A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Entrevista

ACERVO OCI: fundadores do Observatório da Comunicação Institucional conversam - em 2011 - na FSMA.

01.02.2014
OCI
Este documento em vídeo é aqui postado hoje em comemoração ao primeiro aniversário do Observatório da Comunicação Institucional, fundado a 01/02/2013. Em 2011, dois anos antes da criação do OCI portanto, Marcelo Ficher e Marcondes Neto exerciam a docência nos cursos de Administração e Comunicação na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, em Macaé, estado do Rio […]
mais
Clipping

A mídia de massa ainda resiste, mas a internet avança - na preferência das agências e do público.

17.01.2014
Marcondes Neto
O meio “TV” – aberta e por assinatura – ainda leva 60% das verbas publicitárias, seguido dos meios “jornal” e “revista”, segundo o levantamento anual da Meio&Mensagem. Os meios “rádio” e “internet” vêm disputando – há três anos -, cabeça-a-cabeça, quarto e quinto lugares, com participações em torno de 5% do “bolo publicitário” cada. Conheça […]
mais
Clipping

“Res Publica” com limites... não! Império da Mídia... sim! O “storytelling” das Organizações Globo.

14.01.2014
OCI
Deu n’O Globo (Opinião – P. 18) de 10/01/2014. As várias frentes de ataque às liberdades. O cerceamento da liberdade de expressão e, em particular, de imprensa, por meio de legislações restritivas à atuação dos meios de comunicação e à produção artística de modo geral, é uma faceta do autoritarismo conhecida em vários países. Na […]
mais
Clipping

Os sete mandamentos do Jornalismo, segundo Mino Carta (publicação “não autorizada”, pois ele só admite os três primeiros).

04.01.2014
Marcondes Neto
Adaptação livre de matéria de Geneton Moraes Neto. 1. Fidelidade canina aos fatos, à verdade factual. 2. Exercício desabrido do espírito crítico, sempre. 3. Fiscalização diuturna do poder, onde quer que se manifeste; criticando e denunciando seus abusos e mazelas. 4. Elegância – se possível – de estilo; respeitar o texto e não aviltar a língua […]
mais
Artigo

Artigo acadêmico apresenta o composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas.

04.01.2014
OCI
O último número de 2013 da publicação acadêmica “Littera Docente & Discente” (ISSN 2316-8137), editada pela Universidade Estácio de Sá, publicou o artigo de Manoel Marcondes Neto intitulado “A tão demandada transparência nos negócios: uma proposta de relações públicas para uma questão transdisciplinar da administração”. No artigo é apresentado o composto de 4 Rs das […]
mais
Agenda

Antonio jornalista. Autor brasileiro. Nível internacional. Antonio Brasil lança seu mais novo livro na Leonardo Da Vinci. Cartas? Para a redação. Testemunho? Só lá, presencial! Antes que o autor viaje de novo.

02.01.2014
OCI
LANÇAMENTO do novo livro do jornalista, professor e pesquisador Antonio Brasil, “Manual do Correspondente Internacional”, publicado pela Editora Ciência Moderna: próximo dia 8 de janeiro, quarta-feira, a partir de 18 horas, na Livraria Leonardo Da Vinci, à Av. Rio Branco, 185, subsolo. Este manual trata de uma carreira internacional, mas não garante um “vidão” no […]
mais
Clipping

Gás de xisto, solução ou problema? Por Fernando Siqueira.

01.01.2014
OCI
Instituições ambientalistas devem ser protagonistas nesse cenário em que a exploração é mais danosa ao meio ambiente do que a das reservas fósseis… Íntegra do artigo de Fernando Siqueira publicado n’O Globo de 23/12 último (P. 17) – http://oglobo.globo.com/opiniao/gas-de-xisto-solucao-ou-problema-11130818 COMENTÁRIO Sobre o tema, vale a pena ver o filme “Promise Land” (2012), do diretor Gus Van […]
mais
Clipping

Comunicação corporativa em Portugal - por Alda Telles (da Fonte Consultores de Comunicação).

31.12.2013
OCI
Deu no Virta, blog brasileiro editado por Paulo Moura. E este OCI, em contato direto, obteve de Alda Magalhães Telles, autorização para aqui republicá-lo. Pela atualidade do texto, pela acurada análise de cenário e pela ratificação da ideia – compartilhada pelo Observatório da Comunicação Institucional – de que jornalista e assessor de imprensa não podem […]
mais
Clipping

Complexidade é isto: a - ótima - propaganda brasileira, principal cúmplice do - péssimo - modelo oligopolista da comunicação no Brasil.

15.12.2013
Marcondes Neto
Este texto foi publicado na página de Opinião d’O Globo na primeira semana de dezembro de 2013… BÊ-A-BÁ a) Toda sociedade anônima com capital aberto e ações em Bolsas de Valores TEM QUE publicar – em veículos de comunicação de grande circulação – suas demonstrações financeiras anuais. Aqui no Brasil e no mundo inteiro. São […]
mais
Análise

Um novo tempo...

