É NESTE SÁBADO, 24/01! - O.C.I. EM SÃO PAULO!

convite_rp-2

Observatório da Comunicação Institucional e o Museu da Energia apresentam: 100 Anos de Relações Públicas no Brasil.

Exibição de documentário e lançamento de livro neste 24 de janeiro, de 11 às 14 horas, no Museu da Energia de São Paulo.

Exibição do documentário “1 jornalista 10 errepês 100 anos…”, de Manoel Marcondes Machado Neto, debate-papo com convidados – e participação especial do Prof. René Duarte, Mestre em História Social pela USP -, e sessão de autógrafos do livro comemorativo “100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena”, que aborda aspectos da história das Relações Públicas no país (1914-2014) na visão dos autores Marcelo Ficher e Manoel Marcondes Machado Neto, profissionais da área e fundadores do Observatório da Comunicação institucional.

A atividade de RP teve início no Brasil em 1914, quando a The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltd. – que mais tarde daria origem à Light São Paulo (hoje Eletropaulo) e à Light Rio – inaugurou o primeiro departamento especializado em Relações Públicas para melhorar o relacionamento com seus clientes e autoridades governamentais.

Nesses cem anos, o panorama do país, e do mundo, mudou e as relações públicas passaram a integrar um leque de especialidades dedicadas a melhorar a qualidade da gestão nas organizações e aproximar-se de públicos estratégicos.

O livro reconta esta história, com suas idas e vindas, o início dos cursos de graduação, a chegada das primeiras empresas de comunicação no país, suas relações com o desenvolvimento econômico e social, momentos históricos, personalidades, sempre procurando os vínculos da profissão com a democracia, com a cidadania e com a transparência nas organizações – como um processo educativo, em que as instituições constroem a si mesmas e o mundo à sua volta, dialeticamente.

Para os autores, o encontro do dia 24 de janeiro também é uma forma de agradecer a São Paulo, berço das Relações Públicas no país e cidade em que os ideais do Observatório da Comunicação Institucional têm encontrado acolhida extraordinária nesses dois primeiros anos de funcionamento.

Os autores

Marcelo Ficher – Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especializado em comunicação comunitária, consultor e professor da pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Diretor executivo do OCI.

Manoel Marcondes Machado Neto – Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor, especialista em sistemas de informação, professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, editor dos sites marketing-e-cultura.com.br e RRPP.com.br. Diretor-presidente do OCI.

Apoio: Abracom, Mega Brasil, TFS Comunicação e SATO 7.