2015: primeiro ano de um novo tempo para as Relações Públicas brasileiras!

CAMPANHA OCI 2015

Se 2014 foi o ano da consolidação deste OCI, com o cumprimento de todo o seu planejamento, a saber – (1) a produção e publicação da pesquisa sobre o discurso institucional dos partidos políticos brasileiros, e (2) a produção e a publicação do livro comemorativo “100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena”, 2015 promete ser um ano especial não só para o OCI, mas para os seus públicos de interesse:

– Já no dia 24/01, no Museu da Energia e Saneamento (Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos, São Paulo/SP), o OCI será recebido para mais um lançamento de seu livro sobre o centenário de RP no Brasil, seguido de palestra e debate.

– Outras entidades e Instituições de Ensino Superior manifestaram o desejo de lançar o livro – e também o documentário dos 100 anos de RP no Brasil – ao longo do primeiro semestre do ano, em eventos próprios e aulas inaugurais.

– Entram em vigor as novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado em Relações Públicas, medida que devolve à área a autonomia perdida quando o parecer que sugeria a inclusão de seu ensino nas escolas de Administração foi atropelado pelo que criou a camisa-de-força da Comunicação “Social”, especialmente encomendada pela ditadura para controlar a informação desde a formação de seus futuros profissionais.

– O Observatório da Comunicação Institucional publicará o livro “Introdução ao Direito na Comunicação”, de Eduardo Pessôa, ex-magistrado que tem dedicado sua carreira ao ensino do Direito nas turmas de Comunicação da FACHA.

– O “OCI EDUCAÇÃO” será uma realidade. Em parcerias independentes; com o Instituto Radix, com a Abracom, a Mega Brasil e a FACHA.

– A publicação do novo livro “4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios”, de Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente do OCI, pela Editora Ciência Moderna, coroará os esforços dos fundadores do OCI no sentido de difundir a seguinte mensagem-campanha (por todo o ano de 2015):

RELAÇÕES-PÚBLICAS: profissional da transparência.

E também:

da Ética,
da Confiança,
do Compliance (aderência das práticas do dia-a-dia a princípios pré-estabelecidos de conduta),
da Governança,
da Informação, e
da Comunicação Institucional

Faremos uma pausa de 10 dias na publicação da Agenda, das Análises, das Notas Críticas, do Clipping e das Colunas no Portal OCI, após o que voltaremos com nossa rotina de – pelo menos – duas entradas inéditas a cada semana.

Desejamos, a todos, boas festas e um 2015 de paz, saúde e realizações!