29.11.2013
Marcondes Neto
As novas diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Relações Públicas, expedidas pelo MEC em setembro último, encerraram o ciclo da “Comunicação Social” iniciado na ditadura. Para controlar as mentes, Radialismo, Jornalismo, Cinema, Propaganda, Editoração, Biblioteconomia e Relações Públicas foram aprisionadas como “habilitações” sob um mesmo “guarda-chuva”. Dividir para dominar Uma “polivalência” inicial foi descartada […]
mais
Nota

A sopa de letras que traduz 32 legendas aptas a disputar as eleições de 2014 no Brasil está aí, parece, para causar uma indigestão 'democrática' no eleitor.

27.11.2013
Marcondes Neto
Esta nota segue e complementa a nota de ontem, intitulada “Candidaturas auxiliares… ou fumaça nos olhos do eleitor?”. Notícia extraída do jornal O Globo, edição de 27/11/2013 (P. 4) Rede de interesses: dono do Saint Peter tem concessões do governo. Empresário e o irmão, presidente do PTN, têm processos tramitando no Ministério das Comunicações. Paulo […]
mais
Clipping

Cinegnose presta relevantes serviços culturais.

23.11.2013
Marcondes Neto
Excelente análise sobre o filme “Obrigado por fumar” (Thank you for smoking, Jason Reitman, EUA, 2005)! O texto de Wilson Roberto Vieira Ferreira desvenda os descaminhos porque passam as relações públicas quando – ferindo sua gênese republicana (Ivy Lee, EUA, 1906) – tornam-se tráfico franco de desinformação entre organizações e veículos da imprensa. Acesse: http://cinegnose.blogspot.com.br/2013/11/um-guia-pratico-de-engenharia-de.html Há […]
mais
Nota

Bom debate em tempos de novas diretrizes curriculares para os bacharelados em Relações Públicas e em Jornalismo.

19.11.2013
OCI
Em setembro último, após quatro anos de expectativa, o MEC finalmente expediu as novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado em Relações Públicas e em Jornalismo. Como era sabido, extinguiu-se o conceito “guarda-chuva” de Comunicação “Social” (de triste memória, pois que uma impostura do regime de 1964 amparado numa leitura da Igreja Católica), e as […]
mais
Coluna

Extra! Extra! Entidade do terceiro setor agregou dados e fez aquilo que a imprensa às vezes não faz: produziu informação.

11.11.2013
Marcia de Almeida
Ao todo foram 50.617 estupros em 2012, contra 47.136 assassinatos intencionais. Deu no Correio Braziliense: “Uma das estatísticas mais preocupantes que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentou no começo do mês, no lançamento da 7a. edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, é o número de estupros em 2012, que superou o dos homicídios […]
mais
Nota

Cristina Kirchner passa. Néstor passou. Menem passou. Evita, Isabelita idem. Mas o monopólio da mídia (*) veio se fortalecendo. Desde Juan Perón.

05.11.2013
Marcondes Neto
E a Argentina, há 100 anos atrás era a quinta nação do mundo. E isto não se devia somente à economia, ao PIB, mas também ao nível cultural, civilizacional. Qual terá sido a parcela de culpa da mídia nesta degradação? Ontem, o próprio Grupo Clarín propôs a sua divisão em seis “grupos”. Está claro, pois, que […]
mais
Agenda

Faculdades Integradas Hélio Alonso recebem jovens profissionais de Relações Públicas

01.10.2013
OCI
  Entre os dias 02 e 08 de outubro de 2013, acontece, nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, o “II Encontro com Relações Públicas – Sempre Novas Perspectivas” com o objetivo de discutir diversas áreas de atuação da profissão de Relações Públicas, como Mídias Sociais, Comunicação Integrada, Gestão de Eventos, Produção Cultural e Educação Corporativa. Parte do […]
mais
Nota

Empreendedorismo com recursos próprios e filantropia genuína são "instituições" de que o Brasil ainda carece. Assim como de North.

22.09.2013
Marcondes Neto
A matéria publicada na Folha de S. Paulo dá o tom: “… a Open Society, instituição de George Soros, iria cortar a subvenção a sites latino-americanos de reportagem…”, e o OCI comenta. Faltam players no Jornalismo. Os cursos de Jornalismo, agora independentes (vide matéria sobre novas diretrizes curriculares para o bacharelado), e desde alguns anos […]
mais
Nota

Até que enfim! Saíram as novas diretrizes curriculares nacionais...

17.09.2013
OCI
… para os bacharelados em Relações Públicas e em Jornalismo! Matéria publicada hoje, no website da ABERJE, tendo como co-autores Lala Aranha, relações-públicas pela FAMECOS/PUC-RS, e Manoel Marcondes Neto, relações-públicas pelo IPCS/UERJ e editor deste OCI, analisa – numa abordagem inicial – a angústia que termina: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=944&ID_COLUNISTA=77 Em breve, aqui, no OCI, mais reflexões sobre […]
mais