A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Balanço PETROBRAS do terceiro trimestre de 2014: para especialistas, 'uma peça de ficção'.

29.01.2015
OCI
Advogados e consultores veem falta de transparência da estatal ao não divulgar perdas com corrupção… Leia a íntegra da matéria de João Sorima Neto, Ronaldo D’Ercole, Rennan Setti (P. 21) – http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/balanco-da-petrobras-uma-peca-de-ficcao-dizem-especialistas-15182239 Mais sobre – http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-encontra-ativos-superavaliados-em-886-bi-mas-nao-atribui-valor-casos-de-corrupcao-15172624
mais
Clipping

Falta água, falta energia e falta informação:

22.01.2015
OCI
O maior erro que governos e autoridades podem cometer em um processo de gerenciamento de crises e riscos é atribuir à imprensa a responsabilidade das ações de comunicação de riscos. Leia a íntegra do artigo de Cilene Victor, professora dos cursos de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, publicado em 20/01/2015 pelo Comunique-se – http://portal.comunique-se.com.br/index.php/artigos-colunas/76193-falta-agua-falta-energia-e-falta-informacao-info. (Imagem: Luiz […]
mais
Clipping

Relações Públicas: mercado de trabalho promissor.

12.01.2015
OCI
No programa Conta Corrente da Globo News – edição de hoje – uma pergunta de telespectadora do Rio de Janeiro que decidiu estudar Relações Públicas fez a consultora de carreiras Maíra Habimorad responder positivamente sobre o mercado de trabalho para RP – http://globotv.globo.com/globo-news/conta-corrente/t/todos-os-videos/v/maira-habimorad-responde-sobre-mercado-de-trabalho-e-o-profissional-de-relacoes-publicas/3888672/.
mais
Clipping

Deu n'O Dia e o MetrôRio... como sempre... desmente os fatos.

10.01.2015
Marcondes Neto
Leia a íntegra da matéria de Tiago Frederico publicada ontem no jornal o Dia – http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-07/passageiros-vivem-momentos-de-panico-em-composicao-do-metrorio.html Imagem: Leonardo Douek – usuário MetrôRio. COMENTÁRIO E a concessionária do serviço metropolitano do Rio de Janeiro fez de novo. Mentiu. A empresa é uma espécie de “campeã nacional de desmentidos”. Certa feita, em entrevista à rádio CBN, o diretor […]
mais
Clipping

"Somos a Volvo, da Suécia". Acrescente-se: e lá, a sociedade - e não só o baronato da mídia - regula a comunicação.

09.01.2015
Marcondes Neto
Este filmete institucional da Volvo, em 2013, é típico exemplo de propaganda institucional. E como também é tipico neste tipo de produção, mostra imagens de automóveis (sem ofertá-los, sem “vendê-los” diretamente) em meio a outras com pessoas em situações não-motorizadas, tem texto (majoritariamente sobre segurança – “marca” da marca, entre as demais, no mundo – […]
mais
Clipping

Mais um 'caso' de polícia... quer dizer, de "storytelling".

05.01.2015
Marcondes Neto
COMENTÁRIO Não seria menos oneroso – a julgar pelo recente troca-troca de “astros” e de “estrelas”, de cá para lá e de lá para cá – fundir de uma vez as ‘centrais Globo’ de ‘jornalismo & esportes’ e de ‘entretenimento’? Deu na Folha de São Paulo, hoje: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/01/1570494-em-tim-maia-globo-trocou-cenas-em-que-roberto-carlos-humilha-o-cantor-por-depoimento-positivo.shtml?cmpid=%22facefolha%22 Detalhes tão pequenos de nós dois… http://www.diariodocentrodomundo.com.br/roberto-carlos-e-um-detalhe-na-falsificacao-da-biografia-de-tim-maia-pela-globo/
mais
Clipping

A estratégia da "narrativa" - para aquém e para além do "storytelling"...

22.12.2014
Marcondes Neto
Volto ao tema do “storytelling”, agora, para avaliar até onde vai a capacidade de “criação” dos jornalistas de plantão “fora” das redações, sobretudo aqueles – muito – bem postos como “marqueteiros” político-eleitorais, a exemplo dos citados neste “clipping” – João Santana e Bernardo Kucinski. A “criação” de narrativas é disciplina ministrada por ex-futuros-jornalistas “infiltrados” nas […]
mais
Clipping

Controle interno é desafio para empresas. Mecanismos para inibir corrupção serão vitais para que companhias sobrevivam...

