"Superação": a nova campanha, digo, perfídia, da Petrobras.

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Noutro dia, na CBN, um engenheiro do CREA foi entrevistado pela reportagem sobre mais um caso de desabamento de prédio no Rio de Janeiro ocasionado por obras indevidas.

Disse ele: – Se os condôminos do edifício procurassem saber se a obra tem Anotação de Responsabilidade Técnica de um profissional devidamente registrado no Conselho, não teríamos tantos casos como esse…

É isso!

O exercício – muitas vezes irresponsável – da comunicação institucional (vide a atual, e perdulária, e inócua, e pérfida, campanha da Petrobras intitulada “Superação”) sem a respectiva Responsabilidade Técnica de um errepê devidamente habilitado (formado+registrado) – também pode trazer sérios prejuízos à cidadania. E é justamente este o foco que deveria ser dado ao nosso necessário registro e à fiscalização correspondente do exercício profissional.

Quando o Sistema Conferp-Conrerp puser para funcionar as suas prerrogativas, não só os errepês (competentes) estarão TODOS empregados, como também a comunicação institucional do país atingirá nível mais cidadão.

Quanto à atual campanha institucional da Petrobras, resta indagar:

1 – Quanto – exatamente – nós, cidadãos brasileiros, estamos pagando pela (aparentemente milionária) “campanha Superação” que está “no ar”, agora, na mídia?

2 – Que efeito a companhia espera ter sobre a opinião pública além do escárnio de gastar – ainda mais – dinheiro sob a mesma gestão ruinosa? Obter a “simpatia” dos patrões da imprensa? Reverter as críticas? Mitigar efeitos de mais uma crise de imagem pública?

A comunicação tem limites quando se trata de sua contribuição à gestão. Má administração não “se conserta” à custa de propaganda.

3 respostas para ““Superação”: a nova campanha, digo, perfídia, da Petrobras.”

  1. Maria Inez Périco disse:

    Assisti ao anuncio da Petrobrás e fiquei chocada com a maracutaia publicitária. Provavelmente o profissional de comunicação responsável nem tenha autonomia para atuar nestes casos e, se tem, é também incompetente ou corrupto. Infelizmente, é a sequência de erros de gestão pública desse governo baixo que temos hoje. Quiçá por muito pouco tempo.
    Preço alto pela ignorância dos eleitores do PT.

    • Marcondes Neto disse:

      Grato pela leitura e ‘feedback’ Maria Inez Périco. A Petrobras é a maior empregadora de profissionais de comunicação do país, relações-públicas inclusos. Mas não prima pela melhor comunicação, infelizmente. Quantidade não é sinônimo de qualidade. A comunicação institucional só melhorará, deixando para trás – grandes – exemplos do que NÃO fazer, quando os profissionais começarem a dizer não aos ‘briefings’ irrealistas de seus chefes. Continuamos no aguardo do ”ok” da Ftec para a parceria (sem qualquer ônus) com o OCI. Abraço, Marcondes Neto.

    • Marcondes Neto disse:

      A propósito de ‘choque’, veja neste 14/03 a nossa Nota Crítica sobre a absurda – e cara – inserção televisiva patrocinada pela ANEEL.

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