Entenda o Marketing Digital. Por Juscelino Araujo.

Entenda o conceito dos principais termos usados no Marketing Digital

Quando tratamos de Marketing existem diversas palavras deste universo que podem causar uma certa estranheza – ou por serem de outro idioma, ou por não fazerem parte do cotidiano das pessoas, ou, enfim, “n” possibilidades.

Customer Experience (CX) – User Experience (UX)

Esses termos, com certeza, já fazem parte da rotina de muita gente – que nem percebe: é tipo o clínico geral, que olha para o cliente (consumidor, usuário do serviço) em todos os aspectos possíveis e busca cuidar para que a experiência, o contato e sua percepção sejam as melhores possíveis desde o momento pré-venda até o pós-venda. Se busca entender problemas, dúvidas e expectativas.

Funil de Vendas

Outro termo que faz parte do jogo e que é algo que deve ser analisado sempre! O funil de vendas é a representação da jornada do cliente, englobando desde o momento em que a pessoa toma conhecimento do seu negócio até que ela se torna cliente de fato, passando pelo reconhecimento da necessidade e a consideração – de sua oferta  – da solução.

Inbound Marketing

É uma estratégia focada em atração e conversão de leads (potenciais clientes) em consumidores de fato. Faz uso de conteúdo, redes sociais e mídias pagas, por exemplo, para atração da atenção, bem como para consolidação de negócios e fidelização do público.

Search Engine Optimization (SEO)

É uma maneira de otimizar as ferramentas de busca – geralmente o Google – para melhorar o posicionamento de uma página nas pesquisas realizadas. É uma estratégia trabalhada de forma orgânica que requer uma boa estratégia digital para garantir a relevância da sua página.

Retorno sobre investimento (ROI)

É o quanto você consegue ganhar de volta, por cliente, tendo em vista o que foi investido para convertê-lo. É só verificar quanto você ganhou/perdeu por cliente e dividir pelo valor investido em prospecção. Um ROI acima de 1 é bom, abaixo deste número significa que você pode estar perdendo dinheiro.

Lead

Esse termo é o mesmo que se usa no jornalismo (que, em português, pode ser lide também) – e representa um possível consumidor, alguém que é de interesse potencial em produtos, serviços ou conteúdos que você quer oferecer.

Pitch de Vendas

É um discurso de vendas que tende a ser objetivo, curto e que precisa envolver o consumidor. É uma forma de contextualizar uma solução à realidade e ao mercado em que o lead está. Uma vez que se consegue uma abertura, o vendedor pode fazer uma apresentação mais aprofundada sobre o produto ou serviço.

Juscelino Araujo é CEO da Esquilo Comunicação & Marketing (contato@esquilomkt.com.br).