A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
  • ABCR
  • abracom
  • abrp-sp
  • ADVB-PE
  • ajeb
  • Bloom_up
  • executiva
  • mega-brasil
  • OSB
  • rp-bahia
  • Terceiro-setor
  • Treinar Mais
Agenda

Menos assessoria, mais comunicação pública: a experiência da Câmara de Barueri é destaque no segundo encontro do Ciclo da ABCPública.

04.07.2025
Suporte
Evento promovido pela ABCPública destaca transformação na estratégia de comunicação institucional e reforça o papel do Legislativo na transparência e no diálogo com a sociedade. Dando sequência ao Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública, a Regional São Paulo da ABCPública realiza, no próximo dia 7 de julho, às 19h30, o segundo encontro da série […]
mais
Coluna

ENSAIOS & REFLEXÕES - Você sabe usar a IA a seu favor sem tornar-se um impostor? Por Cristina Rispoli d'Azevedo.

01.07.2025
Portal OCI
Hoje em dia, há ferramentas de inteligência artificial (IA) voltadas a quase qualquer atividade: apresentações, conteúdo, design, edição de fotos e vídeos, investigação, marketing, negócios, organização, produtividade, texto para voz, voz para texto, websites… Mas será que estamos sabendo usá-las a nosso favor? Ou estamos virando reféns de toda essa agilidade e facilidade oferecida? Ainda […]
mais
Artigo

Governança corporativa e o retrato de Dorian Gray. Por Luiz Antônio Gaulia.

27.06.2025
Portal OCI
A governança corporativa, em sua essência, busca estabelecer um sistema de regras e condutas, práticas administrativas e processos que garantam a transparência e clareza dos balanços financeiros, a prestação de contas frequente e confiável e a responsabilidade social e ambiental corporativa nas organizações. Podemos dizer que seu objetivo primordial é alinhar ao máximo os interesses […]
mais
Coluna

QUEM NÃO SE COMUNICA... Relações Públicas e Ciência: dissidências reais e aproximação esperada. Por Milena Carolina de Almeida. 

25.06.2025
Portal OCI
De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, 73% dos brasileiros têm interesse em ciência, mas apenas 21% deles afirmam buscar informações sobre o tema com frequência. À baixa procura, soma-se uma ainda menor disponibilização de informações sobre pesquisas e descobertas científicas em canais de imprensa, modalidade de […]
mais
Coluna

Caso Tylenol: uma trágica crise que culminou em aprendizados para a comunicação corporativa mundial. Por Andrea Nakane.

17.06.2025
Portal OCI
Quem teve uma formação de excelência em Relações Públicas certamente mergulhou no estudo de caso do Tylenol Extra Forte, pcorrido na década de 1980. Considerado um dos melhores exemplos de gestão de uma crise, por meio de uma assertiva e rápida política de marketing, com ênfase em estratégias de RP, foi possível, naquela ocasião, superar […]
mais
Coluna

ENSAIOS & REFLEXÕES. Como a memória se forma e molda o que somos como indivíduos, sociedade e nação. Por Cristina Rispoli d'Azevedo.

16.06.2025
Portal OCI
Recentemente, finalizei a leitura do livro “Ainda estou aqui”(*), obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva que deu origem ao filme homônimo vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, prêmio até então inédito para o Brasil. Uma leitura intensa e profunda que ainda ressoa em mim em diversos aspectos e camadas, motivo que me […]
mais
Coluna

NOVA COLUNA: 'ENTRELINHAS' - Reflexões sobre o que a comunicação diz, o que o silêncio revela e o mercado percebe. Por Manuella Borges.

15.06.2025
Portal OCI
Objetivo da Coluna: uma coluna para provocar, desafiar e aprofundar a compreensão sobre o papel invisível, mas determinante, da comunicação nas organizações. Mais do que campanhas e slogans, comunicação é gestão estratégica, tomada de decisão, cultura, tecnologia e, acima de tudo, reputação. É o fio invisível que conecta o que as empresas fazem, o que […]
mais
Coluna

DIGITAL INSIGHTS - Efeito placebo na comunicação. Por Nathália Meireles.

14.06.2025
Portal OCI
Em meio a tantas transformações digitais acontecendo simultaneamente, da Inteligência Artificial ao lançamento de novos consoles de videogame, acreditar em mudanças parece algo fácil, rápido e viável. Mas será que realmente as coisas funcionam dessa forma? Na área da saúde, o “efeito placebo” é bem conhecido por profissionais como médicos, enfermeiros e nutricionistas, referindo-se a […]
mais
Nota

Campanha coloca o 'Sistema 5R-INDEX' em evidência. Reduza riscos de crises de imagem pública e garanta a transparência de sua organização.

