A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Nota

Mais nova Região do Sistema Conferp-Conrerp, a 7a., apoia as iniciativas do OCI no centenário das Relações Públicas. Bahia e Sergipe respondem: - Presente!

14.04.2014
OCI
E a Bahia já nos deu régua e compasso – como cantou Gilberto Gil – apoiando as ações do Observatório da Comunicação Institucional relativas ao centenário da atividade de relações públicas no Brasil. Somos gratos à diretoria, a todos os conselheiros da 7a. Região – Bahia e Sergipe – e colegas errepês registrados. Até por […]
mais
Nota

Exemplo que vem do CAU, mais novo conselho profissional do país.

13.04.2014
Marcondes Neto
“Conselhos profissionais não existem para ‘proteger’ uma classe laboral ou prover serviços a seus registrados; essas, funções de sindicatos e associações. Conselhos profissionais existem para proteger a cidadania de maus profissionais e prover fiscalização do exercício profissional, punindo más práticas”. Esta frase, repetida pelo diretor-presidente deste Observatório da Comunicação Institucional no “3o. Forum Abracom de […]
mais
Nota

Paul Holmes - entrevistado por Ariane Feijó - em Davos: uma nova dialética do esclarecimento.

04.04.2014
OCI
É isso! Administração de relacionamentos, reputação e… mídia – nesta ordem. That’s public relations! Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=tG_-GgbRvWE   Paul Holmes faz eco ao Manifesto Sincrético Administração e Relações Públicas. E você? Se quiser subscrever o Manifesto Sincrético, envie mensagem para observatoriodacomunicacao@gmail.com declarando seu apoio e contendo nome completo e o número de qualquer documento válido de identificação […]
mais
Nota

Hoje tem início a campanha permanente de mobilização de recursos para a causa de uma - boa - Comunicação Institucional!

02.04.2014
OCI
Agora você já pode se associar ao OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL. Tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica. No ar há 14 meses, desde 01/02/2013, o OCI agora atingiu o estágio que nos permite ir ao seu encontro para convidá-lo a juntar-se a nós pela causa da comunicação institucional alicerçada na verdade factual, completa, e […]
mais
Clipping

Habemus Marco Regulatório da Internet... meio aprovado!

26.03.2014
Marcondes Neto
Agora falta o Senado Federal. Mas não foi uma vitória de méritos. Antes, deméritos! Nossos políticos “profissionais” da Câmara dos Deputados, na véspera (anteontem), bem cobraram suas faturas – as famigeradas, obscenas, bilionárias – emendas “personalistas” (eufemismo para “pessoais”, particulares, paroquiais), além de alterações (que não chegaram a desfigurar o texto do relator Alessandro Molon […]
mais
Clipping

Enganosa, não! Criminosa.

26.03.2014
OCI
Deu na Folha de S. Paulo (coluna Cotidiano, por Fabrício Lobel, em 25/03/2014): “Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda do Metrô”. A matéria, na íntegra, está no link – http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1430676-vagao-lotado-e-bom-para-xavecar-mulherada-diz-propaganda-do-metro.shtml COMENTÁRIO Quando parece que todos os limites – inferiores – de civilidade e urbanidade foram atingidos, aparece uma comunicação de nível ainda mais […]
mais
Projeto

Projeto 02 - Livro '100 Anos de Relações Públicas no Brasil' [concluído]

21.03.2014
OCI
Numa narrativa histórica, o livro destaca a valiosa contribuição conceitual e prática das Relações Públicas para a gestão da reputação e a transparência das ações de governos, empresas e entidades da sociedade civil, além de fatos relevantes, campanhas e principais personalidades que marcaram o desenvolvimento da atividade no Brasil. Somam-se ao histórico, aspectos críticos da […]
mais
Projeto

Projeto 03 - Instituição do 'Dia da Satisfação Pública'; quando prefeitos, governadores e presidente da República falam à população sem intermediários [em andamento]

03.03.2014
OCI
O Prof. Marcelo Ficher, cofundador do O.C.I. e seu diretor-executivo, lançou o desafio. Presidente, governador, prefeito – a regra tem que ser clara! Nos últimos dias, temos acompanhado uma onda de protestos por diversas cidades brasileiras. Nosso objetivo aqui é contribuir com a discussão, introduzindo um elemento que consideramos fundamental para ampliar a pauta sobre […]
mais
Entrevista

ACERVO OCI: fundadores do Observatório da Comunicação Institucional conversam - em 2011 - na FSMA.

01.02.2014
OCI
Este documento em vídeo é aqui postado hoje em comemoração ao primeiro aniversário do Observatório da Comunicação Institucional, fundado a 01/02/2013. Em 2011, dois anos antes da criação do OCI portanto, Marcelo Ficher e Marcondes Neto exerciam a docência nos cursos de Administração e Comunicação na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, em Macaé, estado do Rio […]
mais
Clipping

A mídia de massa ainda resiste, mas a internet avança - na preferência das agências e do público.

17.01.2014
Marcondes Neto
O meio “TV” – aberta e por assinatura – ainda leva 60% das verbas publicitárias, seguido dos meios “jornal” e “revista”, segundo o levantamento anual da Meio&Mensagem. Os meios “rádio” e “internet” vêm disputando – há três anos -, cabeça-a-cabeça, quarto e quinto lugares, com participações em torno de 5% do “bolo publicitário” cada. Conheça […]
mais
Clipping

Os sete mandamentos do Jornalismo, segundo Mino Carta (publicação “não autorizada”, pois ele só admite os três primeiros).

04.01.2014
Marcondes Neto
Adaptação livre de matéria de Geneton Moraes Neto. 1. Fidelidade canina aos fatos, à verdade factual. 2. Exercício desabrido do espírito crítico, sempre. 3. Fiscalização diuturna do poder, onde quer que se manifeste; criticando e denunciando seus abusos e mazelas. 4. Elegância – se possível – de estilo; respeitar o texto e não aviltar a língua […]
mais
Artigo

Artigo acadêmico apresenta o composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas.

04.01.2014
OCI
O último número de 2013 da publicação acadêmica “Littera Docente & Discente” (ISSN 2316-8137), editada pela Universidade Estácio de Sá, publicou o artigo de Manoel Marcondes Neto intitulado “A tão demandada transparência nos negócios: uma proposta de relações públicas para uma questão transdisciplinar da administração”. No artigo é apresentado o composto de 4 Rs das […]
mais
Agenda

Antonio jornalista. Autor brasileiro. Nível internacional. Antonio Brasil lança seu mais novo livro na Leonardo Da Vinci. Cartas? Para a redação. Testemunho? Só lá, presencial! Antes que o autor viaje de novo.

02.01.2014
OCI
LANÇAMENTO do novo livro do jornalista, professor e pesquisador Antonio Brasil, “Manual do Correspondente Internacional”, publicado pela Editora Ciência Moderna: próximo dia 8 de janeiro, quarta-feira, a partir de 18 horas, na Livraria Leonardo Da Vinci, à Av. Rio Branco, 185, subsolo. Este manual trata de uma carreira internacional, mas não garante um “vidão” no […]
mais
Clipping

Gás de xisto, solução ou problema? Por Fernando Siqueira.

01.01.2014
OCI
Instituições ambientalistas devem ser protagonistas nesse cenário em que a exploração é mais danosa ao meio ambiente do que a das reservas fósseis… Íntegra do artigo de Fernando Siqueira publicado n’O Globo de 23/12 último (P. 17) – http://oglobo.globo.com/opiniao/gas-de-xisto-solucao-ou-problema-11130818 COMENTÁRIO Sobre o tema, vale a pena ver o filme “Promise Land” (2012), do diretor Gus Van […]
mais
Clipping

Comunicação corporativa em Portugal - por Alda Telles (da Fonte Consultores de Comunicação).

31.12.2013
OCI
Deu no Virta, blog brasileiro editado por Paulo Moura. E este OCI, em contato direto, obteve de Alda Magalhães Telles, autorização para aqui republicá-lo. Pela atualidade do texto, pela acurada análise de cenário e pela ratificação da ideia – compartilhada pelo Observatório da Comunicação Institucional – de que jornalista e assessor de imprensa não podem […]
mais