A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Nota

'E-book' de Grupo de Pesquisa UFSM sobre Relações Públicas lançado no Conrerp4.

12.04.2024
OCI
Realizado ontem, o lançamento reuniu professores, pesquisadores e profissionais para debater os contextos comunicacionais e relacionais emergentes nas organizações. Entre os autores, o cofundador da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Manoel Marcondes Machado Neto. Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional da UFSM Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o Conselho Federal de […]
mais
Clipping

Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências.

10.04.2024
OCI
Deu no Meio & Mensagem (27/03/2024): Com maior uso da IA, anunciantes estão impondo restrições a agências parceiras; especialistas comentam o movimento. Marcas estão exigindo cláusulas mais rígidas sobre o uso da IA ​​em seus contratos com agências de publicidade. – Imagem: Bartek gerado por IA / Adobestock. – LINK – https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/marcas-incluem-restricoes-de-ia-aos-contratos-com-agencias
mais
Coluna

GESTÃO INTELIGENTE - Regeneração Ambiental: transformando desastres em oportunidades 'ESG'. Por Regina Brito.

04.04.2024
OCI
A pauta atual que as empresas estão trabalhando em 2024 é sobre ESG (Environmental, Social and Governance), surgida no começo desse ano, a sigla representa um desafio proposto por Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 50 presidentes de grandes empresas financeiras ao redor do mundo a criarem projetos que não apenas […]
mais
Coluna

MINUTO MICHELETTO - O fascínio inegável dos vídeos 'online': como transformaram a comunicação e o consumo de conteúdo.

01.04.2024
OCI
Na era digital, os vídeos online emergiram como uma das formas mais vibrantes e engajadoras de comunicação, revolucionando a maneira como consumimos conteúdo. Este formato multimídia não apenas capturou a imaginação dos usuários da internet em todo o mundo mas também se consolidou como uma ferramenta indispensável para marcas, criadores de conteúdo e educadores. A […]
mais
Coluna

EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Por que ter objetivos SMART na sua empresa? Por Alessandra Assumpção.

28.03.2024
OCI
Os objetivos SMART são interessantes para que seu negócio tenha consciência do caminho que será trilhado e o que deve ser feito para alcançar os resultados desejados. Leia a íntegra. – Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. […]
mais
Nota

LANÇAMENTO: livro 'Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes'.

27.03.2024
Marcondes Neto
Em meu nome, e no do O.C.I., agradeço por estar parte do conjunto de autores nesta obra – agradecimento que dedico especialmente à colega RP e professora Liana Merladete -, e coloco o Observatório da Comunicação Institucional, que ora dirijo, à disposição do Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ e de todos os seus […]
mais
Nota

ACCOUNTABILITY... ou... 'prestação responsável de satisfações públicas' - versão do termo proposta pelo Observatório da Comunicação Institucional.

22.03.2024
OCI
O termo não tem uma tradução direta para o idioma português. Accountability, originalmente, aplica-se a uma circunstância que combina obrigações de um lado e enforcement do outro. Ou seja, no âmbito de cada atividade regulada pelo Estado, enquanto os players têm responsabilidades, a respectiva agência reguladora tem a capacidade de punir. “Prestação de contas” – uma […]
mais
Artigo

Você atingiu todos os objetivos em seu último evento? Por Mônica Schimenes.

17.03.2024
OCI
Quando se trata de organizar um evento corporativo de sucesso, a atenção muitas vezes se volta para a logística impecável, os palestrantes renomados e as experiências memoráveis oferecidas aos participantes. No entanto, para além desses aspectos, é crucial garantir que o evento atinja seus objetivos estratégicos, proporcionando não apenas uma experiência memorável, mas também gerando […]
mais
Coluna

MINUTO MICHELETTO - As métricas da internet e o jornalismo: dilema entre 'likes' e informação de qualidade.

11.03.2024
OCI
Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde as métricas de internet definem o sucesso de campanhas publicitárias no Google Ads, uma nova questão emerge no horizonte do jornalismo moderno. Compartilho minhas perspectivas sobre como essas métricas não apenas moldam as estratégias publicitárias, mas também estão redefinindo a natureza das notícias e dos sites de […]
mais
Nota

Ademicon patrocina projeto 'Em busca de uma estrela', voltado para mulheres que sonham jogar futebol profissional.