10.06.2025
Portal OCI
Por que transparência tornou-se ‘trend topic’? Porque é pilar da governança corporativa! Moral da história: Sem comunicação, sem transparência; Sem transparência, sem governança. Veja, aqui mesmo, no Portal O.C.I. – nas Notas publicadas anteontem, 08/06 -, a nova campanha (composta por 7 Lives e 7 Videos). Metodologia de avaliação, métrica e indicador próprios, além de […]
mais
Coluna

O mito do fundador resiliente: como empresas brasileiras transformam dificuldades em narrativas de superação. Por Tatiane Baniski.

09.06.2025
Portal OCI
Da adversidade à lenda: a construção simbólica que transcende a história factual. Quantas vezes nos emocionamos com a história de um empreendedor que, contra todas as probabilidades, ergueu um império? Narrativas quase cinematográficas nas quais obstáculos intransponíveis são vencidos por determinação e visão. Não por acaso, essas histórias nos cativam, pois seguem estruturas ancestrais que […]
mais
Coluna

Uso estratégico de vídeos na Comunicação Institucional: formatos e possibilidades. Por Fernanda Rufino.

07.06.2025
Portal OCI
Atualmente, o conteúdo em formato de vídeo consolidou-se como uma das ferramentas mais poderosas e estratégicas para as marcas. Sua capacidade de transmitir mensagens de forma clara, atrativa e emocional tornou esse recurso indispensável para as ações de comunicação organizacional. Além de ampliar o alcance das mensagens, o vídeo permite que as instituições apresentem informações […]
mais
Coluna

Comunicação Institucional: um dever com a ética e o interesse público. Por Danielle Ogeda.

02.06.2025
Portal OCI
Refletir e escrever contribuindo com o Observatório da Comunicação Institucional são motivos de muita honra e agradecimento pelo convite e olhar gentil de seu cofundador e diretor-presidente, Manoel Marcondes Neto. E é exatamente isso que também me traz certa angústia e preocupação sobre quais reflexões compartilhar para contribuir e aprofundar o diálogo sobre a comunicação […]
mais
Artigo

Quando o brilho da marca esbarra na opacidade: o que a crise da Cacau Show nos ensina? Por Cristina Mesquita.

31.05.2025
Portal OCI
Por trás de uma imagem cuidadosamente construída ao longo dos anos, feita de chocolates de alta qualidade, histórias de superação e expansão de franquias, a Cacau Show, uma das maiores marcas do país, enfrenta agora um desafio diferente. O ruído interno. Reportagem recente do portal Metrópoles trouxe à tona denúncias de franqueados que comparam a […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Maria Carmem de Souza - Nem só de 'tiktokers' vive uma instituição: a importância da comunicação interna.

28.05.2025
Portal OCI
Nos últimos tempos, venho acompanhando a comunicação de algumas empresas e órgãos governamentais – e algo tem me chamado atenção. O investimento na comunicação externa está a todo vapor: campanhas modernas, canais digitais de última geração, influenciadores digitais e tiktokers para todos os gostos. E olha; nada contra! Sou da comunicação e acho tudo isso […]
mais
Coluna

ENTRE O VISÍVEL E O PÚBLICO - Reputação como um ativo político na Educação. Por Aline Brêtas.

23.05.2025
Portal OCI
No último dia 13 de maio, tive o privilégio de participar, ao lado da querida Alketa Peci, do webinar promovido pelo Center for Accountability and Performance da American Society for Public Administration (ASPA). O evento celebrou nossa pesquisa, reconhecida com o 2025 Joseph Wholey Distinguished Scholarship Award, e abriu um espaço generoso de diálogo com […]
mais
Artigo

'Propaganda com Ética' é causa, aqui, no O.C.I. Por Manoel Marcondes Neto.

17.05.2025
Portal OCI
Discussão urgente, urgentíssima! Nesta semana, no Congresso Nacional, numa sessão de comissão, a testemunha disse: “Eu trabalho com publicidade”… E não se ouviu um pio decente, assertivo sequer sobre tal “trabalho”… o que seria… Trabalho de agência? de “house”, de produtora, intermediária, associada, dona, comissionada, de veículo, de fornecedor, de parceiro, de anunciante? Ora… há […]
mais
Artigo

Parcerias Culturais: como contribuem para o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por Carla Lozardo.

09.05.2025
Portal OCI
No centro da Agenda 2030 da ONU estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um conjunto de 17 metas globais que convocam governos, empresas e sociedade civil a atuarem de forma colaborativa para erradicar a pobreza, promover justiça social e garantir a preservação do planeta. Dentro desse movimento, uma força silenciosa, mas poderosa, vem […]
mais
Coluna

ENTRE O VISÍVEL E O PÚBLICO - Comunicação acadêmica com sabor de cordel e ritmo de Chico Science. Por Aline Brêtas.

09.05.2025
Portal OCI
Comunicação acadêmica pode ir muito além dos tradicionais textos rigorosos e apresentações formais. No projeto “Um cordel para Chico Science”, recentemente publicado na GVcasos, meus estudantes do mestrado profissional em Administração Pública inovaram ao inserir o regionalismo e a brasilidade como elementos fundamentais nos casos de ensino produzidos durante as aulas. Esse trabalho acadêmico, construído […]
mais