A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Agenda

HOJE - UMA DATA PARA LEMBRAR E PARA COMEMORAR: 1o. de Maio de 2013 - o blog OCI entrava "no ar"!

01.05.2015
Marcondes Neto
Depois de três meses pré-operacionais, analisando, clipando e produzindo conteúdo (desde 01/02/2013) “em silêncio”, o Observatório da Comunicação Institucional colocou “no ar” o seu blog já, então, contando com 15 entradas originais, fruto de sua análise crítica sobre a comunicação produzida por organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Era 1o. de maio de 2013. […]
mais
Clipping

O Brasil não conhece o Brasil, só faz de conta.

28.04.2015
Marcondes Neto
  Link para a íntegra da matéria de Nice de Paula com entrevista a Jessé Souza, presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), n’O Globo de ontem (P. 15) – http://oglobo.globo.com/economia/o-brasil-nao-conhece-brasil-so-faz-de-conta-diz-presidente-do-ipea-15983568 COMENTÁRIO Algo inusitada a visão deste sociólogo brasileiro. Repare, neste trecho de sua fala, algo muito caro a este OCI: “O Ipea é […]
mais
Clipping

Deu n'O Dia: Partidos caros. Por Marcondes Neto - sobre a pesquisa OCI.

28.04.2015
OCI
A pesquisa “Leitura Informal do Discurso dos Partidos Políticos Brasileiros” foi notícia mais uma vez, em tempos de triplicação do Fundo Partidário e aprovação, em primeira instância, do voto distrital para municípios com mais de 200 mil habitantes. Intitulado “Partidos caros”, artigo de Manoel Marcondes Neto (diretor-presidente deste OCI) baseado nos achados do levantamento, foi […]
mais
Clipping

"O controle da mídia é... o controle remoto".

24.04.2015
Marcondes Neto
Deu no portal Comunique-se em 17/04, por Ronaldo Santos Lages. A íntegra da matéria no link – http://portal.comunique-se.com.br/index.php/jo-com/77049-o-maior-controle-da-midia-e-o-controle-remoto-enfatiza-herodoto-barbeiro-info COMENTÁRIO Toda vez que surge este verso pouco criativo, na boca de quem quer que seja, vejo-me na obrigação de refutá-lo. E indago: – Com uma população “boia-fria” que só faz crescer – as grandes cidades brasileiras […]
mais
Análise

O poder econômico e a situação das mulheres nas empresas. Por Isabel Canha.

21.04.2015
Marcondes Neto
Isabel Canha, jornalista portuguesa que atuou nas revistas Exame e Fortuna, e é coautora de uma biografia do magnata português – com passagem exitosa pelo Brasil – António Champalimaud, fez uma conferência independente “TEDx Talks” sobre as diferenças de gênero associadas ao mundo dos negócios, ilusões do senso comum sobre intuição VERSUS razão entre homens e mulheres, e […]
mais
Clipping

Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas.

14.04.2015
Marcondes Neto
LINK direto do website Senado Notícias – http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/08/07/senado-aprova-diploma-obrigatorio-para-jornalistas COMENTÁRIO A notícia é boa, porque a emenda – sucinta em seu objeto – é feita no Art. 220 da CF/1988. Que não se emende a emenda com o penduricalho da assessoria “de imprensa” ou a figura do “jornalista-em-assessoria” (o tal do “jai”) – jabuticabas que merecem o […]
mais
Agenda

HOJE - lançamento do livro “Introdução ao Direito na Comunicação”, de Eduardo Pessôa, na FACHA - 18 horas.

24.03.2015
Marcelo Ficher
HOJE – lançamento do livro “Introdução ao Direito na Comunicação”, de Eduardo Pêssoa, na Biblioteca da FACHA, campus Botafogo, Rua Muniz Barreto, 51 – de 18 às 20 horas. O Brasil é um país em que leis ‘pegam’ ou ‘não pegam’, como se fosse possível escolher quais delas cumprir ou não. No campo da comunicação, […]
mais
Agenda

Livro "100 Anos de RP no Brasil" está na Cultura.

19.03.2015
OCI
A mais prestigiada rede brasileira de livrarias, a Livraria Cultura, incluiu em seu catálogo online o livro “100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena”, editado pelo Observatório da Comunicação Institucional em parceria com a Conceito Editorial. Isto amplia o alcance da obra, que é comercializado também no portal OCI. LINK – http://www.livrariacultura.com.br/p/100-anos-de-relacoes-publicas-no-brasil-42886487
mais
Clipping

Um dos lugares-comuns mais toscos...

10.03.2015
Marcondes Neto
Regulação da mídia é o controle remoto… Veja a íntegra da matéria do portal Comunique-se, em 05/03 – http://portal.comunique-se.com.br/index.php/jo-com/76580-regulacao-de-midia-e-o-controle-remoto-diz-deputado-do-psdb-info COMENTÁRIO Fala fácil de quem não quer colocar sob o escrutínio do público o que este mesmo público recebe via concessões públicas, transferir a responsabilidade de regular a mídia ao controle remoto é abrir mão da consciência, […]
mais
Clipping

Ministro da AGU defende "resgate reputacional" de empresas.

06.03.2015
Marcondes Neto
Leia a íntegra da matéria de Diana Brito e Pedro Soares, publicada pela Folha de S. Paulo, hoje – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1598818-adams-diz-que-acordo-de-leniencia-pode-destravar-credito-para-empreiteiras.shtml COMENTÁRIO Será que isto existe? Seria um novo tratamento jurídico? Uma terapêutica da Psicologia das Organizações? Ou alguma espécie de purgatório a vista? Em nossa opinião ainda não foi definida tal categoria de tratamento. Ou seja, […]
mais
Nota

Tenha orgulho do seu nome. Ele define você. É a sua identidade. Sua marca no mundo. Ninguém pode apagar. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca. Porque só existe um de você. E é isso que importa no final.

