A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Jornalismo: O Globo e Extra criam grupos de combate a notícias falsas. Do Comunique-se.

27.03.2017
OCI
O Globo e o jornal Extra acabam de criar grupos para checar e combater disseminação de notícias falsas. Comandados pelos jornalistas Fábio Vasconcellos e Octavio Guedes, respectivamente, os times vão oferecer aos leitores condições para que eles tomem decisões confortáveis baseadas em informações verdadeiras… LINK – http://portal.comunique-se.com.br/o-globo-e-extra-criam-grupos-de-combate-noticias-falsas/
mais
Clipping

O Uber do jornalismo: informação, automação e revolução. Por Higor Gonçalves.

25.03.2017
Marcondes Neto
Deu ontem no Comunique-se: Particularmente, não fiquei apreensivo quando li a notícia sobre o ‘Uber’ do jornalismo. Por um motivo: cedo ou tarde, esta realidade, inevitavelmente, iria se impor… LINK – http://portal.comunique-se.com.br/o-uber-jornalismo-informacao-automacao-e-revolucao/ COMENTÁRIO Clipamos, neste OCI, o artigo original de Pyr Marcondes sobre o que viu no SXSW. Mas no nosso caso, o processo dessa […]
mais
Mono/P. Experimental

As Relações Públicas como função mediadora de relacionamentos entre transgêneros e organizações do segundo setor na cidade de São Paulo. Gilberto da Cruz Leal. FAPCOM.

23.03.2017
OCI
Este estudo aborda as possíveis estratégias de Relações Públicas na inserção de transgêneros no mercado de trabalho formal no segundo setor na cidade de São Paulo. São apresentadas contextualizações das áreas de RP e do mercado de trabalho, permitindo análise apurada dos processos que permeiam esses dois cenários (RP e Trabalho). Com um estudo prático em uma organização com profissionais transgêneros, o trabalho expõe as estratégias comunicacionais adotadas que permitiram a inclusão. O estudo convida a reflexões sobre a importância da atuação de profissionais que contribuem com a inclusão social – por meio do trabalho – de indivíduos que estejam fora de contextos heteronormativos.
mais
Nota

Brasileiros lançam primeira plataforma gratuita de gerenciamento de Mídia Programática.

22.03.2017
OCI
A empresa Keep.i, primeira plataforma self-service de mídia integrada do Brasil, é lançada e já está disponível gratuitamente para agências de publicidade, empresas e empreendedores. Desenvolvida totalmente no País, a solução integra todos os benefícios da Mídia Programática com uma gestão simplificada de resultados e informações de performances individuais de canais como Facebook, Twitter, Instagram, […]
mais
Clipping

Gigante da publicidade francesa deixa de anunciar no Google e no YouTube.

19.03.2017
OCI
Deu, ontem, n’O Globo (P. 25): O grupo de publicidade francês Havas, sexto maior no mundo, se tornou a primeira grande companhia global de marketing a cortar todos os seus gastos com anúncios no Google e no YouTube, de acordo com o jornal “the Guardian”… LINK – http://oglobo.globo.com/economia/gigante-da-publicidade-francesa-deixa-de-anunciar-no-google-no-youtube-21078321 Imagem: Chris Ratcliffe / Bloomberg.
mais
Análise

Quanto ganha um jornalista brasileiro?

18.03.2017
Marcondes Neto
Deu – anteontem – no portal ‘Comunique-se’: Pesquisa sobre quanto ganha um jornalista também aponta que homens têm média salarial R$ 1.000,00 mais alta que mulheres na carreira… LINK – http://portal.comunique-se.com.br/quanto-ganha-um-jornalista-brasileiro/ COMENTÁRIO Com os números levantados: (1) Dá para entender porque jornalistas não querem mais trabalhar em… jornalismo. (2) Não dá para entender a ‘crise’ […]
mais
Artigo

Caso Bruno. Parte 893749827. Por Ana Celina Tiburcio.

16.03.2017
OCI
Assassino, criminoso. Polêmico, difícil, falta de ética, de transparência, oportunismo. Responsabilidade social, reintegração à sociedade. Exemplo, imagem do esporte, visibilidade, marketing às avessas. Impunidade lamentável. Lama midiática. Esses foram alguns termos que ecoaram nas redes sociais em relação à notícia de que o ‘goleiro’ Bruno teria sido contratado pelo Boa Esporte de Minas Gerais. O […]
mais
Clipping

É o começo do fim para todos nós. Por Pyr Marcondes.

15.03.2017
Marcondes Neto
Deu no Meio&Mensagem – South by Southwest de hoje: Demita seus jornalistas que meu software resolve pra você. Os softwares (sic) que automatizam a produção de notícias não são exatamente uma novidade… LINK – http://sxsw.meioemensagem.com.br/cobertura2017/2017/03/15/demita-seus-jornalistas-que-meu-software-resolve-pra-voce/ COMENTÁRIO Na falta de errepês que bem desempenhem a função ‘media relations’ (ou ‘press relations’) em nosso país – dado […]
mais
Clipping

Abraji e Transparência Brasil lançam site que dá acesso a informações públicas.

14.03.2017
OCI
Deu no jornal Extra, edição eletrônica de ontem (matéria de Mariana Timóteo da Costa, d’O Globo): Se nos principais jornais do país a Lei de Acesso se consolidou como forma de buscar informação, a realidade é diferente para veículos e sites de menor porte no Brasil… LINK – http://extra.globo.com/noticias/brasil/abraji-transparencia-brasil-lancam-site-que-da-acesso-informacoes-publicas-21050132.html
mais
Agenda

Abraji e Transparência Brasil lançam portal com pedidos de informações e respostas de órgãos públicos

07.03.2017
OCI
A Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e a Transparência Brasil lançam nesta sexta-feira, dia 10, às 9h30, o site Achados e Pedidos, maior banco online de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos do país. A apresentação do site acontecerá durante o seminário gratuito “Acesso à Informação e Controle Social”, […]
mais
Clipping

Oscar 2017 - Reputação em xeque.

