A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Coluna

ESSA TAL DE COMUNICAÇÃO - Cultura organizacional em tempos de 'home office'. Por Letícia Carpanez de Paiva.

22.06.2021
OCI
Você já parou p’ra pensar como a cultura da sua empresa está sendo percebida pelos novos colaboradores que estão trabalhando remotamente? Para ajudar na disseminação e fortalecimento dos valores, normas e, principalmente, ritos de uma empresa, a comunicação interna desempenha um papel-chave. Anteriormente, escrevi sobre os novos desafios que o profissional de comunicação vai ter […]
mais
Artigo

O papel da comunicação na satisfação dos colaboradores. Por Ana Flávia Tolentino Tornelli.

20.06.2021
OCI
76% dos brasileiros estão insatisfeitos no trabalho de acordo com pesquisa realizada pela Pearson, empresa global de educação. O número é alarmante e retrata a importância de as organizações atentarem às necessidades e dores de seus colaboradores caso queiram reter os talentos. Este artigo propõe discutir a responsabilidade da comunicação interna neste contexto e de […]
mais
Coluna

A importância da estratégia digital para sua carreira e negócios. Por Rebecca Lyrio.

18.06.2021
OCI
Não podemos falar sobre estratégia digital e carreiras sem entendermos onde estamos dentro do contexto da sociedade atual. A pandemia vem sendo responsável pela transformação de diversos aspectos da sociedade e uma das principais mudanças foi em relação à forma como empresas, marcas e consumidores se relacionam. Já sabemos que, com encontros presenciais impossibilitados pelas […]
mais
Coluna

Considerações sobre aprendizagem organizacional. Por Andrea Yaghdjian.

16.06.2021
OCI
Já há algum tempo que nos deparamos com o conceito de organizações em evolução permanente, ou, como levantado por Balceiro, R. e Balceiro, L., organizações aprendizes. Nestes ambientes, os colaboradores estão constantemente engajados em mudanças contínuas com vistas ao desenvolvimento da organização e seus processos inerentes. A aquisição de novos conhecimentos é fator-chave. O que […]
mais
Web vídeo

Nesta edição do OBSERVATÓRIO.COM: "nanoinfluenciadores" - tamanho é documento.

25.05.2021
OCI
LINK – https://youtu.be/uTmAXMar91A O destaque desta edição (033) do nosso programa vai para a coluna “Thrive Comms”, de Franciane Barbosa, com o texto “Mirou nos pequenos, acertou em grandes resultados”. Revolução digital já: a outra face das métricas da vaidade – quando canais menores, “de nicho”, com grande engajamento, funcionam bem para pessoas públicas, produtos e […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Paulo Freire, Dona Hermínia e a liberdade de expressão no Brasil atual. Por Bruna Ramos da Fonte.

21.05.2021
OCI
O veto à liberdade de expressão é uma característica fundamental dos governos autoritários, onde há um controle absoluto sobre a difusão da informação e sobre a expressão individual ou coletiva no contexto daquela sociedade. Indivíduos alienados não conhecem seus direitos nem seus deveres e, por isso, não questionam e não reivindicam, alimentando e possibilitando a […]
mais
Nota

OCI PESQUISA - Mapeamento da Comunicação Institucional no Brasil - 2021.

19.05.2021
OCI
Pesquisa inédita do O.C.I. vai analisar as principais ações de comunicação institucional no país. O Observatório da Comunicação Institucional quer entender como as organizações estão trabalhando as ações de comunicação institucional. Hoje, este Observatório da Comunicação Institucional lança sua primeira pesquisa de 2021. A nossa divisão OCI PESQUISA vai mapear ações e práticas de comunicação […]
mais
Coluna

THRIVE COMMS - "Goodwill": muito além de apenas monitorar o Congresso. Por Franciane Barbosa.

12.05.2021
OCI
Uma estratégia robusta de Relações Governamentais requer um programa prévio de apresentação da companhia e a manutenção desse relacionamento. Visita de goodwill ao governo do Estado do Rio Grande do Sul (https://www.facebook.com/casacivilrs/photos/a.406964772799381/829908170505037) O trabalho de government affairs tem a missão de proteger o negócio e grande parte do advocacy recente também é sobre a reputação […]
mais
Coluna

SOBRE SUSTENTABILIDADE - O termo sustentabilidade, seus pilares e a nossa dificuldade cartesiana de assimilar o que é simples e óbvio. Por Joema Carvalho.