10.02.2015
OCI
Noutro dia este OCI clipou um filmete de 1 minuto de duração da Volvo, atribuindo ao mesmo qualidades exemplares de boa peça institucional. Hoje clipamos a Jeep Brasil que, em sua nova campanha, também faz uso magistral de texto, imagem e trilha sonora para “vender” – em filmete de 1 minuto – marca… e não automóveis. […]
mais
Agenda

Diretor executivo do OCI ministrará palestra durante a 4a. edição do Seminário de Hospitalidade, em Santos (SP).

07.02.2015
OCI
A cidade de Santos será palco, em 25 de abril próximo, do 4o. Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), evento itinerante cujo tema da próxima edição será “Comunicação & Relações Governamentais”. Nada mais natural que convidar profissionais de relações públicas para fundamentar a discussão sobre o assunto. Então, a [RH], empresa promotora do SEHLIPA, […]
mais
Nota

E não é que o cidadão Kane "baixou" no Rio de Janeiro?

06.02.2015
OCI
E não choveu. Nem muito nem pouco. Apesar do seu ALERTA À POPULAÇÃO da cidade para a quinta-feira (ontem). Chuviscos e pancadas isoladas, sim, como acontece todo santo dia em algum bairro desta imensa metrópole. Mesmo sob um verão tórrido. Veja a íntegra da “notícia” (do Estadão) replicada pelo Diário do Grande ABC: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1200896/paes-alerta-para-temporal-no-rio-na-tarde-desta-quinta?referencia=minuto-a-minuto-topo  Mas a […]
mais
Clipping

Balanço PETROBRAS do terceiro trimestre de 2014: para especialistas, 'uma peça de ficção'.

29.01.2015
OCI
Advogados e consultores veem falta de transparência da estatal ao não divulgar perdas com corrupção… Leia a íntegra da matéria de João Sorima Neto, Ronaldo D’Ercole, Rennan Setti (P. 21) – http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/balanco-da-petrobras-uma-peca-de-ficcao-dizem-especialistas-15182239 Mais sobre – http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-encontra-ativos-superavaliados-em-886-bi-mas-nao-atribui-valor-casos-de-corrupcao-15172624
mais
Clipping

Falta água, falta energia e falta informação:

22.01.2015
OCI
O maior erro que governos e autoridades podem cometer em um processo de gerenciamento de crises e riscos é atribuir à imprensa a responsabilidade das ações de comunicação de riscos. Leia a íntegra do artigo de Cilene Victor, professora dos cursos de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, publicado em 20/01/2015 pelo Comunique-se – http://portal.comunique-se.com.br/index.php/artigos-colunas/76193-falta-agua-falta-energia-e-falta-informacao-info. (Imagem: Luiz […]
mais
Clipping

Relações Públicas: mercado de trabalho promissor.

12.01.2015
OCI
No programa Conta Corrente da Globo News – edição de hoje – uma pergunta de telespectadora do Rio de Janeiro que decidiu estudar Relações Públicas fez a consultora de carreiras Maíra Habimorad responder positivamente sobre o mercado de trabalho para RP – http://globotv.globo.com/globo-news/conta-corrente/t/todos-os-videos/v/maira-habimorad-responde-sobre-mercado-de-trabalho-e-o-profissional-de-relacoes-publicas/3888672/.
mais
Clipping

Deu n'O Dia e o MetrôRio... como sempre... desmente os fatos.

10.01.2015
Marcondes Neto
Leia a íntegra da matéria de Tiago Frederico publicada ontem no jornal o Dia – http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-07/passageiros-vivem-momentos-de-panico-em-composicao-do-metrorio.html Imagem: Leonardo Douek – usuário MetrôRio. COMENTÁRIO E a concessionária do serviço metropolitano do Rio de Janeiro fez de novo. Mentiu. A empresa é uma espécie de “campeã nacional de desmentidos”. Certa feita, em entrevista à rádio CBN, o diretor […]
mais
Clipping

"Somos a Volvo, da Suécia". Acrescente-se: e lá, a sociedade - e não só o baronato da mídia - regula a comunicação.

09.01.2015
Marcondes Neto
https://www.youtube.com/watch?v=9b2SK9jkGmg Este filmete institucional da Volvo, em 2013, é típico exemplo de propaganda institucional. E como também é tipico neste tipo de produção, mostra imagens de automóveis (sem ofertá-los, sem “vendê-los” diretamente) em meio a outras com pessoas em situações não-motorizadas, tem texto (majoritariamente sobre segurança – “marca” da marca, entre as demais, no mundo […]
mais
Clipping

Mais um 'caso' de polícia... quer dizer, de "storytelling".

05.01.2015
Marcondes Neto
COMENTÁRIO Não seria menos oneroso – a julgar pelo recente troca-troca de “astros” e de “estrelas”, de cá para lá e de lá para cá – fundir de uma vez as ‘centrais Globo’ de ‘jornalismo & esportes’ e de ‘entretenimento’? Deu na Folha de São Paulo, hoje: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/01/1570494-em-tim-maia-globo-trocou-cenas-em-que-roberto-carlos-humilha-o-cantor-por-depoimento-positivo.shtml?cmpid=%22facefolha%22 Detalhes tão pequenos de nós dois… http://www.diariodocentrodomundo.com.br/roberto-carlos-e-um-detalhe-na-falsificacao-da-biografia-de-tim-maia-pela-globo/
mais