21.12.2014
Marcondes Neto
…, afirma especialista. Compliance é um termo da língua inglesa de tradução difícil. Alguns falam em cumprimento, outros em integridade ou até mesmo aderência. O procurador regional da República Artur Gueiros, especialista no tema, prefere defini-lo como um conjunto de princípios que está sacudindo a administração pública e o mundo corporativo. Leia a íntegra da […]
mais
Clipping

Filosofia é disciplina. Disciplina é filosofia.

14.12.2014
Marcondes Neto
“Pessoas estão mais ricas, mas vida hoje é mais pobre, diz filósofo…”. Leia a íntegra da entrevista de Barry Stroud, concedida em Campos do Jordão a Eleonora de Lucena, publicada em 09/12/2014 na Folha de S. Paulo – http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/12/1559430-superficialidade-da-vida-atual.shtml COMENTÁRIO Thomas Piketty deu a senha em 2014 – não esqueçamos disso. Em seu “Capital – […]
mais
Nota

Para as relações de consumo temos o CONAR e o PROCON. E para o 'storytelling' institucional mentiroso, parcial, incompleto, e que induz o cidadão a erro de julgamento? Eis a questão central deste OCI.

11.12.2014
OCI
Esta é “a” questão fundamental! O santo Graal deste OCI. Com 25 anos de democracia e pouco mais de 20 anos de Código de Defesa do Consumidor, o próprio, ou… cliente/freguês/usuário/assinante/etc. estão protegidos. E o cidadão contribuinte ? Parodiando Néstor García Canclini, entre consumidores e cidadãos, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. […]
mais
Nota

Documentário e livro do OCI sobre os 100 anos de RP no Brasil têm dois lançamentos em São Paulo no próximo sábado, dia 13 de dezembro.

08.12.2014
OCI
Fechando com chave-de-ouro as comemorações pelos cem anos de Relações Públicas no Brasil, o Observatório da Comunicação Institucional tem dois eventos de lançamento em São Paulo no próximo sábado, dia 13 de dezembro. INTERCOM – Cátedra da UNESCO – Universidade Metodista de São Paulo Às 11:00 h, José Marques de Melo, que dispensa apresentação, recebe […]
mais
Nota

E não é que eles fizeram de novo?

04.12.2014
OCI
O pessoal do coletivo TodoMundoPrecisadeumRP fez outra vez… um gol. Aliás, um golaço. Este OCI já havia chamado a atenção para o vídeo inaugural de autoria do errepê Guilherme Alf (http://oci-rp.blogspot.com.br/2013/02/todo-mundo-precisa-de-relacoes-publicas.html). Agora, o segundo vídeo da turma – como um presente neste segundo século da atividade, tempo que está só começando… LINK – https://www.youtube.com/watch?t=2&v=NH7Zj-bA0Xc
mais
Clipping

No banco dos réus, a Uber. Por Pedro Doria... E parabéns aos errepês brasileiros!

02.12.2014
OCI
“É raro que o caráter de uma empresa, que sua confiabilidade, domine tanto as conversas…”. Leia a íntegra da coluna de Pedro Doria publicada n’O Globo de 25/11/2014 (P. 25) – http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/no-banco-dos-reus-uber-14650648 COMENTÁRIO É raro, mas cada vez mais necessário. No tempo do branding, as empresas se comportam como gente. Falam, fofocam, se relacionam. Se antes, […]
mais
Clipping

"Doar vai muito além do que simplesmente ajudar ao próximo". Marcelo Estraviz, na revista Época.

29.11.2014
OCI
Leia a íntegra da entrevista de Marcelo Estraviz a Renato Machado, da revista Época, publicada ontem – http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/11/marcelo-estraviz-bdoar-vai-muito-alem-do-que-simplesmente-ajudar-ao-proximob.html COMENTÁRIO Precisamos – urgentemente – criar, no Brasil, uma cultura de genuíno apoio à cultura… e ao esporte… e à inclusão digital… a à causa do meio ambiente… ao pleno exercício da cidadania, enfim. Os países mais desenvolvidos […]
mais
Clipping

Universidade, mérito e conservadorismo. Por Jorge Marcondes.

