EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Banco de imagens: saiba a importância de usar na sua marca. Por Alessandra Assumpção.

Utilizar imagens de boa qualidade reforça a credibilidade e, também, que você entende a necessidade de que uma imagem completa o seu conteúdo – para que a persona entenda cada vez mais sobre o que você resolve na vida dela.

Caso não saiba, nem tudo o que está na internet é livre, principalmente as imagens que, na maioria das vezes, possuem direitos autorais. Então, tome muito cuidado na hora de divulgar imagens em seu site (ou projeto) que não são de sua autoria, pois se descoberto, o autor poderá mover um processo judicial contra você por plágio.

Se você não tem um banco de imagens próprio, ou seja, com imagens e fotos que você mesmo tenha feito ou contratado um profissional, para que você possa usar, a dica é que use um banco de imagem que tem fotos sem direitos autorais. Alguns sites cobram uma taxa referente a cada imagem ou a um conjunto de imagens mas, por outro lado, existem sites que disponibilizam sem custo algum.

Mas atenção, verifique o tipo de direito de permissão de cada imagem. Por exemplo, na maioria das vezes o tipo de utilização será livre para que você possa utilizá-la comercialmente e modificá-la, caso deseje. Em outros casos, dependendo da imagem, é permitido copiá-la e distribuí-la, desde que não seja para uso comercial ou então utilizar comercialmente, desde que não modifique seu conteúdo.

Por que usar um banco de imagens?

Logo de cara, saiba que usar um banco de imagens irá te proporcionar originalidade com materiais autênticos e únicos. Além disso, você encontra peças criativas que podem proporcionar uma comunicação diferenciada da sua marca.

Isto, sem falar ainda na qualidade do banco de imagens. As fotos precisam ser de alta qualidade e isso é crucial para que elas não fiquem distorcidas quando você compartilhar em um artigo, site, blog ou redes sociais.

O ápice também é a diversidade que existe nesses bancos – você pode buscar por tema, palavra-chave, estilo (fotos, ilustrações, vetores) e diversificar a comunicação do seu negócio de forma ousada e diferente.

Quais os melhores bancos de imagens gratuitos?

Há alguns bancos mais conhecidos que outros. E se você não é uma designer, você deve conhecer os mais comuns. Listei alguns que uso por aqui e que valem muito a pena você conferir sempre que for usar uma imagem na estratégia de comunicação e marketing da sua empresa.

1 – Unsplash
Esse site possui algumas das mais belas imagens disponíveis na web. Todas as imagens são completamente livres de qualquer tipo de direito autoral. Isso significa que você pode copiá-las, editá-las e distribuí-las com qualquer objetivo, seja comercial ou pessoal. Confira aqui.

2 – Freepik
Totalmente prático e com boa estética, o banco já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias grátis. Para obter uma imagem, basta clicar nela e pronto. Você conseguirá ver qual é o tipo de licença e o site de procedência.

3 – Rawpixel
O que o torna tão especial é seu acervo gigantesco e diversificado, que conta com imagens, vetores, ilustrações e muito mais! Além de possibilitar o download de imagens gratuitas, ele também possui uma extensa coletânea premium. Veja mais aqui.
4 – Stockvault
Com um buscador bem intuitivo, o Stockvault é bem simples e de fácil acesso. Ao clicar em uma imagem, um painel aparecerá com informações detalhadas do arquivo. O estoque é 100% gratuito, e elaborado por uma comunidade de mais de 95 mil artistas e fotógrafos.

5 – Libreshot
Totalmente livre de direitos autorais, este banco permite download direto e sem necessidade de login. As imagens podem ser baixadas de maneira simples e não têm marcas d’água. Clique aqui para ver esse banco.

Estes são os 5 que eu mais gosto e uso. Eles têm qualidade, originalidade e facilidade para uso de forma gratuita e também com os planos de assinatura.

Use essas ferramentas a seu favor para ter imagens que inspirem a sua persona a consumir seu conteúdo, e que chamem a atenção de forma positiva, combinado?

Se quiser mais dicas como essa, deixe o seu comentário abaixo.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt