A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
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  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Petrobras pretende se adequar a exigências do TCU até fevereiro. Tribunal suspendeu venda de ativos e cobra mais transparência.

09.12.2016
OCI
Deu, hoje, n’O Globo (P. 24). Matéria de Ramona Ordoñez: A Petrobras planeja ajustar sua metodologia de venda de ativos às exigências feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) até fevereiro. De acordo com uma fonte próxima à estatal, será necessário fazer várias alterações e mudanças nos procedimentos que vinham sendo adotados pela companhia… […]
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Agenda

102o. aniversário da atividade de Relações Públicas no Brasil. Viva Eduardo Pinheiro Lobo!

02.12.2016
OCI
Neste 2 de dezembro, este OCI está participando da comemoração do Dia Nacional de Relações Públicas: Marcelo Ficher e Manoel Marcondes Neto têm e-book intitulado ‘História das Relações Públicas no Brasil’ publicado pelo Conferp (www.conferp.org.br) Manoel Marcondes Neto participa do Colóquio de Relações Públicas (Centro de Estudos de Pessoal / Forte Duque de Caxias) autografando […]
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Mono/P. Experimental

A ouvidoria na perspectiva das Relações Públicas: contribuições para mediação e desenvolvimento da cidadania. Kelly Cristina Broitman Pinheiro. FACHA.

24.11.2016
OCI
Busca-se, neste trabalho, defender e fortalecer os conceitos de gestão de conflitos, mediação e cidadania na perspectiva da Comunicação, a fim de construir e estabelecer uma cultura do diálogo nos espaços organizacionais pautados pelo espírito da cultura cidadã, orientando a governança para este caminho. No estudo de modelos de Ouvidoria, conclui-se a efetiva fusão das atribuições do ouvidor com as próprias da profissão de relações-públicas. Narra-se sobre a função do ouvidor e trata-se da missão do relações-públicas, enfocando um maior engajamento da profissão nesta atividade.
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Clipping

A palavra do ano de 2016 (do Dicionário Oxford) - 'pós-verdade' - muito preocupa este OCI.

18.11.2016
Marcondes Neto
Deu no jornal El País, edição de ontem – http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/internacional/1479308638_931299.html COMENTÁRIO Muito certeira a escolha do Oxford Dictionaries. ‘Post-truth‘ é a palavra do ano de 2016… mas, vamos combinar… que o termo já anda ‘em alta’ há muito tempo… No Brasil ‘redemocratizado’, pelo menos desde que José Sarney tomou posse no lugar de Tancredo Neves. […]
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Mono/P. Experimental

A influência das mídias customizadas na decisão de compra do público consumidor: estudo comparativo entre os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Ananda Tainá Servelin. UCS.

17.11.2016
OCI
O estudo foca a área da Comunicação, apresentando as Relações Públicas, suas definições, funções e contextos. E, também, os hábitos do consumidor on-line e as mídias customizadas como ferramenta de comunicação para alcance de resultados. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso comparativo e a análise de conteúdo, tendo por objeto os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Tais redes apontam, através das postagens, que os blogs são capazes de influenciar a decisão de compra do público consumidor. Nesse contexto, entende-se que o profissional de relações públicas pode atuar como um analista deste ambiente e elaborar melhores estratégias para o posicionamento de marcas nos blogs de moda.
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Mono/P. Experimental

Fãs e construção de celebridades: caso 'Little Monsters' no aplicativo 'Place'. Caroline Bandeira. UCS.

10.11.2016
OCI
Esta monografia busca entender a forma como se expressam e organizam os fãs na 'construção de celebridades' na internet. Foi feito um histórico do fenômeno do fã ao longo dos anos, bem como analisou-se a contribuição dos meios de comunicação e - da internet - para o processo. Como estudo de caso temos os fãs de Lady Gaga, 'Little Monsters' e a forma de expressão e organização dos mesmos, dentro de uma plataforma da internet, o aplicativo 'Place', no qual nota-se uma grande oportunidade para a atuação do profissional de relações públicas.
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Mono/P. Experimental

Relações Públicas internacionais na era da globalização. Lisiane Polli. UCS.

03.11.2016
OCI
Esta monografia avalia a possível atuação do profissional de Relações Públicas no mercado internacional, assessorando empresas multinacionais. Analisa habilidades e conhecimentos específicos que o profissional deve possuir para estabelecer uma relação benéfica entre empresas e seus públicos. Lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com profissionais da área de Comunicação. Concluiu-se que o relações-públicas pode assessorar as empresas em seus relacionamentos internacionais, fortalecendo seu conceito global e promovendo compreensão mútua entre entes de diferentes culturas.
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Mono/P. Experimental

Plano de relações públicas para a indústria de alimentos Granolmix. Ana R. M. Teixeira, Elivelton S. Nascimento, Gimikath R. de M. Coutinho, Priscila V. Ferreira. UFPB.

27.10.2016
OCI
Este é um trabalho de planejamento estratégico de RP para a empresa de alimentos saudáveis GranolMix e foi dividido em quatro etapas: coleta de dados, pesquisa de campo, análise dos dados da pesquisa e programa de relações públicas. Tem como objetivo atrair novos clientes para a GranolMix, apresentando ações para fortalecer sua imagem organizacional e estabelecer um relacionamento eficaz e duradouro da empresa com seus diversos públicos. O plano foi possível a partir dos resultados obtidos no briefing e nas pesquisas realizadas junto ao público da empresa. Os problemas detectados emergiram do diagnóstico. E as ações foram desenvolvidas de acordo com a fundamentação teórica pertinente.
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Clipping

Sites de tribunais dificultam acesso a dados salariais de magistrados.

