o endereço de Josielmo Pereira da Silva, um jovem homem de 25 anos. Morador de rua, veio da cidade de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, quando ainda era adolescente. Perdera os pais numa enchente. Como não tinha irmãos, teve de aprender a se virar sozinho. Passou muita […]mais
Coluna ESSA TAL DE COMUNICAÇÃO - Comunicação interna e liderança facilitadora. Por Letícia Carpanez de Paiva.22.07.2021OCI Se por um lado, a pandemia acelerou várias tendências e está forçando mudanças culturais nas empresas que precisam se adaptar aos novos tempos, por outro, ela tem evidenciado ainda mais a necessidade que líderes ajam como facilitadores para engajar pessoas e ajudar na transformação digital das empresas. Leia a íntegra. – Sobre mim Com quase […]mais
Artigo O "greenwashing" e os prejuízos de um discurso vazio. Por Ana Flávia Tolentino Tornelli.22.07.2021OCI O ESG, que no último ano conquistou o topo das agendas organizacionais, trouxe à tona a importância de as empresar estarem alinhadas às boas práticas socioambientais e de governança, não apenas para atrair investidores, mas, principalmente, para encantar e reter clientes cada vez mais atentos ao comportamento das marcas. O problema acontece quando há dissonância […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Juliane Maciel - A obrigação do digital.22.07.2021OCI Nada melhor p’ra começar aqui no O.C.I. do que mostrar um pouco de como penso, e já quero começar com um tema polêmico (na verdade só quero fazer com que você reflita sobre assuntos relacionados à área de produção audiovisual e comunicação). Certo dia fui chamada de profissional sênior num grupo de assuntos aleatórios sobre […]mais
Artigo Caso Faustão: por que divórcios corporativos podem ser mais difíceis e rancorosos do que os pessoais? Por Luiz André Ferreira.22.07.2021OCINão existe nada mais injusto do que negar a um colaborador o direito a despedir-se de seus colegas, retirar seu material pessoal, usar seu portfolio, incluir suas realizações em seu currículo… O mínimo que se espera dessa cordialidade corporativa é uma despedida com direito a agradecimentos de ambas as partes. E, no caso da comunicação […]mais
Coluna DNA DE MARCA - Nubank chama Anitta para integrar a "fintech": acerto ou erro?21.07.2021Maria Gabriela Tosin No dia 21 de junho, a Nubank anunciou que o maior ícone pop da América Latina da atualidade, a cantora Anitta, será membro do seu Conselho com a missão de ajudar a desenvolver produtos e comunicações cada vez mais focadas em empoderar as pessoas e participação em reuniões trimestrais com a diretoria para auxiliar nas […]mais
Web vídeo O MUNDO CORPORATIVO E SUAS IMPOSTURAS.20.07.2021OCI Nesta edição (039), o destaque é a coluna Empreendedorismo Feminino e Comunicação, de Alessandra Assumpção, com o texto “Você é sua própria impostora?”. A problemática abordada gira em torno da demanda por perfeição no mundo corporativo – o que leva à adoção, pelas pessoas, de uma atitude muitas vezes postiça, “fake”, para agradar. Apresentação: Victoria […]mais
Coluna De um lado os fatos, de outro as versões: AMI e o embate contra as "fake news". Por Ana Paula Dias.19.07.2021OCI A comunicação mediada por “bolhas” nas redes sociais, o questionamento do jornalismo profissional, dos fatos e do método científico levam ao esgarçamento do pacto civilizatório. Mas, como (e quem vai) combater fake news? Leia a íntegra. – Ana Paula Dias é bacharela em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo, com MBA em Reinvenção Digital […]mais
Artigo Letramento social e Ilhas de acolhimento. Por Varda Kendler.18.07.2021OCIEra uma da tarde e Alex chegou ao trabalho bem prostrado. Ele teve uma consulta médica – pela manhã – que o deixou constrangido. A sala de espera estava cheia e a secretária repetiu, por várias vezes, em alto e bom tom: “Soraya! Soraya! Próximo exame de Raio-X é para Soraya!”. Iniciou-se um bochicho no […]mais
Coluna "No data - No talk!". A análise de informações. Por Camila Aguiar.17.07.2021OCI Começando aqui mais um tópico que gera muitas discussões e abre campos para muitas profissões! O relações-públicas e a sua similaridade com dados. Isso mesmo! Sem fugir da responsabilidade, vejo vários profissionais abrirem o portfolio de trabalho e aquela infinidade de estratégias maravilhosas quando se trata de formação da marca. Mas o que me leva […]mais