10.03.2024
OCI
Neste mês da Mulher, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, anuncia seu patrocínio ao projeto “Em busca de uma estrela”, iniciativa dedicada ao crescimento e fortalecimento do futebol feminino no Brasil. A ação reafirma o compromisso da empresa com o esporte, que tem relação direta com o produto, e […]
mais
Nota

LANÇADA HOJE: a 2a. edição do livro 'Marketing para Artes & RP para Artistas', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

01.03.2024
OCI
Epígrafe “Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas – conceito original – para o artista”. Os editores. Apresentação “Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos – desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação […]
mais
Artigo

NOVA ARTICULISTA: Fernanda Lanza Llanas - O fim das redes sociais e o apogeu do desejo mimético.

23.02.2024
OCI
Para quem acompanha as redes sociais, não somente como usuário, mas também como observador, é possível notar uma relevante transformação na última década. Tratando mais especificamente do Instagram, muito se ouve sobre as alterações do algoritmo; fato é que as implicações práticas destas mudanças estão levando ao fim daquilo que inicialmente se propôs a rede. […]
mais
Clipping

:[Campo Título]: CENSURADO :[Campo Título]:

22.02.2024
OCI
Deu hoje na Gazeta do Povo: LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/tse-resolucoes-liberdade-de-expressao/ COMENTÁRIO Já passa da hora de constatar-se o trabalho contraprodutivo das cortes eleitorais brasileiras, jabuticaba que o mundo nunca pensou em saborear. Agora, após a promessa (ou seria ameaça?) de manutenção dos mesmos padrões que presidiram as eleições de 2022 – pleno de arbitrariedades -, chegam […]
mais
Coluna

ANÁLISE CRÍTICA - Afinal, quem você está ouvindo? Por Silmara Helena Pereira de Paula.

22.02.2024
OCI
As funções da Comunicação Pública Retomo nesta oportunidade às reflexões sobre as funções da Comunicação Pública, assunto que abordei no artigo “Comunicação Pública, Relações de Poder e Cidadania” apresentado na disciplina “Comunicação Pública e Política: Fundamentos para Análise das Crises da Democracia Contemporânea”, do programa de pós-graduação da USP. Cursei essa matéria como aluna especial […]
mais
Coluna

MINUTO MICHELETTO - O impacto da Inteligência Artificial nas eleições de 2024: desafios e perspectivas.

19.02.2024
OCI
Com a rápida evolução tecnológica, a inteligência artificial (IA) tem se destacado como um elemento crucial nas eleições, moldando o cenário político nacional e internacional. A recente vitória de Javier Milei na eleição argentina marca um ponto de virada, demonstrando o papel determinante da IA no processo eleitoral. No Brasil, as eleições municipais de 2024 […]
mais
Artigo

Sustentabilidade na prática de negócios da Indústria 4.0 - Por Roberto Marques.

14.02.2024
OCI
O modelo de negócio moderno mudou radicalmente em direção às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A sustentabilidade corporativa deixou de ser apenas uma opção estratégica para se tornar um imperativo empresarial crítico para a sobrevivência futura. A transformação “verde” dos negócios envolve o posicionamento estratégico da organização na realidade econômica, contabilizando as oportunidades e […]
mais
Coluna

A IDEIA É ESSA - A entropia como medida de informação. Por Mario Marcondes Machado.

12.02.2024
OCI
Prezado leitor, a ideia que examinamos hoje vem do matemático e engenheiro eletrônico norte-americano Claude Elwood Shannon (1916 – 2001), que é considerado “o pai da teoria da informação”. Em um artigo de 1948 intitulado “Uma Teoria Matemática da Comunicação” (A Mathematical Theory of Communication), Shannon propôs uma medida para a incerteza ou informação – […]
mais
Artigo

Sobre Comunicação Corporativa. Do LinkedIn de Respicio Espirito Santo, Jr.

31.01.2024
OCI
No curso PFCC (Programa de Formação de Conselheiros Consultivos) da Board Academy Br, tivemos a palestra “Estratégia de Comunicação Corporativa”, ministrada pelo Daniel Medina. Destaco aqui alguns breves pontos do interessante e rico conteúdo: 1) Definição de Comunicação Corporativa pelo Prof. Cees Van Riel, da Rotterdam School of Management, Erasmus University: “É um conjunto de […]
mais
Coluna

MINUTO MICHELETTO - A revolução silenciosa na Comunicação: o impacto da Inteligência Artificial.

29.01.2024
OCI
O cenário da comunicação está passando por uma transformação silenciosa, mas impactante, impulsionada pelo avanço da Inteligência Artificial (IA). Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, aproximadamente 75% das empresas planejam investir em IA nos próximos anos, e esse investimento não se limita apenas à automação de processos, mas permeia profundamente o tecido comunicacional. A […]
mais