Os 9 pilares para um marketing estratégico. Por Camila Silveira.

O cliente também é um vendedor.

Qualquer que seja a área de atuação ou meta de uma organização, se esta não tiver resultados positivos, não conseguirá sobreviver no mercado. E para que a empresa consiga êxito neste quesito é de extrema importância o marketing estratégico.

De acordo com Camila Silveira, especialista em evolução empreendedora e marketing digital, o segredo de estruturar um marketing estratégico será pensar em seu cliente como a chave-mestra para todo o desenvolvimento de suas ações e não apenas no produto ou serviço oferecido. Todas as atitudes da empresa devem passar a estar totalmente focadas em solucionar as dificuldades do seu consumidor e saber demonstrar esta importância gerando uma conexão próxima e fiel ao seu consumidor.

Criadora da Comunidade Marketing e Vendas para mulheres empreendedoras africanas – e da Inteligência Emocional para a Alta Performance – listou 9 pilares para um marketing estratégico:

1) Clientes não compram produtos

Eles compram realização de sonhos e o grau de seu crescimento será proporcional ao grau de encantamento e admiração que conquistar.

2) Cada cliente é, também, um vendedor

Quando passar a lhe admirar, será seu melhor vendedor sem estar na folha de pagamento, pois vai falar de seu bom negócio com uma experiência de consumidor a todos.

3) Os colaboradores da empresa – independente de suas funções – são vendedores

Isto não é algo exclusivo da área comercial pois vai fazer parte da satisfação completa do cliente.

4) Todos que possuem clientes do mesmo interesse devem ser avaliados com atenção

Parceiros podem até triplicar seus clientes.

5) Em toda estratégia de marketing a ser planejada, rasgue seu papel de vendedor e vista o papel de comprador

Assim, você será mais assertivo.

6) Vender sozinho se torna um trabalho árduo, pouco rentável e dificilmente amplia seu potencial empresarial como o esperado

Comece agora a pensar quem são as pessoas que podem tornar-se distribuidores e parceiros “caça clientes” – que podem começar a triplicar seus lucros e atuar de maneira interligada à sua empresa.

7) Esteja ciente, com clareza, de qual sentimento você vende e de que todas as suas ações de marketing devem estar transmitindo a mesma ideia

Lembre-se dos 3 Ds – Desejos, Dúvidas, Dores.

8) Use tecnologia a favor dos clientes sem ser um robô

A tecnologia é mais uma forma de surpreender e deve ser utilizada para facilitar a vida do cliente e não apenas para vantagens à empresa.

9) Todos na empresa, do porteiro ao presidente, são responsáveis pelo relacionamento com clientes

É fundamental que todos estejam capacitados e motivados, sabendo transmitir os valores e conceitos da empresa.

De acordo com a autora, no marketing – desde o momento da venda – o que importa é o valor percebido pelo cliente e o significado que terá na vida dele.

“É preciso: – aprender a falar a língua do cliente, entender o que ele diz e falar de forma que ele entenda; – conectar-se com a imaginação e sonhos de seus clientes para surpreendê-los e mostrar que seu profissionalismo supera suas expectativas; – planejar a oferta (promoção) agregando o máximo de serviços e possíveis vínculos futuros; – refletir e dedicar forças para ter visão completa dos diferentes grupos de consumidores que necessitam de seu trabalho; – entender que seus clientes estão em mudanças contínuas; – estimular a criatividade de forma constante para que seus clientes acompanhem o processo e sintam a necessidade de visitá-lo para ter acesso a novidades, gerando efetividade nas relações comerciais; e – representar o futuro para o seu cliente”. Camila Silveira.