08.05.2021
OCI
Evolução do termo Na década de 1990, foi realizada no Rio de Janeiro a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na qual foram elaboradas a Carta da Terra (Declaração do Rio) e a Agenda 21, que abordam o consenso global e político, objetivando o desenvolvimento e o compromisso ambiental. Leia a […]
mais
Coluna

Inês Diogo: Como ter uma conversa difícil no trabalho.

07.05.2021
Executiva.pt
Destaque da semana Executiva.pt: Chegou o momento. E agora? Uma conversa difícil é um território fértil para aplicar todos os domínios da inteligência emocional. A coach Inês Diogo, certificada pelo Search Inside Yourself Leadership Institute, explora algumas estratégias práticas para que, quando essa conversa surgir, tenha toda a preparação necessária. LINK – https://executiva.pt/ter-conversa-dificil-no-trabalho/
mais
Projeto

Projeto 26 - Mapeamento da Comunicação Institucional no Brasil - 2021 [concluído]

06.05.2021
OCI
Está no ar, a partir de hoje, o formulário da pesquisa “Mapeamento da Comunicação Institucional no Brasil – 2021”. Se você atua na comunicação institucional – em empresa, ente público, ou organização não-governamental – participe, e ajude-nos a levantar o estado dessa especialidade no país. Desde já agradecemos. Assim que concluída a tabulação das respostas […]
mais
Nota

LANÇADO - HOJE - Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2021.

05.05.2021
OCI
Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa 2021 no programa Comunicação S/A. Acompanhe a partir das 14 horas em https://youtu.be/Wny9n0v-oWc. Participação de Eduardo Cesario Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação, publisher e editor executivo da publicação; Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda, e Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Abracom – Associação Brasileira das Agências de […]
mais
Clipping

A não cumprida promessa das "agências" de checagem.

01.05.2021
Marcondes Neto
Deu anteontem na revista Oeste, na matéria de Cristyan Costa: Advogado afirma que a sentença a favor da Revista Oeste pode encorajar órgãos de imprensa. LINK – https://revistaoeste.com/brasil/os-meios-de-comunicacao-nao-devem-se-intimidar-perante-as-agencias-de-checagem/ COMENTÁRIO Já perdi a conta das vezes em que repeti o seguinte mantra: “A saída para o jornalista é o empreendedorismo”. A minha cantilena se faz ouvir […]
mais
Coluna

Guarda compartilhada VERSUS melhor interesse do menor. Por Angela Piotto.

30.04.2021
OCI
O ordenamento jurídico brasileiro instituiu a guarda compartilhada ou conjunta como uma forma de melhor atender os direitos das crianças e adolescentes, incentivando os genitores a dividirem as responsabilidades quanto à manutenção alimentar, psicológica, física e emocional da prole. O Estado está intrinsicamente corresponsável na manutenção protetiva do âmbito familiar, conforme o artigo 227 da […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Mentiras fonográficas e os “surfistas” da censura na era das verdades digitais. Por Bruna Ramos da Fonte.

27.04.2021
OCI
Quando Sidney Magal foi contratado pela Polydor na década de 1970, a gravadora achou que ele – na época com trinta anos de idade – estava “velho demais para ser um ídolo”, então para o lançamento do primeiro disco, decidiram cortar três aniversários da sua certidão de nascimento e os press releases apresentaram o artista […]
mais
Coluna

Brasil, uma imagem craquelada: pátria mais ou menos amada, pária global. Por Andrea Nakane.

26.04.2021
OCI
As conjunturas contemporâneas resultantes da pandemia mundial, relacionada ao vírus da Covid-19, têm apresentado diversos axiomas, presentes nos âmbitos individual e coletivo, atrelados ao cotidiano social, corporativo, mercadológico, científico e político. As considerações evidenciadas não são apenas de atos e iniciativas nobres e edificantes, há muitos relatos e evidências que denotam posicionamentos que atingem negativamente […]
mais
Clipping

A segunda maior tragédia a atingir a humanidade, hoje - 2.

25.04.2021
Marcondes Neto
Deu no Media.ITE, em 13/04/2021, na matéria de Rudy Takala: – Fear sells. (Quando cai a parede que antes separava as Redações dos Departamentos Comerciais). LINK – https://www.mediaite.com/news/watch-james-okeefe-releases-secret-recordings-of-cnn-staffer-calling-network-pro-biden/ COMENTÁRIO “Toda unanimidade é burra”. Nelson Rodrigues. Na espiral do ruído… “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil” ? (*) Exausta […]
mais