Coluna Susana Coerver: “Somos capazes de muito mais do que imaginamos”.16.07.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Oops, she did it again! Susana Coerver deixou a Fuel, trocando novamente a publicidade pelo retalho. Desta vez, o desafio não é no retalho de moda, como foi a Parfois, mas no retalho alimentar, com a Meal Solutions Jerónimo Martins. LINK – https://executiva.pt/susana-coerver-meal-solutions/mais
Coluna O consumo também pode ser positivo. Por Andrea Yaghdjian.16.07.2021OCI O consumo atravessa a vida de todos de tantas formas que não é possível fazer uma análise societária sem considerá-lo. Ele pode servir como diferenciador social para alguns, os que buscam exclusividade, por exemplo. Leia a íntegra. – Andrea Yaghdjian é formada em Psicologia e Marketing. Após experiência profissional na área de Marketing, atualmente dedica-se […]mais
Coluna Qual a sua real preocupação com a produção diária de lixo? Por Juliana Fernandes Gontijo.16.07.2021OCI Mudar a postura quanto ao destino do lixo é uma forma de colaborar com o bem-estar do planeta. Em 2018, foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos (lixo de casa e o de limpeza urbana) pela população brasileira. Em matéria publicada na Agência Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Nicole Santana, publicitária.15.07.2021OCI Uma reflexão sobre o futuro das marcas: como a collab pode ajudar pequenas e grandes empresas a crescer no meio digital. Apesar de já estarmos familiarizados com as parcerias entre grandes marcas e artistas de sucesso, a collab está cada vez mais presente em nosso dia a dia como uma grande aposta possível para alavancar […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Estratégia de conteúdo "on-line": qual a sua? Por Alessandra Assumpção.14.07.2021OCI O marketing digital está cada vez mais em alta e você já deve ter visto pesquisas que comprovam isso. É aqui que o marketing de conteúdo se encaixa como uma estratégia para ampliar visibilidade, aumentando os resultados. De acordo com a última edição da pesquisa Content Trends, feita pela Rock Content, 73% das empresas entrevistadas […]mais
Web vídeo BOA COMUNICAÇÃO: UM DIREITO HUMANO.13.07.2021OCI O destaque desta edição (038) é a coluna “Humanidade em pauta”, de Laize Barros, com o texto “Educacão em direitos humanos: de onde viemos e para onde vamos”. Nós, do Observatório da Comunicação Institucional, que lutamos pela valorização do fator humano nas organizações, consideramos a boa comunicação um direito fundamental da cidadania. Apresentação: Victoria Roza […]mais
Artigo Entenda o Marketing Digital. Por Juscelino Araujo.13.07.2021OCIEntenda o conceito dos principais termos usados no Marketing Digital Quando tratamos de Marketing existem diversas palavras deste universo que podem causar uma certa estranheza – ou por serem de outro idioma, ou por não fazerem parte do cotidiano das pessoas, ou, enfim, “n” possibilidades. Customer Experience (CX) – User Experience (UX) Esses termos, com […]mais
Clipping Como as mudanças no Instagram impactam as marcas.12.07.2021OCI Deu no Meio & Mensagem (de 08/07/2021), na matéria de Thaís Monteiro: Plataforma dará prioridade a vídeos e afirma que sua função é entreter… LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2021/07/08/como-as-mudancas-no-instagram-impactam-as-marcas.html Imagem: Souvik Banerjee / Unsplash.mais
Coluna LITERATURA E SUSTENTABILIDADE - Ecótono e encrave. Por Joema Carvalho.11.07.2021OCI Subíamos de carro o terreno sinuoso, onde víamos os presos em regime semiaberto. O presídio situava-se na área de uma instituição de ensino, compondo um mosaico de elementos desconectados, onde foices e garfos confundiam-se com mochilas, livros e diplomas. Uma reserva ambiental ocupava o ponto mais alto da região, cujo topo abrigava vegetação baixa, no […]mais
