NOVA COLUNISTA: Nicole Santana, publicitária.

Uma reflexão sobre o futuro das marcas: como a collab pode ajudar pequenas e grandes empresas a crescer no meio digital.

Apesar de já estarmos familiarizados com as parcerias entre grandes marcas e artistas de sucesso, a collab está cada vez mais presente em nosso dia a dia como uma grande aposta possível para alavancar as vendas durante a pandemia.

Uma estratégia de associação de empresas e artistas para o lançamento de um novo produto de edição limitada, utilizada para aumentar a visibilidade da marca e posicionamento frente aos concorrentes, vem fazendo sucesso principalmente no meio digital.

A estratégia de se associar a outras empresas, marcas ou artistas, com o objetivo de criar e divulgar produtos exclusivos, atrai diferentes públicos e aumenta a visibilidade de ambas as partes, ampliando a divulgação e cruzando públicos segmentados.

Com os avanços de tecnologia e internet, tornou-se cada vez mais fácil trabalhar esse tipo de parceria em diferentes segmentos e nichos – o que aumenta significativamente as chances de novos projetos. E podemos pensar além da tradicional parceria com influencers e a divulgação em suas redes sociais. Com a collab é possível ir além disso, é possível unir forças e trocar experiências entre diferentes segmentos para que sua marca se torne um case de sucesso como foi o caso da Nubank que recentemente fez uma nova parceria com a cantora Anitta.

Mas uma empresa pequena pode fazer collab?

Sim. E não só pode como deve. A estratégia de colaboração entre marcas não se limita às grandes empresas. Ao iniciar um novo projeto ou uma nova marca, é importante começar a traçar um público-alvo, criar expectativas junto ao mesmo para que se sinta à vontade, nada melhor do que uma parceria com uma marca de referência no segmento ou influenciador.

Diante de todas as oportunidades de parcerias vale ressaltar que, para que essa seja uma aposta assertiva, é preciso ter valores e missões alinhados, pois os consumidores buscam cada vez mais por empresas que compartilhem das mesmas ideias e valores, onde se possa vestir a camisa da marca e assumi-la como sua marca preferida perante a concorrência.

Uma colaboração entre marcas pode ser feita de diversas formas, cabe à sua marca e à marca parceira optarem pelo que for melhor para ambos, tendo em vista o principal objetivo – que é o aumento da visibilidade e a aproximação da marca com o público final.

Sua marca está pronta para uma nova parceria? Que tal pensar um pouco sobre o assunto e começar hoje mesmo a traçar novos projetos para o futuro de sua empresa?

Abraços e até logo!

Nicole Santana é formada em Publicidade e Propaganda e tem experiência profissional em agência de publicidade na função de Social Media. Atua na criação de conteúdo, planejamento, gerenciamento de redes sociais e estratégias de inbound marketing, e conteúdos para blogs.