A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
  • ABCR
  • abracom
  • abrp-sp
  • ADVB-PE
  • ajeb
  • Bloom_up
  • executiva
  • mega-brasil
  • OSB
  • rp-bahia
  • Terceiro-setor
  • Treinar Mais
Clipping

Responsável por relatório do Banco Mundial nega manipulação para prejudicar Chile.

17.01.2018
OCI
Deu ontem n’O Globo (P. 16): López-Claros garantiu que mudanças na metodologia de ranking de competitividade ocorreram para melhorar sua qualidade… LINK – https://oglobo.globo.com/economia/responsavel-por-relatorio-do-banco-mundial-nega-manipulacao-para-prejudicar-chile-22289749 Esta notícia complementa a que clipamos em 15/10/2017 – https://observatoriodacomunicacao.org.br/clippings/banco-mundial-tem-estudo-sob-suspeita/
mais
Clipping

Carta de acionistas da Apple reacende debate sobre uso excessivo de tecnologias.

16.01.2018
OCI
Deu n’O Globo de 09/01/2018 (P. 21), na matéria de Ana Paula Blower, Clarissa Pains e Sergio Matsuura: Empresários pediram que companhia desenvolva ferramentas para coibir vício de crianças em celulares… LINK – https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/carta-de-acionistas-da-apple-reacende-debate-sobre-uso-excessivo-de-tecnologias-22267886 E mais: Andrea Ramal defende que responsáveis imponham limites na utilização das redes… LINK – https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/no-caso-dos-pais-dar-exemplo-no-uso-de-tecnologia-fundamental-diz-educadora-22268056 Imagem: shutterstock.com/TumNuy / Shutterstock.
mais
Nota

E, assim, funciona a tal da 'publicidade programática'... Ou... as pequenas letras e suas grandes consequências... Ou, ainda... agências de propaganda, fora!

13.01.2018
OCI
Estes Termos do Programa de Publicidade do Google (“Termos”) são celebrados pelo Google Brasil Internet Ltda. (“Google”), empresa autorizada a representar a Google Inc. e intermediar a venda do do Programa de Publicidade da Google Inc. no Brasil, agindo de forma a representar os seus melhores interesses, e a entidade que aceita estes Termos eletronicamente […]
mais
Clipping

Neste ano de 2018, vamos nós - de novo - muito além do discurso dos partidos políticos brasileiros.

11.01.2018
Marcondes Neto
Deu no UOL (em 08/01/2017), na matéria de Marina Motomura: Em um ano, sites de filmes piratas arrecadam R$ 17 milhões com publicidade… LINK – https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/01/08/em-um-ano-sites-piratas-arrecadam-r-17-milhoes-com-publicidade.htm COMENTÁRIO Quem conhece o mínimo da disciplina ‘Branding’, a qual vem substituindo a matéria ‘Marketing’ – tanto no meio acadêmico como no mercado – sabe que uma simples mudança de […]
mais
Nota

Índice de Transparência Ativa é aplicado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

06.01.2018
OCI
Como parte do rito acadêmico-científico estabelecido para o desenvolvimento da inovação ‘Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R INDEX’, três projetos-piloto foram realizados – um, junto a instituição pública (1o. Setor); um, junto a uma empresa privada (2o. Setor); e um, junto a uma organização da sociedade civil […]
mais
Nota

Concluído o rito acadêmico-científico que valida o Índice de Transparência Ativa '5R INDEX'.

02.01.2018
OCI
Com grande satisfação comunicamos que, no dia 28 último, foi concluído – com êxito – o projeto de criação da inovação ‘Auditoria Funcional da Comunicação (AFC) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R INDEX’, de autoria de Manoel Marcondes Machado Neto, cofundador e diretor-presidente deste OCI. A conclusão veio pelo ACEITE de Rosangela Martins, […]
mais
Clipping

Europa decide por regulação do Uber.

21.12.2017
Marcondes Neto
Deu ontem n’O Globo (P. 21): ‘Tribunal de Justiça conclui que aplicativo é serviço de transporte, não de tecnologia’. LINK – https://g1.globo.com/economia/noticia/ue-afirma-que-uber-e-servico-de-transporte-e-deve-ser-regulamentado.ghtml COMENTÁRIO Até que enfim, o óbvio é desvelado: não há qualquer vestígio de ‘tecnologia’ na coisa. Afinal, a ‘invenção’ da chamada de um carro por smartphone e o seu pagamento por cartão de crédito […]
mais
Projeto

Projeto 10 - Índice de Transparência Ativa - Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional [concluído]

07.12.2017
OCI
A Sociedade Educativa ‘Observatório da Comunicação Institucional’ (O.C.I.) pré-lançou, em 23 de maio de 2017, no Congresso Mega Brasil de Comunicação (Sala Turquesa 6): AUDITORIA FUNCIONAL DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R-INDEX. – Se você é gestor e quer saber se a sua organização é transparente, contrate um serviço de […]
mais
Web vídeo

2a. defesa '5R INDEX' - Caxias do Sul, RS, 24/07/2017 - Centro Universitário UNIFTEC.