Nota PESQUISA: "A inserção da mulher no mercado da Comunicação Institucional".10.07.2021OCI A presença da mulher no mercado de trabalho vem sendo estudada ao longo dos anos e, de acordo com especialistas, a pandemia do novo coronavírus pode levar a um retrocesso de 4 anos nas conquistas já alcançadas. Isso porque, segundo eles, a pandemia impactou de maneira mais forte os setores que empregam mais mulheres do […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Juliana Fernandes Gontijo - Pequenas ações podem gerar economia de energia.09.07.2021OCI Você se lembra do “apagão” de energia em 2001? Há exatamente 20 anos, o Brasil passava por uma difícil crise de energia devido à falta de chuvas e mau planejamento para a transmissão de energia no país. Acredito que muitos jovens nem tenham ideia do que vem a ser o termo “apagão” do início dos […]mais
Clipping Melhorar ou controlar o mundo? Qual a real intenção do "Great Reset"?09.07.2021OCI Deu anteontem no portal R7, na matéria de Ana Carolina Cury: A iniciativa foi lançada ano passado, no Fórum Econômico Mundial. Plano vago, sem detalhes de execução, traz questionamentos importantes. LINK – https://noticias.r7.com/prisma/refletindo-sobre-a-noticia-por-ana-carolina-cury/melhorar-ou-controlar-o-mundo-qual-a-real-intencao-do-great-reset-07072021?amp= MAIS SOBRE: LINK – https://observatoriodacomunicacao.org.br/notas/quem-resiste-ao-great-reset/ mais
Coluna Anabela Possidónio: “Ter vocação para algo não é sinónimo de felicidade”.09.07.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Com uma carreira de mais de 25 anos nos mundos corporativo e académico, Anabela Possidónio acaba de lançar a Shape Your Future. A empresa pretende ajudar os mais jovens a identificarem as melhores opções de futuro, mas também está preparada para fazer o mesmo com quem já está no mercado de […]mais
Artigo Big Brother na sala de aula. Por Luiz André Ferreira.08.07.2021OCIO mesmo autor da música “Coração de Estudante” diz em um outro clássico da MPB que “o artista tem de ir aonde o povo está”. Parodiando Milton Nascimento, podemos afirmar que o trecho se aplica aos professores. Se antes o aluno via-se em um emaranhado sistema educacional, com regras, diretrizes, linguagens e comportamentos impostos, agora, […]mais
Web vídeo INTERNET É VÍDEO! ALGUMA SURPRESA?07.07.2021OCI Nesta edição (037) do OBSERVATÓRIO.COM – hoje “no ar”: “A nova tendência do digital” é o destaque da coluna “Empreendedorismo Feminino e Comunicação”, de Alessandra Assumpção, nesta edição (037) do programa. A criação de conteúdo em vídeo e outras dicas para empreendedores de todos os tamanhos e também para profissionais liberais. Apresentação: Victoria Roza Cruz […]mais
Coluna Qual é o som da sua marca? Por Paula Ribeiro.07.07.2021OCI To-Thum… Soa-lhe familiar? Não? Então vamos lá dar play à sua série favorita na Netflix. Ajudou? Sound branding, sonic branding ou branding sonoro é o conceito associado e, não sendo um conceito dos novos tempos digitais, facto é que está cada vez mais atual. O contexto atual ou os novos tempos digitais, como eu dizia […]mais
Coluna ANTEVASIN - Ética, Transparência e Governança: "ESG" e Gestão Integral dos Negócios.06.07.2021Daniele Dantas A busca por uma gestão integral dos negócios, em diferentes ramos de atividade, merece contar com uma perspectiva na comunicação que ecoe as diretrizes e condutas das organizações. Recurso que transporta os valores dos negócios, constrói e sedimenta laços entre organizações e diferentes stakeholders, a comunicação tem papel importante neste contexto, particularmente, se a reconhecermos […]mais
Coluna Comunicação interna no contexto da pandemia. Por Débora Abreu.05.07.2021OCI Repensar o mix dos veículos, avaliar o conteúdo, conectar e engajar à distância, digitalizar as abordagens, humanizar as comunicações, apoiar a liderança, suportar os novos formatos de trabalho e estar preparado para os mais diversos cenários – isso tudo ilustra um pouco da nova realidade do comunicador, que possui sua atuação muito além dos canais, […]mais
Artigo Domingo é quarta... Por Maeve Phaira.04.07.2021OCI 9 de novembro de 1969. Era domingo, quando a pretexto de colherem o depoimento do padre sobre suposto envolvimento de outras pessoas em atos de terrorismo, policiais – a serviço da ditadura militar -, conduziram o sacerdote até o famigerado Departamento de Ordem Pública e Social. Logo, ele viu que buscavam a sua prisão. A […]mais
