Sucesso pessoal VERSUS equilíbrio emocional. Por Angela Piotto.

Muito se fala sobre a lei da atração e o sucesso pessoal. Mentalização, pensamentos positivos exercício da gratidão – uma somatória de soluções e… seus problemas acabaram. Será tão simples assim?

O que fazer quando os traumas, medos e angústias te paralisam? Qual melhor mantra, oração ou meditação para superar traições, abusos físicos e emocionais causados ao longo de uma vida?

Na teoria tudo funciona, com um mar de pessoas enumerando suas conquistas. Mas, como alcançar o tão almejado sucesso pessoal junto ao equilíbrio pessoal? Como fazer que tudo flua de maneira satisfatória e feliz, na prática?

Em muitas denominações religiosas, Deus cura tudo, mas todo mundo sabe que a base é a permissão. Permitir o agir do Divino. Como se dá a permissão para mexer com sentimentos e emoções que machucam? Entrega? Como entregar algo que dói? Como voltar a confiar?

As emoções geram energia, as quais sintonizadas junto com pensamentos criam a realidade. É quase como “pede e te será dado”. Mas, se as emoções geram energia e por consequência se materializam, qual a melhor forma de melhorar o padrão de vibração energética?

Em síntese: ouça mais, preste atenção nas suas emoções, busque conhecer-se melhor. Temos dois ouvidos que, aliados com o coração, ouvem muito melhor. E deixe a boca fechada até silenciar a mente.

Qual sentimento ou emoção eu tenho no relacionamento em que estou? Sinto alegria, paz, plenitude, amorosidade? Ou sinto angústia, medo, insegurança? O mesmo vale para relacionamentos entre amigos, no trabalho, ou mesmo no investimento em imóveis e outros bens. É preciso sentir a emoção e ser franco consigo mesmo. Sendo que – se estou num relacionamento que me traz tristeza, insegurança e solidão, porque me maltratar e continuar pedindo ao universo que mude tal situação? Não podemos forçar o outro a nos engolir.

Assim, somos responsáveis por nossas escolhas, e por vezes o outro não se importa com o que está ocorrendo. Isso resume a responsabilidade por nosso estado de espírito e felicidade pessoal.

Quando encararmos as situações de frente, com franqueza, sem imaginarmos como deveria ser, tirando os “se”… “se eu tivesse”, “se ela fizesse”, “se ele…”, deixando claro para nós mesmos o que nos faz mal e o que nos impulsiona para a frente, então, pararíamos de gastar energia com o que nos deprime, nos empurra para trás, e colocaríamos energia no que nos fortalece e nos eleva.

Eu diria que o primeiro passo para equilibrar-se é ter franqueza consigo mesmo, autoconhecimento, e o segundo passo a aceitação. Na sequência, os demais passos: gratidão e perdão.

Os consultórios médicos estão abarrotados de pessoas doentes que buscam a felicidade querendo fugir da realidade, pedindo um medicamento que faça esquecer os problemas e, assim, seguem anos a fio, perdendo energia vital para sua existência, perdendo chances de ser feliz em todas as áreas de sua vida. Sem contar os tantos que usam os mesmos remédios em doses altíssimas com intenção de atentar contra si mesmo.

Para alcançar sucesso pessoal e fazer com que a lei da atração, mantras, orações ou pensamentos positivos tornem-se uma realidade em sua vida, primeiro aceite e sinta: qual energia você mesmo tem emanado. Observe onde gostaria de evoluir – e trabalhe nisso até conseguir.

De repente, você perceberá que o equilíbrio já estava aí dentro. E que, ser feliz ou não, não depende do comportamento do outro mas, antes, das atitudes e decisões que você toma para tocar o seu dia a dia.

As conquistas pessoais são alcançadas por esforços próprios, e a maior torcida é a interior. Ninguém irá lutar por você como você mesmo. Só você sabe onde dói mais e pelo que vale a pena lutar. Seja franco consigo mesmo e lute somente pelo que vale a pena – sua paz interior.

Angela Piotto é graduada em Direito, pós-graduanda em Direito do Trabalho, Direito de Família e Psicologia Jurídica. Atua como Terapeuta Integrativa.