28.11.2014
Marcondes Neto
Leia a íntegra do artigo de Jorge Marcondes publicado n’O Globo de ontem (27/11/2014), à página 17 – http://oglobo.globo.com/opiniao/universidade-merito-conservadorismo-14671873 COMENTÁRIO No seminário promovido pela Universidade de Sorocaba em comemoração aos 100 anos de Relações Públicas no Brasil, minha palestra – em 25/11 – abordou a questão da urgente necessidade de reengenharia das universidades brasileiras. Ou a […]
mais
Análise

Não é mais possível ignorar os efeitos daninhos da mania de 'storytelling'; tão frágil quanto as anteriores, de 'endomarketing', 'branded content'. Quando alguém tem absolutamente nada a acrescentar, o faz... e em inglês.

26.11.2014
OCI
Leia a íntegra da matéria de João Sorima Neto, n’O Globo de hoje (P. 24) – http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/conar-abre-processo-sobre-marcas-que-inventam-historias-14667603 COMENTÁRIO Boa… Ótima… Oportunidade que temos, neste OCI, de expor – mais uma vez – a nossa tese de um outro olhar para a legislação que criou a profissão de relações-públicas no Brasil (Lei 5.377/1967) e o consequente Sistema […]
mais
Agenda

Marcondes Neto é entrevistado na Anhembi-Morumbi.

08.11.2014
OCI
Bate-papo com a Profa. Maria José Rosolino, coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Produção Editorial da Anhembi-Morumbi. A estudante de RP Lara Pascom, responsável pela aproximação entre a Universidade e o OCI, também participou da conversa. Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=xC5ix_253mM Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=9XeqnlkcGoc Parte 3 – https://www.youtube.com/watch?v=Y3uqmWFT9Dw
mais
Clipping

Jornalismo é contraponto. Por Carlos Alberto Di Franco.

04.11.2014
Marcondes Neto
Nosso papel é ouvir as pessoas, identificar suas carências e cobrar soluções dos candidatos… Íntegra do artigo de Carlos Alberto Di Franco publicado n’O Globo de 06/01/2014 (P. 13) – http://oglobo.globo.com/opiniao/jornalismo-contraponto-11205638 COMENTÁRIO Nove meses antes – o tempo de uma gravidez -, o diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais alertava para […]
mais
Análise

A Globo não é de esquerda, nem de direita. Ela é como o PMDB: alinhada com quem está no poder. Claudio Terra.

01.11.2014
OCI
Quem estuda, pesquisa e se interessa por comunicação no Brasil, ainda mais quando a presidente da República menciona (só menciona, porque com o PMDB “na sua cola” jamais irá além disso) uma regulação “econômica” da mídia – que é o conceito correto de monopólio (ou oligopólio) a ser combatido – calculado a partir da repartição […]
mais
Clipping

Cinco lições de Ben Bradlee, editor do 'Washington Post' no caso Watergate.

01.11.2014
OCI
Íntegra do texto de Galeno Lima no website da Folha de S. Paulo, em 24/10/2014, sobre a morte (em 21/10 último) de Ben Bradlee, lendário editor do Washington Post, que apostou no caso Watergate – http://novoemfolha.blogfolha.uol.com.br/2014/10/24/cinco-licoes-de-ben-bradlee-editor-do-washington-post-no-caso-watergate/ Na foto AP (31/05/2005), o editor Ben Bradlee ladeado pelos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, do caso Watergate.
mais
Clipping

Superiores orientaram Sabesp a não alertar sobre falta d'água.

25.10.2014
OCI
Em gravação feita em reunião, Dilma Pena diz que decisão era “um erro”… Íntegra da matéria de Julianna Granjeia, n’O Globo de hoje (P. 15) – http://oglobo.globo.com/brasil/superiores-orientaram-sabesp-nao-alertar-populacao-sobre-falta-de-agua-14347258 COMENTÁRIO – A Sabesp (que já figurara como – pasmo! – patrocinadora da cultura às custas de incentivos fiscais) superou-se… Erros “superiores”. Manipulação, ocultação, maquiagem da informação… este tempo […]
mais
Agenda

Hoje, lançamos a causa da criação do 'Dia da Satisfação Pública', no Congresso Internacional de Relações Públicas, promovido pela ALARP, em Salvador, Bahia.

24.10.2014
OCI
Pela instituição do “Dia da Satisfação Pública” para aqueles que ocupam os cargos máximos do Poder Executivo. Presidente, governador, prefeito – a regra é ser transparente! Todos acompanhamos a onda de protestos que há pouco mais de um ano se espalhou por diversas cidades brasileiras. Nosso objetivo aqui é contribuir com a discussão, introduzindo um […]
mais