Coluna HUMANIDADE EM PAUTA - Espiando o futuro da liderança humanista. Por Laize Barros.03.07.2021OCI Todos nós buscamos por uma vida boa, com sentido e com propósito. Já sabemos que ao propósito servimos e não o contrário. E temos o conhecimento que uma vida que faça sentido deve, necessariamente, contemplar a “expansão de si próprio” que se traduz pela busca e manutenção de representações de si com valor positivo. A […]mais
Coluna Adélia Carvalho: “Para se delegar, tem de se saber fazer”02.07.2021Executiva.pt Destaque Executiva.pt: Adélia Carvalho, diretora-geral do Valverde Hotel, fala-nos sobre as principais novidades da renovação do hotel e o que é realmente importante na sua função. LINK – https://executiva.pt/adelia-carvalho-delegar-saber/ Imagem: Alex del Rio.mais
Artigo Desmilitar: o segredo do diálogo edificante. Por Manoel Marcondes Neto.01.07.2021Marcondes Neto Talvez este seja um texto utópico, ou mais uma mensagem numa garrafa – do náufrago ao Éter. Mas penso que vale a pena. Em 2021, atingimos um nível nocivo de militância, acredito. Altura na qual o diálogo tem sido difícil ou impossível. Diante da agudeza de posturas pré-estabelecidas, vimos desistindo de conversar… antes mesmo de […]mais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Com quem dialoga o comunicador solitário? Por Bruna Ramos da Fonte.30.06.2021OCI Quando vivia no Rio, dormia cedo, acordava com os primeiros raios de Sol e ia direto para a praia ver o dia começar nas areias do Recreio, na companhia de um copo de mate com limão e de uma empada Praiana. Quando em Havana, todos os dias caminhava até o Malecón para ver o poente […]mais
Nota O.C.I. está no 1o. Encontro de Cátedras e Observatórios da INTERCOM.30.06.2021OCI 1º. Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social. O evento, realizado hoje, 30 de junho de 2021, na modalidade virtual, discute o tema “Comunicação, Liberdade e Cidadania” com a participação de grandes nomes de nosso campo na América Latina, contribuindo para a luta por uma sociedade […]mais
Coluna Vazio existencial VERSUS consumismo. Por Angela Piotto.30.06.2021OCI No mundo contemporâneo, alimentado pelo consumo, quem tem mais é melhor. Entretanto, ter mais do que nos torna melhores que nossos irmãos? A mídia tem fundamental importância neste assunto. Todo marketing empregado em consumir, possuir, adquirir mais, nos coloca numa busca desenfreada e vazia. Quanto mais compras realizadas, mais o vazio aumenta, como se, na […]mais
Web vídeo GREEN TALKING, GREENWASHING, GREEN LIE.29.06.2021OCI Nesta edição (036), o destaque é a coluna DNA de Marca, de Maria Gabriela Tosin, com o texto “Uma brincadeira pode custar caro”. Os riscos da chamada “lacração” (filha da ironia “matadora”) na comunicação corporativa. Afinal, não se trata de uma conversa informal (embora se queira, atualmente, na propaganda, promover “conversas” com o consumidor), mas […]mais
Nota Dada a largada para retomarmos as Jornadas O.C.I.29.06.2021OCI Foi realizada ontem – virtualmente – a primeira reunião preparatória para uma “Jornada O.C.I.” em Minas Gerais, pioneiro esforço de retomada de eventos visando o pós-pandemia. Sob a liderança de Letícia Araújo, coordenadora do O.C.I. MG (alto, à direita), reuniram-se Ana Flávia Tolentino Tornelli, Renata Morais, Varda Kendler e Manoel Marcondes Neto. Atividades educacionais, publicações […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Como gravar vídeos sem medo. Por Alessandra Assumpção.28.06.2021OCI O digital vem crescendo e fazer vídeos está sendo um meio de chegar de forma rápida e prática às pessoas e clientes, quando se tem um negócio. Claro que sabemos que não são todos que se sentem bem em frente às câmeras. Isso acontece porque somos muito críticas com nós mesmas e com nossa imagem, […]mais
Clipping Por que as grandes empresas se renderam às pautas progressistas?27.06.2021OCI Deu na Gazeta do Povo, em 21/06/2021: O movimento chamado woke capitalism tem se infiltrado cada vez mais no meio empresarial, fazendo a cultura se deslocar para a esquerda, diz o escritor Stephen R. Soukup. Uma das empresas mais “politicamente corretas” do mercado, a Apple, fala grosso com americanos tradicionais do Meio Oeste e se […]mais
Coluna Ô, louco meu! Onde foi parar a humanização? Por Andrea Nakane.26.06.2021OCIFausto Silva, ou simplesmente, Faustão, estava no ar há 32 anos ininterruptos frente ao seu Domingão, exibido por uma das maiores TVs de sinal aberto do mundo, a Rede Globo. Mesmo já tendo sido anunciado a não renovação de seu contrato com a emissora e a sinalização de que seu caminho já estava traçado em […]mais
Coluna Daniela Braga - CEO da DefinedCrowd: “Não há missões impossíveis”.25.06.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: A empreendedora portuguesa que fundou uma empresa nos Estados Unidos – que já se tornou uma referência a nível mundial – sabe bem do que fala. Quem diria que uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas a conduziria a um percurso de sucesso na área da Inteligência Artificial? LINK – https://executiva.pt/daniela-braga-nao-ha-missoes-impossiveis/mais
Clipping A geração Z te deixou "cringe"? Pois espere a ascensão dos Alpha...25.06.2021OCIDeu anteontem no UOL, na matéria de Matheus Pichonelli: Não sei vocês, mas quem era esquisito dentro da própria bolha geracional não viu o menor sentido na choradeira diante da ferida narcísica de quem acaba de descobrir que é feio e não está mais na moda…. LINK – https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2021/06/23/a-geracao-z-te-deixou-cringe-pois-espere-a-ascensao-dos-alpha.htmmais
Coluna A pressão pelo posicionamento das marcas. Por Nayara Brito.24.06.2021OCI Não dá para negar que o episódio envolvendo a Coca-Cola e sua participação na Eurocopa 2021 rendeu ótimas – e construtivas – discussões nas redes sociais, depois do escanteio que ela sofreu por parte de um dos mais famosos jogadores do torneio. Dentre todas as possibilidades que tentavam justificar ou entender o porquê do ocorrido, […]mais
Artigo Os 9 pilares para um marketing estratégico. Por Camila Silveira.24.06.2021OCI O cliente também é um vendedor. Qualquer que seja a área de atuação ou meta de uma organização, se esta não tiver resultados positivos, não conseguirá sobreviver no mercado. E para que a empresa consiga êxito neste quesito é de extrema importância o marketing estratégico. De acordo com Camila Silveira, especialista em evolução empreendedora e […]mais
Artigo Experiência do usuário como tendência para o marketing e a comunicação digital em 2021. Por Dino Bastos.23.06.2021OCI O ano de 2020 foi completamente atípico para inúmeros segmentos ao redor do mundo, incluindo a área de negócios. No entanto, as expectativas para o próximo ano são bastante positivas, com muitas possibilidades e inovações. Setores como o marketing e a comunicação digital vão se destacar ainda mais com estratégias voltadas para a experiência do […]mais
Artigo Basculho. Por Maeve Phaira.23.06.2021OCI Pulou como um gato para dentro do contêiner. De lá, só dava mesmo para ver o branco dos olhos dele, que brilhavam no escuro como os de um gato preto, um gato preto desses que a gente encontra à noite na rua. E as sacolas de lixo estavam sendo jogadas p’ra fora da lixeira, uma […]mais
Coluna ESSA TAL DE COMUNICAÇÃO - Cultura organizacional em tempos de 'home office'. Por Letícia Carpanez de Paiva.22.06.2021OCI Você já parou p’ra pensar como a cultura da sua empresa está sendo percebida pelos novos colaboradores que estão trabalhando remotamente? Para ajudar na disseminação e fortalecimento dos valores, normas e, principalmente, ritos de uma empresa, a comunicação interna desempenha um papel-chave. Anteriormente, escrevi sobre os novos desafios que o profissional de comunicação vai ter […]mais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Para ter o que dizer, antes é preciso ouvir – e muito! Por Bruna Ramos da Fonte.21.06.2021OCI Se você me perguntasse o que – ou quem – eu queria ser quando criança, diria sem medo algum que o meu sonho era ser uma versão feminina do Indiana Jones. Apaixonada por História desde muito pequena, eu sonhava em crescer e ser como ele: uma pessoa que vive, respira e escreve a História, para […]mais
Coluna DNA DE MARCA - Toda hora é hora de vender?21.06.2021Maria Gabriela Tosin No início do mês de junho, a FARM, griffe de roupas, teve uma atitude infeliz e – claro – que logo foi cancelada por todos na internet. No dia 8 de junho, uma das funcionárias da marca, que estava grávida, morreu em um tiroteio na comunidade do Lins de Vasconcelos, na zona norte do Rio […]mais