24.10.2016
Marcondes Neto
Deu n’O Globo de hoje (P. 3), na reportagem de André Souza e Eduardo Bresciani: ‘Informações ficam escondidas, dispersas, e em formato que não permite edição eletrônica…’. LINK – http://oglobo.globo.com/brasil/sites-de-tribunais-dificultam-acesso-dados-salariais-de-magistrados-20342734 COMENTÁRIO Quando da promulgação da lei da acesso à informação (No. 12.527 de 18/11/2011), comemorou-se um avanço rumo à transparência. Cidadãos, mediante um pedido formal […]
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Inventário de pesquisa

Como se manter relevante no mundo dos Gigantes Digitais - estudo original PriceWaterhouseCoopers.

12.10.2016
OCI
Divulgamos – a gentil pedido de Ana Luísa Abreu, assessora de imprensa – infográfico baseado na  publicação ‘Staying Relevant in the Stampede of the Digital Giants’, feita a partir do estudo ‘Entertainment and Media Outlook’ da PwC, no qual são analisados os fatores econômicos que levaram ao rápido crescimento dos gigantes digitais e mostrando, ainda, […]
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Parecer

Questão 8 - Leitura, compreensão, pesquisa e comunicação.

11.10.2016
OCI
Dê o seu parecer – em um máximo de três parágrafos e 16 linhas, no total – sobre a seguinte questão (8), utilizando-se, além destas, de pelo menos mais duas fontes: LINK – http://oglobo.globo.com/economia/teoria-de-contratos-da-nobel-de-economia-britanico-finlandes-20265917 LINK – http://oglobo.globo.com/economia/pesquisa-dos-vencedores-do-nobel-de-economia-modernizou-conceitos-do-direito-20269586
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Projeto

Projeto 07 - Melhores Monografias e Projetos Experimentais com conceito 'A' (graus entre 9.0 e 10.0) são publicados no portal OCI [em andamento]

11.10.2016
OCI
Todos os bacharelados em Relações Públicas e pós-graduações com temática do campo de RP – de países lusófonos – estão convidados a participar. Professores-orientadores e autores podem encaminhar seus textos (em formato PDF) à curadoria do OCI. A cada semana, sempre às quintas-feiras, são publicadas Melhores Monografias e Projetos Experimentais selecionados pela curadoria – que […]
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Agenda

Colóquio de Relações Públicas - 01 e 02 de dezembro - no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - Leme, Rio de Janeiro.

10.10.2016
OCI
Lala Aranha, consultora, relações-públicas de renome, e conselheira do Conrerp1, organiza – e nós divulgamos com satisfação – o ‘Colóquio de Relações Públicas’, a realizar-se nos próximos dias 01 e 02 de dezembro no ‘Forte do Leme’ (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque da Caxias). Veja a programação a seguir [acione as teclas […]
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Projeto

Projeto 06 - Avaliação do discurso - campanhas das coligações eleitorais - 2016 - à prefeitura de Niterói [concluído]

09.10.2016
OCI
Levado a efeito em função de convite do jornal Niteroiense ‘Toda Palavra’, o levantamento foi realizado nos 3 meses que antecederam o primeiro turno do pleito, e seus resultados foram publicados em 4 edições quinzenais do Caderno Especial ‘Eleições 2016’ encartados no jornal – que tem periodicidade mensal e circula em todo o estado do […]
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Clipping

Pergunta aos gregos. Por Marcio Tavares D'Amaral.

08.10.2016
Marcondes Neto
Não existe pesquisa séria em Comunicação que não esteja lastreada em sólida base filosófica. Filosofar é preciso. Tive a fortuna do convívio, no mestrado, com este professor… que – não ‘dava aulas’ – mas filosofava… ‘ao vivo’… e em cores… cores da Urca… cores da ECO/UFRJ. Grato, Minerva! LINK – http://oglobo.globo.com/cultura/livros/marcio-tavares-damaral-volta-aos-gregos-para-refletir-sobre-mundo-atual-20235873
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Clipping

Relações Públicas e Governamentais. Por Marcos Jank.

03.10.2016
Marcondes Neto
Deu no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 01/10/2016 (P. 7), o texto do agrônomo e executivo Marcos Jank, aqui republicada via link da matéria clipada por ‘brasilagro.com.br’ – http://www.brasilagro.com.br/conteudo/o-que-o-mundo-nos-ensina-sobre-relacoes-publicas-e-governamentais.html#.V_JTOslwvNI COMENTÁRIO O autor, que é agrônomo – profissão regulamentada sob o Sistema CONFEA-CREA – e executivo ex-presidente da UNICA (União da Indústria da […]
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Clipping

A clássica - e perpétua - falha na comunicação eleitoral... e, depois, governamental.

02.10.2016
Marcondes Neto
Muitos partidos querem o seu voto. Mas… poderá você ‘casar-se’ com todos? [Texto publicado no jornal ‘Toda Palavra’, número 7, edição de setembro, pág. 3]. E a panelada de sopa de letras das coligações político-eleitorais azeda geral com a comunicação audiovisual. Os cobiçados segundos – principal razão das ‘coalizões’ – colocam ‘no ar’ o absurdo […]
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Clipping

Ministério estuda credenciar lobistas e regulamentar atividade. Relatório diz que 'lobby' é legítimo, desde que ‘exercido dentro da legalidade’.

22.09.2016
OCI
Deu n’O Globo, hoje (P. 11), em matéria de Vinicius Sassine: Uma proposta de regulamentação da atividade de lobby que está sendo elaborada pelo Ministério da Transparência prevê a exigência de credenciamento do lobista, de forma que fique claro para qual empresa ou entidade ele trabalha… LINK – http://oglobo.globo.com/brasil/ministerio-estuda-credenciar-lobistas-regulamentar-atividade-20155854
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