07.12.2017
OCI
Defesa do novo indicador de transparência ‘5R INDEX’ diante de seis membros qualificados do corpo docente do Centro Universitário UNIFTEC de Caxias do Sul (RS), sob a presidência da Profa. Dra. Debora Frizzo, pró-reitora acadêmica da instituição. Demais membros da banca examinadora transdisciplinar: Ma. Christiane M. Maia, Ma. Neiva Kuyven, Me. Emerson Luis de Vargas, Me. […]
mais
Web vídeo

1a. defesa e pré-lançamento '5R INDEX' - São Paulo, SP, 23/05/2017 - Centro de Convenções Rebouças.

07.12.2017
OCI
Nosso mais sincero agradecimento aos amigos Marco Rossi e Eduardo Ribeiro pela oportunidade no 20o. Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas – 2017. Centro de Convenções Rebouças, São Paulo, Brasil. Banca examinadora: Profa. Dra. Nelly de Camargo (emérita da USP), Prof. Caio César Carvalho Lima (mestre em Direito pela PUC/SP), e Administrador […]
mais
Coluna

As mulheres têm de ser mais ousadas e fazer mais networking.

01.12.2017
Executiva.pt
Ecos da 2a. Grande Conferência ‘Liderança Feminina’ – Executiva.pt: Os desafios das novas lideranças, as estratégias para trazer mais mulheres aos lugares de topo das empresas e a partilha de experiência de CEO foram os temas que dominaram a 2a. Grande Conferência de Liderança Feminina, que decorreu em 23 de novembro último. LINK – https://executiva.pt/as-mulheres-ousadas-networking/ Imagem: […]
mais
Clipping

'Há uma fusão identitária dos jovens com as redes'. Clotilde Perez.

22.11.2017
OCI
Deu ontem n’O Globo (P. 2), na entrevista concedida a Annelize Demani por Clotilde Perez: Na era digital, conceito de ‘target’ atingido não faz mais sentido. Antes, a publicidade vinha unidirecionalmente (do jornal, da televisão, do rádio). Hoje, ela dialoga mais com as pessoas, é mais sobre interação… LINK – https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/clotilde-perez-especialista-em-semiotica-ha-uma-fusao-identitaria-dos-jovens-com-as-redes-22082542 Imagem: Leo Martins.
mais
Clipping

BC divulga comunicado com alerta sobre 'moedas virtuais', como o bitcoin.

18.11.2017
OCI
Deu anteontem no Correio do Povo: Em reação ao crescente interesse no Brasil pelas chamadas ‘moedas virtuais’, como o bitcoin, o Banco Central publicou nesta quinta-feira um comunicado com alertas a respeito dos riscos decorrentes das operações com estes instrumentos… LINK – http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Economia/2017/11/634626/BC-divulga-comunicado-com-alerta-sobre-moedas-virtuais,-como-o-bitcoin
mais
Nota

Campanha atual da Confederação Nacional da Indústria é ótimo exemplo de propaganda institucional.

16.11.2017
Marcondes Neto
Fazia tempo que não se via algo tão bom em termos de propaganda institucional. Lembramos a campanha da Vale (‘Sustentabilidade’)… de quase uma década atrás. Bom texto, boas imagens, boa trilha, boa locução, bom mote (‘aqui tem propósito, aqui tem indústria’): ingredientes infalíveis. Será que está (co)movendo corações e mentes? Essa resposta deixamos para o […]
mais
Clipping

AT&T afirma que não venderá CNN para garantir aval à fusão com Time Warner.

12.11.2017
OCI
Deu anteontem n’O Globo (P. 29): A AT&T não vai vender a CNN e nunca propôs fazer isso, afirma Randall Stephenson, presidente da empresa, num momento em que cresce a disputa com órgãos antitruste dos EUA em relação à aquisição da Time Warner, dona da rede de notícias… LINK – https://oglobo.globo.com/economia/presidente-da-att-afirma-que-nao-vai-vender-rede-de-noticias-cnn-22051210
mais
Agenda

Escritório de Comunicação Institucional (ECI) - instância laboratorial deste OCI para estágio voluntário em RP. Professor: conte conosco!

11.11.2017
OCI
Nada melhor para comemorar a data de hoje – em que este OCI completa 4 anos de formalização institucional (antes, era apenas um blog, criado em 01/02/2013) – que anunciar a criação, esta semana, do ECI – Escritório de Comunicação Institucional. Com isto, este OCI reforça a sua missão – como sociedade educativa que é […]
mais
Artigo

Porque seu plano de comunicação precisa ser específico, envolvente, estratégico e executável? Por Isabela Pimentel.

09.11.2017
OCI
Foi-se o tempo em que planejar a comunicação era preencher um papel com objetivos, metas, estratégias, indicadores, prazos, plano de ação etc. Com a redução da distância entre produtores e consumidores de conteúdos, as marcas precisam ir além e se reinventar na forma de se dirigir não apenas a seus stakeholders principais, mas também mapear […]
mais
Nota

Jornalismo profissional responsável: mais uma causa abraçada pelo Observatório da Comunicação Institucional.

08.11.2017
OCI
Decidido na Reunião de Trabalho deste OCI realizada no dia 7 de novembro último: como oferta de mais um antídoto ao fenômeno das ‘fake news’, o exercício inegociável de um Jornalismo profissional responsável passa a ser objeto de análise e reflexão crítica do Observatório da Comunicação Institucional. Ou seja; mais uma causa para reforçar a […]
mais