Artigo O papel da comunicação na satisfação dos colaboradores. Por Ana Flávia Tolentino Tornelli.20.06.2021OCI 76% dos brasileiros estão insatisfeitos no trabalho de acordo com pesquisa realizada pela Pearson, empresa global de educação. O número é alarmante e retrata a importância de as organizações atentarem às necessidades e dores de seus colaboradores caso queiram reter os talentos. Este artigo propõe discutir a responsabilidade da comunicação interna neste contexto e de […]mais
Nota Santander anuncia patrocínio à Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.20.06.2021OCI O Santander Brasil, reconhecido por sua atuação e fomento à cultura, educação e inclusão, anuncia o patrocínio à Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), grupo fundado em 2017 e formado por jovens da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, entre idades de 8 e 19 anos. A inauguração da parceria, que prevê a realização […]mais
Coluna Hipótese de uma hipófise. Por Renata Quiroga.19.06.2021OCI Entre os desencontros das cortinas O olhar drama anuncia um vaqueiro sem diálogo, Convida a plateia à sua auto visitação Pela letra cênica parturia-se menino/rei. O reinado da ilusão turva a imagem Cumpre ofícios, ritos de permanência Retina herança que avança para os anos Oceanos imperiosos de desejos, de conquistas. Lunetas são olhos de um […]mais
Coluna Sofia Vaz Pires é a nova CEO da Ericsson Portugal.18.06.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: A partir de julho a presidência executiva da Ericsson Portugal ficará a cargo de Sofia Vaz Pires, que esteve os últimos meses na NOS, depois de uma carreira feita, sobretudo, no estrangeiro. LINK – https://executiva.pt/sofia-vaz-pires-nova-ericsson-portugal/mais
Coluna A importância da estratégia digital para sua carreira e negócios. Por Rebecca Lyrio.18.06.2021OCINão podemos falar sobre estratégia digital e carreiras sem entendermos onde estamos dentro do contexto da sociedade atual. A pandemia vem sendo responsável pela transformação de diversos aspectos da sociedade e uma das principais mudanças foi em relação à forma como empresas, marcas e consumidores se relacionam. Já sabemos que, com encontros presenciais impossibilitados pelas […]mais
Coluna O que há por trás de um líder? Por Ilka Carrera.17.06.2021OCI O trabalho em equipe é fundamental em qualquer gestão e a história está repleta de assessores famosos de grandes líderes em diversas épocas e situações. Sim, um líder empresarial ou aquele que se propõe a cuidar da coisa pública não consegue nada sozinho, pois o êxito ou fracasso é resultado de um trabalho em grupo. […]mais
Coluna Considerações sobre aprendizagem organizacional. Por Andrea Yaghdjian.16.06.2021OCI Já há algum tempo que nos deparamos com o conceito de organizações em evolução permanente, ou, como levantado por Balceiro, R. e Balceiro, L., organizações aprendizes. Nestes ambientes, os colaboradores estão constantemente engajados em mudanças contínuas com vistas ao desenvolvimento da organização e seus processos inerentes. A aquisição de novos conhecimentos é fator-chave. O que […]mais
Web vídeo SUSTENTABILIDADE, GENTE, MEIO-AMBIENTE.15.06.2021OCI Nesta edição (035) do OBSERVATÓRIO.COM, o destaque é a coluna Sobre Sustentabilidade, de Joema Carvalho. Muito se fala sobre sustentabilidade – termo que ganhou mais popularidade entre nós com a Rio-92, conferência das Nações Unidas que o Brasil sediou. Você sabe o que é sustentabilidade? O conceito tem origem no campo econômico, mas se espraia […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - O poder de uma narrativa. Por Alessandra Assumpção.14.06.2021OCI Você sabia que nossa forma de compreender as coisas está relacionada às histórias que ouvimos desde crianças? Ouvir e compartilhar histórias é a nossa forma de aprender sobre as complexas formas de ser humano e são elas que ajudam a dar sentido ao que fazemos ao longo da vida. Nossas vidas se parecem porque compartilhamos […]mais
Artigo Como traçar objetivos. Por Valdez Monterazo.13.06.2021OCIA cada dia podemos escolher nosso futuro, se desejamos viver como reis ou escravos. Napoleon Hill, um pensador que há décadas vem influenciando gerações de empreendedores, comenta sobre isso em sua obra “A Lei do Triunfo”. Nela, trata do princípio da decisão, aliado ao hábito de sempre traçar objetivos pessoais e profissionais como o início […]mais