A aceleração digital impulsiona o mercado a se movimentar em busca de novos formatos. Por Juliane Maciel.

As notícias das últimas semanas deixam o coração apreensivo e por vezes com medo do que há por vir.

Fausto Silva na Band, Tiago Leifert no Domingão, o Faro dominando a audiência da Record, e Eliana, a apresentadora mais querida dos últimos tempos, dominando o domingo no SBT. Com âncoras incríveis e carismáticos, o mercado de TV se funde ao do digital buscando não se perder. E tem funcionado!

Merchans, VTs, produções das mais complexas às mais enxutas tomam conta das telas grandes e também das pequenas.

Um estudo feito pela Kantar no ano passado, observou que o Brasil se destaca no consumo de vídeos na web, TV e streaming. Isso sem contar com as lives e as videochamadas via Whatsapp.

O vídeo hoje tem mais opções de acesso do que nunca antes visto na história desse país (risos)!

Em 2020, a entrada de novos players de streaming e a chegada (e adaptação) das redes sociais para o suporte de vídeo fez com que o consumo de vídeo crescesse mais de 84% em relação aos últimos 3 anos. Mais um dado da Kantar Ibope Media que nos assusta e surpreende.

E pasmem, 45% das marcas que anunciaram na pandemia utilizaram esse acesso da comunidade à TV aberta simplesmente para informarem a população sobre ações relacionadas à Covid-19, e mais da metade dos consumidores que assistiram a esse conteúdo se lembram das marcas!

O que quero dizer aqui é: nunca antes o uso do vídeo como ferramenta de marketing fez tanto sentido. Repense: se as campanhas e o planejamento de sua empresa ou cliente não passam pelo uso do vídeo em sua maioria, algo está errado.

Para sustentar meu argumento acima:

1 – O tempo de consumo e a quantidade de produções cresceram. Vídeos são consumidos independentemente da plataforma.

2 – O cenário está cada vez mais complexo e entender esse mix chamado crossmedia ajuda com que sua empresa crie vantagens mercadológicas importantes sobre os concorrentes.

3 – Adaptações de conteúdos televisivos para o digital são importantes para se validar como branding.

A junção de pensamentos e informações dessa semana não são nada utópicos.

Vamos juntos nessa era subliminar que a cada dia nos traz mais e mais pesquisas que validam nosso mercado.

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na Loop Vídeo Produtora e owner na Ordoo – Mentoria de Gerenciamento.

@jumacieloficial