Pesquisa do IBRC, publicada na Rede Globo, mostra que o consumidor desconhece seus direitos.

Esta semana, o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou em estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), que o consumidor brasileiro desconhece seus direitos e se sente desrespeitado.

Assim como fez no início de 2013, o IBRC perguntou a 2.050 brasileiros (60% mulheres e 40% homens, entre 18 e 64 anos) em 12 capitais, nas 5 regiões do Brasil, qual é a percepção que eles têm em relação ao respeito das empresas pelos seus direitos como consumidores – o que permitiu um comparativo.

Foi testado o nível de conhecimento de alguns direitos considerados uma evolução, vanguarda mundial no país que possui o mais avançado código de defesa do consumidor.

O estudo apontou, por exemplo, que a nota média para o respeito aos direitos do consumidor no Brasil é muito abaixo da europeia.

Acesse o link: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/estudo-lista-direitos-que-consumidores-desconhecem/3217673/.