03.03.2017
Marcondes Neto
Deu ontem n’O Globo (P. 3 do Segundo Caderno): Após gafe na entrega do prêmio de melhor filme, auditores não trabalharão mais na cerimônia, dia Academia… LINK – http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2017/noticia/erro-do-oscar-pode-colocar-reputacao-de-empresa-de-auditoria-em-risco.ghtml COMENTÁRIO Como este OCI já havia postado, pode ter grandes proporções a crise de imagem pública da PwC (Price Waterhouse Coopers). Afinal, a cerimônia do Oscar […]
mais
Clipping

Empresa reconhece erro de auditor no anúncio do Oscar.

01.03.2017
Marcondes Neto
Deu ontem (no BOL Notícias), repercutindo matéria de Jill Serjeant, da REUTERS: Oscar* 2017: auditor fez ‘post’ antes de erro [e esta distração pode ter sido a causa]. LINK – https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2017/02/28/empresa-reconhece-erro-de-auditor-no-anuncio-do-oscar.htm * Premiação anual (já em sua 89a. edição) promovida pela AMPAS (Academy of Motion Pictures Arts and Sciences). Foto: Lucy Nicholson / Reuters (publicada […]
mais
Nota

MediaMath é reconhecida no novo 'Gartner Magic Quadrant' para hubs de marketing digital.

23.02.2017
OCI
A MediaMath, principal empresa independente de marketing programático, anuncia que foi reconhecida pela Gartner, Inc. no mais recente “Magic Quadrant para Hubs de Marketing Digital” (*). “Nós acreditamos que a avaliação da Gartner é um reconhecimento importante da plataforma robusta e das ofertas de serviços que construímos durante a última década “, disse Joanna O’Connell, […]
mais
Clipping

Anúncio automático pode afetar credibilidade de marcas. Multinacionais tiveram publicidade veiculada em site terrorista.

19.02.2017
Marcondes Neto
Deu, ontem, n’O Globo (P. 24), na matéria de Bruno Rosa: O aumento no uso de ferramentas que permitem distribuir anúncios de forma automática em sites na internet — a chamada mídia programática — vem trazendo cada vez mais problemas para anunciantes mundo afora… LINK – http://oglobo.globo.com/economia/anuncio-automatico-em-sites-pode-afetar-credibilidade-de-marcas-20947053 Logomarca da Disney – Jacky Naegelen / Reuters COMENTÁRIO […]
mais
Nota

Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional entra em seu ANO V e lança nova campanha.

01.02.2017
OCI
Hoje, 1o. de fevereiro de 2017, esta Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional completa 4 anos de existência. E para saudar o início de seu quinto ano de atividades, elege o seguinte mote de campanha: ‘RP: persona e caráter da comunicação institucional’. Nesse período de vida, dos sete projetos propostos, cinco foram concluídos e dois […]
mais
Nota

É URGENTE: o Brasil precisa salvar o patrimônio que é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)!

15.01.2017
OCI
Em 10 de janeiro último, uma carta em defesa da UERJ foi publicada e amplamente difundida – http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1115 Ontem, o jornal O Globo, publicou uma notícia sobre mobilização solidária no sentido de evitar-se o fechamento da Universidade – http://oglobo.globo.com/rio/mobilizacao-solidaria-organizada-para-evitar-fechamento-da-uerj-20774056 Este Observatório de Comunicação Institucional se soma a todas as forças vivas do estado do Rio de […]
mais
Clipping

NA CAPA d'O Globo: Falta de transparência - Planalto está sem câmeras há 8 anos.

15.01.2017
Marcondes Neto
Deu n’O Globo de hoje (P. 7): Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009 (citando matéria da revista Veja desta semana). LINK – http://oglobo.globo.com/brasil/planalto-nao-tem-cameras-de-seguranca-desde-2009-diz-ministro-do-gsi-20776038 COMENTÁRIO – Só que não… Parece que esbarramos em um sério equívoco quanto àquela qualidade que é, para o OCI, uma de suas causas: a transparência (a outra é a comunicação […]
mais
Clipping

Trump não vai mudar. Por Chris Cillizza.

12.01.2017
Marcondes Neto
Deu n’O Globo (P. 22) de 12/01/2017: Trump provou que nunca vai abrandar seu tom. Coletiva de imprensa ratificou postura de que fins justificam meios para magnata… LINK – http://oglobo.globo.com/mundo/artigo-trump-provou-que-nunca-vai-abrandar-seu-tom-20761777 COMENTÁRIO Um objetivo e certeiro artigo sobre o que foi a primeira entrevista coletiva concedida ontem pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Imagem: Spencer Platt […]
mais
Nota

Observatório do Terceiro Setor aborda a intolerância em campanha online. O intuito da iniciativa é provocar reflexão e incentivar o respeito às diferenças.

20.12.2016
OCI
O Observatório do Terceiro Setor acaba de lançar sua mais nova campanha: ‘Intolerância – eu me importo! E você?’. A ação visa ajudar as pessoas a refletir sobre os diversos tipos de intolerância existentes em nossa sociedade, como a intolerância contra os negros, contra a comunidade LGBT ou contra quem defende uma opinião política diferente. […]
mais