EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Estratégia de conteúdo "on-line": qual a sua? Por Alessandra Assumpção.

O marketing digital está cada vez mais em alta e você já deve ter visto pesquisas que comprovam isso. É aqui que o marketing de conteúdo se encaixa como uma estratégia para ampliar visibilidade, aumentando os resultados.

De acordo com a última edição da pesquisa Content Trends, feita pela Rock Content, 73% das empresas entrevistadas adotam uma estratégia de marketing de conteúdo.

Você sabe o que é a estratégia de conteúdo on-line?

Desenvolver uma estratégia de conteúdo on-line significa que a sua marca entende a sua persona e com os conteúdos contribui com as necessidades dela e ajuda nos medos e desejos que ela tem.

Para isso, você precisa estabelecer uma rotina de publicações, pensar em conteúdos relevantes, que chamem a atenção e convertam seus leitores em clientes, com técnicas para que seus textos sejam bem posicionados nos mecanismos de busca, além de acompanhar as métricas constantemente e fazer aprimoramentos sempre que sentir necessidade.

Quando falamos de conteúdo on-line, estamos falando sobre geração de resultados de forma orgânica. Ou seja, não são anúncios pagos.

São materiais informativos e não publicitários. É como se a sua empresa se tornasse uma fonte de informações confiável para o público, assim como para os veículos de imprensa. É uma porta de entrada para que as pessoas acabem conhecendo seus produtos e serviços.

Como funcionam esses conteúdos?

Estes materiais contribuem com a construção da reputação e visibilidade de sua empresa e com a atração de clientes, a partir do seu próprio esforço de produção, sem depender de mídia paga. Claro que há certos investimentos que ajudam a impulsionar e acelerar estes resultados. Mas dá para fazer muita coisa sem precisar colocar a mão no bolso.

Há uma grande variedade de formatos que você pode escolher. E quanto mais diversificada sua estratégia, melhor. Pode ser um artigo no blog, post em redes sociais, criação de um infográfico, gravação de podcast, fazer um webinar, por exemplo.

Qual escolher?

Para saber qual deles será melhor para sua marca, use o marketing de conteúdo por etapas: faça um planejamento, analise os medos e desejos da persona, crie conteúdos que faça sentido, compartilhe e mensure os resultados.

Essa é a forma mais completa para que a estratégia de conteúdo on-line seja relevante para a marca.

Para escolher o melhor formato e o canal, leve sempre em consideração sua persona. Onde ela está? Qual o canal que ela acessa diariamente? Quais palavras-chaves ela busca? Quais seus sonhos?

Essas são algumas perguntas para você nortear o seu caminho de produção de conteúdos on-line.

Conteúdos relevantes

Lembre-se que qualquer compartilhamento precisa informar, educar, entreter ou atrair o seu público. Você deve recorrer a algumas práticas para deixar o seu material em destaque, como:

– Qualidade acima de quantidade;
– Foco na persona;
– Resolva questões do dia a dia dos seus clientes;
– Fale a língua da persona;
– Diversifique seus canais on-line.

Analisando dados

Ao final dessas práticas, colete dados sobre sua audiência e analise com frequência os resultados.

Saiba quais materiais foram os mais acessados, o tempo médio de visualização de um vídeo, horários que teve maior tráfego e outros dados que possam ser relevantes para o seu negócio.

Use esses dados para reavaliar sua estratégia de marketing e de conteúdos on-line para estar sempre presente na vida da sua persona, com as melhores soluções que ela precisa.

Aproveite o on-line para usar as ferramentas a seu favor e crescer, mesmo diante do momento de incertezas que estamos vivenciando.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt