ESSA TAL DE COMUNICAÇÃO - Cultura organizacional em tempos de 'home office'. Por Letícia Carpanez de Paiva.

Você já parou p’ra pensar como a cultura da sua empresa está sendo percebida pelos novos colaboradores que estão trabalhando remotamente? Para ajudar na disseminação e fortalecimento dos valores, normas e, principalmente, ritos de uma empresa, a comunicação interna desempenha um papel-chave.

Anteriormente, escrevi sobre os novos desafios que o profissional de comunicação vai ter daqui para a frente e hoje vou abordar mais um ponto que interfere diretamente na área de comunicação interna: a cultura organizacional.

Afinal, o que é cultura organizacional?

Pela definição das ciências sociais, cultura é um conjunto de comportamentos, símbolos, práticas e valores de um grupo ou sociedade. Transpondo isto para o mundo corporativo, é o conjunto dos valores, normas, costumes e ritos que uma empresa possui e que norteiam (ou deveriam nortear) a sua estratégia.

Assim como no conceito tradicional, a cultura organizacional também tem aspectos tangíveis e intangíveis. Um conceito muito usado para isso é o iceberg de Chiavenato (2004): na parte de cima fica aquilo que é concreto e visível ao colaborador, como a estratégia, objetivos, estruturas e normas de uma empresa. Na parte inferior, encontram-se “aspectos psicológicos e sociológicos da cultura”, como valores, relações entre grupos e ritos que um colaborador só vai aprender com o tempo.

E é aí que entra a comunicação interna, principalmente nesse contexto de distanciamento social que dificulta a consolidação e vivência dessa cultura. Os profissionais da área devem pensar em materiais que reforcem a cultura nos canais da empresa, adaptem ações para o digital e criem novos ritos que permitam aos novos colaboradores perceber essa cultura que agora não é vivenciada presencialmente, com o reforço dos valores e propósito nas paredes dos escritórios, nos eventos presenciais, no café na copa, nos almoços de equipe.

Mas é preciso unir esforços, trabalhando em parceria com a liderança e o setor de RH – que podem fazer um acompanhamento mais de perto.

Algumas dicas:

  • Invista em um guia da cultura da empresa, que pode ser feito como uma página de intranet, um vídeo, biblioteca do conhecimento e até mesmo como um livro impresso para se incluído no kit de boas-vindas;
  • Deixe claro as regras e normas da empresa em postagens e e-mails da comunicação, principalmente para novos colaboradores;
  • Nas comunicações e ações da comunicação interna, aborde também sobre os aspectos não visíveis, como reconhecimento, ritos, celebrações, feedback etc.;
  • Invista em influenciadores internos que ajudem na disseminação da cultura;
  • Pratique o reforço, com ações como dinâmicas e atividades, entre outras;
  • Promova pesquisas de comunicação interna e cultura para ver o que está indo bem e os pontos que podemos reforçar mais no dia a dia.

Como vimos, a cultura organizacional é um tema extenso, mas que está diretamente ligada ao senso de pertencimento, à produtividade e ao ambiente de trabalho. Mas é claro, que sem uma boa comunicação interna para compartilhar informações, a cultura organizacional não se dissemina e fortalece como deveria.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Thomson, 2004, p. 122.

WIKIPEDIA. Cultura. Disponível em – https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura. Acesso em 21 de maio de 2021.

Crédito: Foto de Chris Montgomery on Unsplash.

Sobre mim

Com quase 15 anos de carreira, amo trabalhar com comunicação e ajudar a promover a cultura corporativa. Sou bacharel em Comunicação Social, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Ciências da Comunicação e Novas Mídias pela Universidade de Aix-Marseille I, na França. Tenho experiência em planejamento de estratégias de comunicação interna, engajamento e cultura, além de gestão de mídias sociais. Meu perfil – https://www.linkedin.com/in/leticiacarpanezdepaiva/.